11/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Estratégias:
Recursos
Atividade 1
Motivação:
O professor levará a turma à sala de informática, colocará os alunos em grupo de quatro e entregará poemas diferentes a cada um dos alunos que compõem o grupo. Pedirá que leiam com atenção procurando entender a mensagem e observando a utilização espacial dada pelo autor.
Em seguida, pedirá a um aluno que leia o primeiro poema e a outro pedirá que faça comentários como: qual a impressão causada, se já conhecia outros poemas nos quais os autores procuram brincar com o espaço em branco do papel.
Professor, plastifique os poemas para poder usá-los em outras aulas. |
Poema 1
Vai e vem de José Lino Grunewald
vai e vem
e e
vem e vai
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/jose_lino_grunewald.html
Poema 2
Terra de Décio Pignatari
rat erra ter
rate rra ter
rater ra ter
raterr a ter
raterr a terr
araterra ter
raraterra te
rraraterra t
erraraterra
terraraterr
http://educaterra.terra.com.br/literatura/litcont/2003/04/22/001.htm
Poema 3
beba coca cola de Décio Pignatari
beba coca cola
babe cola
beba coca
babe cola caco
caco cola
c l o a c a
Poema 4
pluvial/fluvial de Augusto de Campos
http://www.algumapoesia.com.br/poesia/poesianet066.htm
Após a leitura e comentário de todos os textos, o professor dirá que todos esses poemas lidos recebem o nome de poesia concreta. E que poesia concreta faz parte de um movimento de vanguarda chamado Concretismo. Para entender melhor a proposta dos artistas do período, o professor deverá levar os alunos à sala de informática para acessarem os sites abaixo e assistirem aos vídeos e lerem um texto. Os alunos deverão receber xerox de um roteiro para registro da pesquisa.
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.youtube.com/watch?v=XlGTPmhSpwA&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=1vngr64S6ew&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=yC3e7rmSYM4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zl_xY0S5w24&feature=related
http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/poesia-concreta.htm
ROTEIRO PARA PESQUISA |
Responda às questões abaixo:
1- O que se deve entender por Concretismo?
2- Quais os principais poetas do período?
3- Quais as principais características da poesia croncreta?
4- Entre os desdobramentos da poesia concreta, há a Poesia-Práxis, a Poesia social, o Tropicalismo, Poesia Marginal. Descreva esses movimentos.
Imagem disponível no site:
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/musica/tropicalismo
5- Leiam o texto "Tropicália" de Caetano Veloso
Sobre a cabeça os aviões / sob meus pés os caminhões / aponta contra os chapadões / meu nariz / eu organizo o movimento / eu oriento o carnaval / eu inauguro o monumento no planalto central / do país / viva a bossa-sa-as / viva a palhoça-ça-ça-ça-ça / o monumento é de papel crepom e prata / os olhos verdes de mulata / a cabeleira esconde atrás da verde mata / o luar do sertão / o monumento não tem porta / a entrada é uma rua antiga estreita e torta / e no joelho uma criança sorridente feia e morta / estende a mão / viva a mata-ta-ta-ta-ta / no pátio interno há uma piscina / com água azul de amaralina / coqueiro brisa e fala nordestina / e faróis / na mão direita tem uma roseira / autenticando a eterna primavera / e nos jardins os urubus passeiam a tarde inteira / entre girassóis / viva Maria-iá-iá / viva a Bahia-iá-iá-ia-íá / no pulso esquerdo do bangue-bangue / em suas veias corre muito pouco sangue / mas seu coração balança a um samba / de tamborim / emite acordes dissonantes / pelos cinco mil alto-falantes / senhoras e senhores ele põe os olhos grandes / sobre mim / viva Iracema-ma-ma / viva Ipanema-ma-ma-ma-ma / domingo é o fino da bossa / segunda-feira está na fossa / terça-feira à roça / porém / o monumento é bem moderno / não disse nada do modelo do meu terno / que tudo mais vá pro inferno / meu bem
Texto disponível em: http://www.atica.com.br/materias/?m=125
Proposta de resposta: Um amontoado de colagens poéticas, com o intuito de confundir a história do Brasil com a história da música brasileira. “Eu organizo o movimento/eu oriento o carnaval”. E pede vivas para a bossa nova, para a mulata, para a Bahia, para Carmem Miranda-da-da. A pretensão do então jovem compositor já era grande.
Atividade 2
De volta à sala de Informática, o professor distribuirá os sites entre os sete grupos, pedindo aos alunos que leiam os poemas e defendam as propostas dos autores.
http://www2.uol.com.br/augustodecampos/clippoemas.htm
http://www.tanto.com.br/haroldodecampos-circunloquio.htm
http://www.revista.agulha.nom.br/tmello.html
http://www.lendo.org/poesias-de-ferreira-gullar/
http://www.revista.agulha.nom.br/gula.html
http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/VanguardasPoeticas/Mario_Chamie_poesia.htm
Atividade 3
1- Os alunos apresentarão as análises para a turma.
3- Produção de texto:
O professor pedirá aos alunos que sugiram palavras criativas para a confecção de um poema concreto. Colocará os alunos em dupla para que possam se ajudar. Ao final, recolherá os trabalhos que serão avaliados individualmente. Na aula seguinte, com a permissão da classe, exporá os trabalhos pela escola.
Professor, saiba mais e indique esses sites a seus alunos.
http://educaterra.terra.com.br/literatura/litcont/litcont_lc2.htm
http://www.youtube.com/watch?v=d4MCo7J0Ouo
Nesta aula, os alunos serão avaliados com base na observação do interesse na realização das atividades, tendo em vista:
i) resolução de exercícios; ii) produção de um poema concreto.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/09/2013
Cinco estrelasexcelente