11/01/2011
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Conhecer este tipo de texto.
Fazer uso deste suporte textual com autonomia.
Utilizar a escrita a partir das suas próprias hipóteses.
Construir histórias em quadrinhos de sua própria autoria.
Os alunos deverão estar na fase inicial da escrita.
PRIMEIRA ATIVIDADE: Exploração e motivação
Chame sua turma para uma roda diferente. Deixe organizado no canto da sala uma cesta com muitas variedades de gibis.
Leve os alunos para a roda e deixe que manuseiem os gibis.
Estimule que tentem ler os títulos e nomes dos personagens.
Mesmo os alunos que não lêem convencionalmente podem fazer inferências apoiados nas ilustrações e conhecimentos dos personagens para descobrir o que está escrito.
SEGUNDA ATIVIDADE: Leitura
Escolha uma história e passe para seus alunos com o auxílio de um projetor.
Fazer a leitura de uma história em quadrinhos utilizando um projetor é uma estratégia muito importante, pois possibilita que todos acompanhem quadrinho por quadrinho permitindo um melhor entendimento da história e motivação também.
O professor pode apontar o quadrinho que esta lendo com uma varinha ou com o auxilio de um apontador laser.
No site abaixo o professor encontra um quadro com a opção de 353 historinhas de onde foi selecionada a história que está ilustrando esta aula.
http://www.monica.com.br/comics/turma.htm
Após contar a história converse com os alunos sobre o que entenderam.
Pergunte se conhecem as representações dos balões nas histórias em quadrinhos.
Descubra os conhecimentos da turma sobre as personagens da Turma da Mônica e suas características.
TERCEIRA ATIVIDADE: Informando
Passe para seus alunos algumas informações sobre as histórias em quadrinhos.
Enquanto lê as informações do texto abaixo, mantenha a história projetada para durante a leitura exemplificar as informações com a história.
SABENDO UM POUCO MAIS SOBRE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
ETAPAS PARA A CRIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
1- PERSONAGENS
São eles que conduzem as histórias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.
2- BALÕES
Foram criados para as histórias em quadrinhos(HQS), os balões possuem vários tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento, de ira, de berro e de sussurro. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles é bem variado, mas em geral os de fala possuem "rabinho" em direção ao personagem falante.
Fonte da imagem: Google imagem
3_ CENÁRIOS:
É nos cenários que as ações dos personagens acontecem.
4_ ONOMATOPÉIAS
São palavras que imitam sons.
Ex: BUUM!!!(explosão), CRI, CRI !! (grilo), TOC,TOC! (batendo à porta), TIC-TAC! (bater do relógio)
Fonte: Google imagens - site de referência: www.turmados24.blogspot.com
5_ QUADROS
Eles delimitam o enquadramento das cenas de uma história em quadrinhos. Podem ser variáveis em tamanho e formato, de acordo com a necessidade da cena a ser desenhada.
O texto acima foi produzido por Ana Paula Cevolo a partir de pesquisas em diversas fontes com ilustrações retiradas do site de busca Google imagens.
QUARTA ATIVIDADE: Organizando uma história
Organize a turma em duplas e entregue histórias em quadrinhos colocada fora de ordem. Peça que os alunos em duplas leiam as tiras e organizem a história prestando à atenção nos textos dos balões e também nas imagens.
Veja no exemplo abaixo como a história deverá ser entregue aos alunos, isto é, fora da sua ordem original.
Caso seus alunos precisem dê algumas dicas perguntando:
Como deve ter escrito no primeiro quadrinho?
Espera-se que digam que deverá ter o título.
E o último quadrinho tem alguma pista que nos ajude?
Provavelmente alguém vai observar a escrita da palavra fim.
Com essas dicas faltará descobrir a ordem de dois quadrinhos.
Dê essa ajuda somente se sua turma ou alguma dupla estiver com muita dificuldade.
QUINTA ATIVIDADE: Completando uma história em quadrinhos
Agora que sua turma já teve contato com as histórias em quadrinhos e se divertiu organizando uma delas, proponha uma nova atividade.
Entregue uma historinha em quadrinhos sem as duas últimas tirinhas e peça que completem a história.
Você pode continuar retirando as histórias do site já mencionado na primeira atividade ou mesmo recortar de revistinhas, tendo sempre o cuidado de identificar a fonte.
Não se esqueça de apresentar uma história que a turma ainda não conheça para não perder a possibilidade da criação.
Entregue para a turma histórias diferentes para que cada um possa pensar em construir a sua história.
Um exemplo de como a atividade de deve ser apresentada:
COLÉGIO XXXXXXXXX
TURMA XXXXXXXXXXXX
DATA: XX/XX/XX
Leia o começo da história e crie um final bem engraçado.
|
|
|
|
|
Fim |
Circule pela sala enquanto seus alunos estão produzindo a história. Lembre-os de utilizarem os recursos característicos das histórias em quadrinhos, descritos no texto lido na terceira atividade.
SEXTA ATIVIDADE: Compartilhando
Quando todos terminarem peça que fiquem em roda e deixe que cada aluno apresente o fim que deu para sua história.
Recolha as histórias e mostre o final que Maurício de Sousa fez para a história.
Finalize sua aula organizando um mural com as histórias dos alunos e coloque também uma copia completa história original.
Chame outras turmas para visitar e se divertir com as criações de seus alunos.
Segue abaixo a sugestão de um livro que vai ampliar seus conhecimentos sobre o assunto desta aula.
História da História em Quadrinhos - Álvaro de Moya, Brasiliense, 1996Quadrinhos e Arte Seqüencial - Will Eisner, Martins Fontes, 1999O Mundo dos Quadrinhos - Ionaldo Cavalcanti, Símbolo, 1977
A avaliação ocorrerá durante toda a aula onde o professor poderá observar, através das atividades propostas na aula, se os alunos conseguiram construir histórias em quadrinhos fazendo uso deste suporte textual com autonomia.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/04/2016
Cinco estrelasAdorei e vou aplicar em minha turma!!!!
31/05/2011
Cinco estrelasSou graduanda de pedagogia, e usei boa parte das dicas para um trabalho a ser apresentado. Está simplesmente incrível, parabéns!