Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A poesia concreta: leitura e produção

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar modelos de poesia concreta;
  • interpretar poemas classificados dentro das várias vertentes da poesia concreta;
  • produzir poesias concretas.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Modernismo brasileiro e seus desdobramentos.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Análise e reflexão;
  • pesquisa;
  • criação de contextos.

Recursos 

  • internet;
  • lápis e papel.

Atividade 1

Motivação:

O professor levará a turma à sala de informática, colocará os alunos em grupo de quatro e entregará poemas diferentes a cada um dos alunos que compõem o grupo. Pedirá que leiam com atenção procurando entender a mensagem e observando a utilização espacial dada pelo autor.

Em seguida, pedirá a um aluno que leia o primeiro poema e a outro pedirá que faça comentários como: qual a impressão causada, se já conhecia outros poemas nos quais os autores procuram brincar com o espaço em branco do papel.

Professor, plastifique os poemas para poder usá-los em outras aulas. 

Poema 1

Vai e  vem de José Lino Grunewald

vai        e        vem

e                          e

vem       e        vai

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/jose_lino_grunewald.html

Poema 2  

Terra de Décio Pignatari                                                      

rat erra ter

rate rra ter

rater ra ter

raterr a ter

raterr a terr

araterra ter

raraterra te

rraraterra t

erraraterra

terraraterr

http://educaterra.terra.com.br/literatura/litcont/2003/04/22/001.htm 

Poema 3

beba coca cola de Décio Pignatari

beba coca cola

babe         cola

beba coca

babe cola caco

caco cola         

 c l o a c a

http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/VanguardasPoeticas/Decio_Pignatari_poesia.htm

Poema 4

pluvial/fluvial de Augusto de Campos 

http://www.algumapoesia.com.br/poesia/poesianet066.htm 

Após a leitura e comentário de todos os textos, o professor dirá que todos esses poemas lidos recebem o nome de poesia concreta. E que  poesia concreta faz parte de um movimento de vanguarda chamado Concretismo. Para entender melhor a proposta dos artistas do período, o professor deverá levar os alunos à sala de informática para acessarem os sites abaixo  e assistirem aos vídeos e lerem um texto. Os alunos deverão receber xerox de um roteiro para registro da pesquisa. 

Sugestões de sites para a pesquisa:

http://www.youtube.com/watch?v=XlGTPmhSpwA&NR=1           

http://www.youtube.com/watch?v=1vngr64S6ew&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=yC3e7rmSYM4&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=zl_xY0S5w24&feature=related 

http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/poesia-concreta.htm  

ROTEIRO PARA PESQUISA

Responda às questões abaixo:

 1- O que se deve entender por Concretismo?

2- Quais os principais poetas do período?

3- Quais as principais características da poesia croncreta?

4- Entre os desdobramentos da poesia concreta, há a Poesia-Práxis, a Poesia social, o Tropicalismo, Poesia Marginal. Descreva esses movimentos.

Imagem disponível no site:

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/musica/tropicalismo 

5- Leiam o texto "Tropicália" de Caetano Veloso

Sobre a cabeça os aviões / sob meus pés os caminhões / aponta contra os chapadões / meu nariz / eu organizo o movimento / eu oriento o carnaval / eu inauguro o monumento no planalto central / do país / viva a bossa-sa-as / viva a palhoça-ça-ça-ça-ça / o monumento é de papel crepom e prata / os olhos verdes de mulata / a cabeleira esconde atrás da verde mata / o luar do sertão / o monumento não tem porta / a entrada é uma rua antiga estreita e torta / e no joelho uma criança sorridente feia e morta / estende a mão / viva a mata-ta-ta-ta-ta / no pátio interno há uma piscina / com água azul de amaralina / coqueiro brisa e fala nordestina / e faróis / na mão direita tem uma roseira / autenticando a eterna primavera / e nos jardins os urubus passeiam a tarde inteira / entre girassóis / viva Maria-iá-iá / viva a Bahia-iá-iá-ia-íá / no pulso esquerdo do bangue-bangue / em suas veias corre muito pouco sangue / mas seu coração balança a um samba / de tamborim / emite acordes dissonantes / pelos cinco mil alto-falantes / senhoras e senhores ele põe os olhos grandes / sobre mim / viva Iracema-ma-ma / viva Ipanema-ma-ma-ma-ma / domingo é o fino da bossa / segunda-feira está na fossa / terça-feira à roça / porém / o monumento é bem moderno / não disse nada do modelo do meu terno / que tudo mais vá pro inferno / meu bem

Texto disponível em: http://www.atica.com.br/materias/?m=125

Proposta de resposta: Um amontoado de colagens poéticas, com o intuito de confundir a história do Brasil com a história da música brasileira. “Eu organizo o movimento/eu oriento o carnaval”. E pede vivas para a bossa nova, para a mulata, para a Bahia, para Carmem Miranda-da-da. A pretensão do então jovem compositor já era grande.    

Atividade 2

De volta à sala de Informática, o professor distribuirá os sites entre os sete grupos, pedindo aos alunos que leiam os poemas e defendam as propostas dos autores.

http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/VanguardasPoeticas/Decio_Pignatari_poesia.htm

http://www2.uol.com.br/augustodecampos/clippoemas.htm  

http://www.tanto.com.br/haroldodecampos-circunloquio.htm 

http://www.revista.agulha.nom.br/tmello.html 

http://www.lendo.org/poesias-de-ferreira-gullar/

http://www.revista.agulha.nom.br/gula.html   

http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/VanguardasPoeticas/Mario_Chamie_poesia.htm

Atividade 3

1- Os alunos apresentarão as análises para a turma.

3- Produção de texto:

O professor pedirá aos alunos que sugiram palavras criativas para a confecção de um poema concreto. Colocará os alunos em dupla para que possam se ajudar. Ao final, recolherá os trabalhos que serão avaliados individualmente. Na aula seguinte, com a permissão da classe, exporá os trabalhos pela escola.

  • Professor, pegue um cordão e o amarre em um local de muita circulação de pessoas na escola e com o uso de pregadores de roupas, dependure os poemas dos alunos. Esse será o VARAL LITERÁRIO - CONCRETISMO.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta aula, os alunos serão avaliados com base na observação do interesse na realização das atividades, tendo em vista:

 i) resolução de exercícios; ii) produção de um poema concreto.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.