Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jorge Amado e Érico Veríssimo: primeiros escritores a viverem da arte literária no Brasil

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer Jorge Amado e seus diferentes níveis de linguagem;
  • reconhecer Jorge Amado como escritor representativo do recôncavo baiano;
  • conhecer a importância de Érico Veríssimo, voz representativa do Sul do país.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sentimento nacionalista na literatura nacional;
  • Escritores que demonstraram ufanismo nativista: José de Alencar, Bernardo Guimarães, Afonso Arinos, Gastão Cruls, José Lins do Rego, Graciliano Ramos.
Estratégias e recursos da aula
  • Utilização do laboratório de informática ou sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupos ou duplas de alunos;
  • discussão envolvendo a turma em um único grupo.       

Atividade 1

O professor encaminhará os alunos ao laboratório de informática para realizarem pesquisas. Antes porém, dividirá a classe em dois grupos. Um grupo estudará Jorge Amado e o outro estudará Érico Veríssimo. Depois esses grupos se subvidirão em grupos menores conforme o que lhes couber pesquisar. Os alunos devem ser orientados de que não pesquisarão para si mesmos, mas para os colegas. Portanto, a qualidade do trabalho será medida, também, no quanto os outros alunos também aprenderem. O professor dirá que a avaliação individual e a coletiva do trabalho serão feitas pelo grupo.

  • Professor, não há obras destes autores no Domínio Público. Você poderá optar pela leitura de uma das obras para cada grupo ou deixá-los estudar sobre todas as obras, lendo resumos na Wikipédia. Oriente-os a digitar a palavra seguida do nome do livro. 

 

Jorge Amado                                 Érico Veríssimo

Imagens disponíveis em:

http://www.releituras.com/jorgeamado_bio.asp 

http://www.releituras.com/everissimo_bio.asp

Seguem abaixo o roteiro e muitos vídeos como motivação para o grupo. Após assisti-los em grupos menores, conforme o número de computadores no Laboratório, os alunos que pesquisarão sobre Jorge Amado se organizarão entre si para a realização do seminário, tendo em vista o roteiro abaixo.

JORGE AMADO

I- Roteiro para apresentação de seminário sobre Jorge Amado. (xerocar para os alunos)

1- Dados sobre o autor e sobre as fases que caracterizam sua produção: romance proletários, ciclo do cacau, depoimentos líricos e crítica de costumes.

2- Características que identificam o autor dentro da obra, dos heróis e dos opressores.

3- Apresentação de sinopse e avaliação crítica de cinco obras.

4- Levantamento de  diferentes níveis de linguagem presentes nos textos.

5- Avaliação da importância de Jorge Amado como escritor representativo do recôncavo baiano.

6- Apresentação artística de um trabalho.

Antes de os alunos começarem os trabalhos, na sequência, o professor deverá apresentar a toda a turma o vídeo sobre como fazer um seminário, disponível em: http://www.valentim.pro.br/Slides/Apresentacao_Seminario.ppt#265,10,Apresentação do Seminário 

Outros sites para a pesquisa:

http://www.youtube.com/watch?v=PKYYS7g2swA   

http://www.literatura.pro.br/JAMADO.htm 

http://www.releituras.com/jorgeamado_bio.asp 

http://www.youtube.com/watch?v=Ce3NuPFScrw&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=JGqlIu0IxIo&feature=related   

http://www.youtube.com/watch?v=NyyteIaPWKc&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=UMoZLrlpFUE&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=Y0QUy3XEENQ&feature=related   

http://www.youtube.com/watch?v=pEG-j9MMRgE&feature=related 

http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_2738.html  

ÉRICO VERÍSSIMO

II- Roteiro para apresentação de seminário sobre Érico Veríssimo.

1- Dados sobre o autor e sobre as seguintes fases que caracterizam sua obra: romances urbanos, romances históricos e romances políticos.

2- Características que identificam o autor dentro da obra, dos heróis e dos opressores.

3- Avaliação da importância de Érico Veríssimo como voz representativa do Sul do país.

3- Apresentação de sinopse e avaliação crítica de cinco obras.

4- Apresentação artística de um trabalho, ou sobre um trabalho do autor.

Seguem abaixo das questões muitos vídeos de motivação para o grupo. Após assisti-los em grupos menores conforme o número de computadores, os alunos que pesquisarão sobre Jorge Amado se organizarão entre si para a realização do seminário.

SITES PARA PESQUISA

http://www.brasilescola.com/literatura/erico-verissimo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Tempo_e_o_Vento

http://www.youtube.com/watch?v=PcJ16sr3T00&feature=related 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Olhai_os_L%C3%ADrios_do_Campo 

http://www.youtube.com/watch?v=iJb6bZcIoic&feature=related 

http://www.releituras.com/everissimo_bio.asp   

http://www.youtube.com/watch?v=SrMsWLnZKtI&feature=related 

Atividade 2

Algumas aulas serão liberadas para a pesquisa e preparação dos alunos.

Durante a preparação de todas as etapas dos seminários, o professor deverá circular pela sala orientando os alunos.

Atividade 3

Esta atividade consistirá de duas partes:

1ª parte: Consistirá na apresentação dos seminários. O professor deve possibilitar aos seminaristas uma classe organizada e silenciosa.

2ª parte: Consistirá em uma avaliação escrita feita dentro do grupo sobre o trabalho individual. Esta deverá ser entregue ao professor.

Para auxiliar os alunos nesta avaliação, sugira algumas perguntas, tais como:

  • Os alunos entenderam o que os colegas falaram?
  • Houve participação de todos na apresentação?
  • Outras

Ao encerrar a atividade, o professor pedirá uma avaliação sobre a forma como os autores foram estudados. Foi válida?

Esta avaliação servirá para que o professor repense sua forma de ensinar. Pedirá ainda que tentem responder às questões:

  • Qual será a razão de serem Jorge Amado e Érico Veríssimo os primeiros autores brasileiros a conseguirem sobreviver da literatura?
  • Seriam eles os melhores escritores do Brasil?
  • Professor, várias hipóteses serão levantadas como: época, divulgação, apoio... Não há uma resposta única, o que importa é a argumentação.
Recursos Complementares
Avaliação

O professor considerará a avaliação feita dentro do grupo sobre o trabalho individual, porém deve acrescentar sua avaliação pessoal sobre o resultado individual e coletivo nas atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.