Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRABALHANDO A LEITURA EM SALA DE AULA - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

 

02/02/2011

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler com autonomia  atribuindo significado ao texto.

Interpretar os textos identificando as informações principais.         

Descobrir nos textos informações através de estratégias de leitura.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor na fase inicial.

Estratégias e recursos da aula

 

PRIMEIRA ATIVIDADE: apresentação do livro

Inicie  a aula fazendo uma lista de animais dos animais preferidos da turma.

Enquanto as crianças vão ditando para você escrever no quadro de giz, aproveite para explorar a escrita das palavras, pedindo que soletrem a palavra.

No outro dia traga para a sala a lista em um painel que possa ficar pendurado na sala em um local de fácil visualização.

Todos os dias faça com seus alunos a leitura de todos os nomes da lista.

 

Inicie sua aula levando seus alunos para sentarem em roda e mostre o livro:

ABC do Zôo

Autor: MAIA, PEDRO

Ilustrador: WEISS, LUISE

Editora: CIA DAS LETRINHAS

Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch:1&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&oq=&q=capa%20do%20livro%20abc%20do%20zoo

Sinopse:

Anta, bicho preguiça, capivara, dourado, escorpião, formiga, gambá, harpia, irerê... Vai até o zangão esse 'bichário' da fauna brasileira. Uma coleção de 'retratos' que mostram o que cada bicho tem de mais característico, como ele se comporta, o que gosta de comer, etc.

Mostre a capa do livro e pergunte se os alunos sabem do que se trata o livro. Leia o título, o nome do autor e do ilustrador.

Indague o motivo do título do livro?

Pergunte:  O que será que quer dizer ABC dos animais?

Chame a atenção para as imagens na capa, veja se os alunos reconhecem todos os animais.

Abra o livro e mostre que cada página tem um texto sobre um animal e uma ilustração.

Passe o livro e peça que cada criança leia o nome de um animal.

Convide-os a conhecerem os textos do livro.

 

SEGUNDA ATIVIDADE: Primeira leitura

Leia o primeiro texto do livro que fala sobre a anta.

Fonte:http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1247&bih=629&tbs=isch%3A1&sa=1&q=anta&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=

 

Oralmente  peça que a turma identifique no texto informações sobre o animal.

Caso seja preciso leia o texto mais de uma vez para ajudá-los na identificação das informações.

Entregue uma ficha para que cada dupla de criança preencha com as informações do texto lido.

O trabalho em dupla favorece a troca entre os saberes, torna o trabalho mais envolvente para criança e estimula a cooperação.

Escolha duplas de crianças em estágios de leitura diferentes, para favorecer a interação entre os conhecimentos e um possa ajudar o outro.

 

Sugestão de perguntas para a ficha:

 

                                                                                          FICHA DO ABC DO ZÔO

NOME DO ANIMAL:

ALIMENTAÇÃO:

LUGAR ONDE VIVE:

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:

 

TERCEIRA ATIVIDADE: leitura em dupla

Em um próximo dia de aula, explique para os alunos que através da leitura coletiva do livro eles conhecerão algumas características de todos os animais do livro ABC do ZÔO.

Divida a turma  em novas duplas.

Tire uma cópia de cada texto do livro e entregue para as duplas.

Não esqueça anotar na folha de cada texto, a fonte, isto é, o nome do livro, o autor e a editora.

Neste trabalho é importante que os alunos tenham uma cópia do texto para marcar as informações encontradas sem danificar o livro.

Entregue o texto lembrando que precisam encontrar três informações sobre o animal  e que irão compartilhar na roda essas informações para que todos conheçam um pouco de cada animal do livro.

Incentive a ajuda entre a dupla e também a divisão da leitura.

Entregue canetas marca-texto para as duplas e oriente que iluminem no texto as informações identificadas.

Lembre a ficha que preencheram no dia anterior, avisando que podem procurar por aquelas perguntas ou outras.

Deixe que seus alunos utilizem estratégias próprias de leitura, não os obrigue a ler os textos por inteiro, quando isso ainda for um desafio muito difícil para eles.

Lembre-se que um leitor experiente nem sempre precisa ler um texto por inteiro para buscar informações que precisa,  ele faz uma leitura seletiva, e os alunos em fase inicial podem conseguir encontrar no texto informações importantes sobre os animais sem precisar ainda dominar a leitura convencionalmente.

Esse trabalho permite a oportunidade de se trabalhar com crianças em várias fases da leitura, sem negá-las o direito de ter acesso a textos completos.

Passe pelas mesas para ajudar as duplas com mais necessidades, sempre mostrando que se utilizarem estratégias de leitura poderão encontrar muitas informações nos textos e que todos já sabem ler um pouco.

Para as duplas com mais dificuldades dê dicas como:

Será que você consegue descobrir onde está escrito o nome do animal?

O nome do animal é uma informação fácil de ser localizada e para quem está iniciando a leitura é uma descoberta importante e permite que depois o aluno faça outras relações para o aprendizado da leitura.

E o tamanho?

Normalmente através dos números que aparecem nos textos os alunos começam a identificar que se trata de uma informação sobre peso ou tamanho.

