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Distâncias entre os planetas e o Sol

 

26/10/2011

Autor e Coautor(es)
NILSON SILVA SANTOS
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NOSSA SENHORA DAS DORES - SE COLEGIO ESTADUAL GENERAL CALAZANS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Representar o Sistema  Solar em uma escala reduzida;
  • Visualizar as distâncias médias dos planetas ao Sol;
  • Facilitar a compreensão dos alunos sobre o tema proposto;
  • Discutir a reclassificação de Plutão como planeta anão.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Visão geral sobre as principais características do Sistema Solar, principalmente no que se refere à ordem de afastamento dos planetas em relação à nossa estrela central, o Sol.

Estratégias e recursos da aula

Para introduzir o assunto proposto, sugerimos:

Primeira aula:

1 - Levar para a sala de aula imagens do Sistema Solar, para abrir o assunto. No livro da coleção Explorando o Ensino - volume Astronomia, o professor encontrará textos e ilustrações referentes ao tema. Também pode acessar http://educacaoespacial.files.wordpress.com/2010/10/colecaoexplorandooensino_vol11.pdf e obter o volume em PDF.

Coleção Explorando e Ensino

2 - Organizar os alunos em grupos (a critério do professor), para socializar a discussão sobre o tema, a partir de questões norteadoras, tais como: O que é o Sistema Solar? O que é o Sol? O que é um planeta? A que distância estamos do Sol? (outras questões norteadoras podem ser formuladas pelo professor)

3 - Após a discussão preliminar, levar os alunos a assistirem ao filme 'Sistema Solar' (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA&feature=player_embedded). O filme deve ser apresentado sob a mediação do professor, com pausas para observações complementares e interferências dos alunos, acerca do conteúdo visualizado. Ao final do filme, solicitar que os grupos de alunos produzam textos ilustrados com conclusões sobre o tema, para apresentação aos colegas, em aula posterior.

Segunda aula:

1 - Cada grupo apresenta suas conclusões, a partir do que foi visto e discutido sobre o Sistema Solar, na aula anterior.

2 - O professor atua como mediador das apresentações, fazendo os esclarecimentos necessários aos pontos que não foram bem compreendidos pelos alunos.

3 -  Após as apresentações, preparar os alunos para a representação em escala do Sistema Solar. Para tanto, deve-se solicitar para a próxima aula:

Materiais necessários:

  • Tesoura escolar;
  • 5 metros de barbante;
  • Fita métrica;
  • Lápis marcador;
  • 1 folha de papel ofício.

Materiais

 

Terceira aula:

Para o desenvolvimento da atividade, é preciso:

1 - Reduzir as distâncias médias dos planetas ao Sol, usando uma escala de proporcionalidade;

2 - Criar uma escala de redução, por exemplo:

 1:10.000.000 km, onde teremos:

  • Mércúrio a 5,8 cm dos Sol;
  • Vênus a 10,8 cm;
  • Terra a 15 cm;
  • Marte a 22,8 cm;
  • Júpiter a 77,8 cm;
  • Saturno a 143 cm;
  • Urano a 287 cm;
  • Netuno a 450 cm;

OBS.: Para saber as distâncias médias reais dos planetas ao Sol, acesse http://www.oba.org.br/cursos/astronomia/tabelacomasdistanciasmedias.htm

3 - Esclarecer que Plutão não será incluido, visto que foi rebaixado a outra categoria de astros do Sistema Solar, os planetas anões. Sugerimos o texto 'planeta anão' (disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Planeta_an%C3%A3o)

4 - Se possível, é recomendado entrevistar ou convidar um astrônomo para esclarecer os motivos que levaram ao rebaixamento de Plutão.

 

Sistema Solar              

Como fazer a atividade:

  • Fazemos uma marca no chão utilizando giz, para representar a posição do Sol e identificamos com o nome do astro;
  • Providenciamos um barbante de 4,5m de comprimento;
  • Marcamos com caneta ou lápis hidrocor as distâncias, em centímetros, ao longo do barbante esticado, de acordo com a escala adotada;
  • Identificamos cada ponto marcado com o respectivo nome do planeta, escrito numa tira de papel;
  • Pede-se que observe as distâncias que separam os planetas do Sol e de planeta a planeta;
  • A partir das observações dos alunos, anotar os relatos e expor as conclusões em um painel informativo.
Recursos Complementares

 

Avaliação

Esta etapa será executada através da capacidade de percepção e abstração dos alunos em relação à distribuição dos planetas ao redor do nosso Sol. Serão destacadas as distâncias relativas, numa escala de redução proporcional à realidade. Porém, aqui com o diferencial de ter a oportunidade de visualizar, integralmente, o conjunto planetário de forma palpável e ao alcance do desenvolvimento intelectual dos alunos.

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