26/10/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Visão geral sobre as principais características do Sistema Solar, principalmente no que se refere à ordem de afastamento dos planetas em relação à nossa estrela central, o Sol.
Para introduzir o assunto proposto, sugerimos:
Primeira aula:
1 - Levar para a sala de aula imagens do Sistema Solar, para abrir o assunto. No livro da coleção Explorando o Ensino - volume Astronomia, o professor encontrará textos e ilustrações referentes ao tema. Também pode acessar http://educacaoespacial.files.wordpress.com/2010/10/colecaoexplorandooensino_vol11.pdf e obter o volume em PDF.
2 - Organizar os alunos em grupos (a critério do professor), para socializar a discussão sobre o tema, a partir de questões norteadoras, tais como: O que é o Sistema Solar? O que é o Sol? O que é um planeta? A que distância estamos do Sol? (outras questões norteadoras podem ser formuladas pelo professor)
3 - Após a discussão preliminar, levar os alunos a assistirem ao filme 'Sistema Solar' (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA&feature=player_embedded). O filme deve ser apresentado sob a mediação do professor, com pausas para observações complementares e interferências dos alunos, acerca do conteúdo visualizado. Ao final do filme, solicitar que os grupos de alunos produzam textos ilustrados com conclusões sobre o tema, para apresentação aos colegas, em aula posterior.
Segunda aula:
1 - Cada grupo apresenta suas conclusões, a partir do que foi visto e discutido sobre o Sistema Solar, na aula anterior.
2 - O professor atua como mediador das apresentações, fazendo os esclarecimentos necessários aos pontos que não foram bem compreendidos pelos alunos.
3 - Após as apresentações, preparar os alunos para a representação em escala do Sistema Solar. Para tanto, deve-se solicitar para a próxima aula:
Materiais necessários:
Terceira aula:
Para o desenvolvimento da atividade, é preciso:
1 - Reduzir as distâncias médias dos planetas ao Sol, usando uma escala de proporcionalidade;
2 - Criar uma escala de redução, por exemplo:
1:10.000.000 km, onde teremos:
OBS.: Para saber as distâncias médias reais dos planetas ao Sol, acesse http://www.oba.org.br/cursos/astronomia/tabelacomasdistanciasmedias.htm
3 - Esclarecer que Plutão não será incluido, visto que foi rebaixado a outra categoria de astros do Sistema Solar, os planetas anões. Sugerimos o texto 'planeta anão' (disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Planeta_an%C3%A3o)
4 - Se possível, é recomendado entrevistar ou convidar um astrônomo para esclarecer os motivos que levaram ao rebaixamento de Plutão.
Como fazer a atividade:
Esta etapa será executada através da capacidade de percepção e abstração dos alunos em relação à distribuição dos planetas ao redor do nosso Sol. Serão destacadas as distâncias relativas, numa escala de redução proporcional à realidade. Porém, aqui com o diferencial de ter a oportunidade de visualizar, integralmente, o conjunto planetário de forma palpável e ao alcance do desenvolvimento intelectual dos alunos.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/06/2014
Quatro estrelasGostei muito da atividade
24/04/2014
Cinco estrelasfoi muito útil para fazer uma maquete
20/02/2014
Cinco estrelaseu acho bem legal isso
15/10/2013
Cinco estrelasInteressante
03/11/2011
Quatro estrelasPARABÉNS!!! ESTAS IDEIAS FORAM MUITO VALIOSAS PARA COMPLEMENTAR A EXPOSIÇÃO QUE EU E A MINHA TURMA FAREMOS NO SÁBADO. OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE DE COMPARTILHÁ-LAS.