Somente chame sua turma para a roda quando observar que todas as duplas conseguiram no mínimo três ou quatro informações.

 

QUARTA ATIVIDADE: Desenho

Quando as duplas terminarem de marcar no texto o que vai apresentar na roda sobre os animais do livro, peça que façam um cartaz para o momento que forem apresentar as informações do animal.

Disponibilize metade de uma folha de cartolina branca e material para colorir para cada dupla.

Peça que desenhem o animal do texto que leram para mostrar aos amigos como é o animal.

Incentive o capricho, mas libere a criatividade, não os prendendo nos desenhos do livro.  

 

QUINTA ATIVIDADE: socializando o conhecimento

 

Quando todas as duplas terminarem o trabalho de pesquisa das informações e desenho chame-os para roda.

Deixe que apresentem os animais na ordem que aparecem no livro.

É importante o professor ler o livro todo antes, pois durante a apresentação deverá ajudar as crianças que  se esquecerem dando "pistas" ou mesmo ajudando as mais tímidas.  

Somente tendo o conhecimento do conteúdo dos textos é que o professor poderá fazer essas intervenções que "deixa mais leve" o  momento da apresentação permitindo aos alunos iniciarem um contato prazeroso com a troca de conhecimentos em público.

 

SEXTA ATIVIDADE: descobrindo em textos parecidos informações diferentes

Essa atividade é mais uma possibilidade de colocar os alunos em contato com desafios de leitura, onde poderão ampliar sua autonomia de leitor, ganhando aos poucos mais fluência e atribuindo significado a leitura.

Aproveite que sua turma deve ter ficado muito motivada e curiosa sobre a vida dos animais e apresente em uma folha o texto "Animais Campeões" que foi retirado do livro:

Primeiros Textos Alfabetização

FTD -São Paulo 2001

Márcia Leite

Bia Morelli

Luciana Guimarães

 

                                                                                                     ANIMAIS CAMPEÕES

 Qual é o animal mais velho?

As tartarugas-gigantes das Ilhas Galápagos são animais que vivem por mais tempo no mundo. Elas chegam a viver mais ou menos 150 NOS. As tartarugas são animais resistentes, pois conseguem ficar 1 ano sem comer ou beber. Elas se alimentam de folhas, sementes e frutas. As tartarugas são conhecidas também por serem muito lentas quando se movimentam.     

 

Qual é o animal mais veloz?

O animal mais veloz do mundo é o guepardo. Em uma corrida, ele pode atingir a velocidade de 100 quilômetros por hora. Esse felino tem os músculos bem definidos e seu pelo é cheio de pintas. Suas longas pernas e suas garras fazem com que corra muito rápido. Os guepardos se alimentam de animais como os coelhos e os antílopes. Eles vivem na África e no Oriente Médio.     

 

Qual é o mais alto?

A girafa é o mais alto de todos os animais. Quando adulta, mede por volta de 5 metros . Como seu pescoço é muito comprido, ela consegue comer as folhas e as frutas que ficam no alto das árvores, onde outros animais não alcançam. Por ser tão alta, na hora de beber água a girafa precisa se abaixar e dobrar as patas da frente, até alcançar a água. As girafas vivem na áfrica.       

 

Qual é o animal mais pesado?   

O animal mais pesado do mundo é a baleia-azul. Apesar de se alimentar de pequenos crustáceos, ela pesa 150 toneladas aproximadamente. As baleias costumam passar o inverno nas águas quentes dos oceanos Atlântico e Pacífico. Quando chega o verão, elas viajam  procurando  águas mais frias nas regiões polares.

 

Incentive-os à leitura lendo o título do texto e contando que durante a leitura vão descobrir muitas curiosidades sobre a vida dos animais.

Junto com a folha do texto entregue uma folha com quadrados onde os alunos após a leitura do texto deverão desenhar o animal no quadrado correto.

Exemplo:

 

                                                                                                          ANIMAIS CAMPEÕES

Qual é o animal mais velho?

Qual é o animal mais veloz?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual é o mais alto?

Qual é o animal mais pesado?  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÉTIMA ATIVIDADE: Finalizando a aula

Depois das atividades desta aula reúna seus alunos e pergunte o que cada um mais gostou de ler nos textos sobre os animais e  o que aprenderam.

Pergunte também se alguém teve dificuldades nas atividades.  

Aproveite deste momento para valorizar a participação de cada um e o empenho em descobrir as informações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

No site abaixo o professor encontra alguns textos curtos sobre curiosidades dos animais que poderão gerar outras atividades de leitura seguindo os passos dessa aula.

http://www.sitedecuriosidades.com/ver/mais_curiosidades_sobre_animais.html  

 

No livro: Estratégias de Leitura - Autora:Isabel Solé Gallart  - Editora Artmed  é uma excelente leitura para o professor que deseja aprofundar seus conhecimentos sobre as estratégias de leitura.

Avaliação

 A avaliação deverá acontecer durante toda a aula onde o professor poderá observar se os alunos estão envolvidos nas leituras oferecidas e desenvolvendo ao longo das propostas mais autonomia de leitura e interpretação de textos, sabendo utilizar estratégias de leitura para buscar informações no texto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.