13/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Como armazenar os alimentos com segurança
Os cuidados com os alimentos devem ser observados desde o momento da compra até o seu consumo. Pensando nisso, a etapa de armazenamento é de extrema importância para que sejam garantidas a qualidade e a segurança dos alimentos a serem consumidos.
O contato de um alimento cru com outro já cozido, por exemplo, pode causar a contaminação cruzada, que ocorre quando o item cru transfere sua carga de bactérias para o que já passou pelo processo de cocção, um inibidor da ação de organismos que comprometem a saúde.
A especialista em qualidade dos alimentos, Dafna Kann, dá algumas dicas sobre como acondicionar os alimentos de maneira apropriada:
Onde guardar?
Os potes plásticos são os materiais mais utilizados para guardar alimentos e, de maneira geral, possuem vedação adequada. O ponto fraco é que muitos acabam acumulando odor e sabor das preparações. “O vidro tem grande vantagem por manter melhor as características sensoriais dos produtos e por não acumular resíduos de itens armazenados anteriormente. Além disso, é um material quase 100% reciclável”, diz Dafna.
As sobras de alimentos também podem ser armazenadas de forma segura. “Caso tenham permanecido pouco tempo expostas à temperatura ambiente (cerca de 30 minutos) e a temperatura da geladeira permaneça por volta de 4 °C, pode-se considerar os seguintes prazos de validade: 4 dias para arroz, feijão e massas sem recheios; 3 dias para saladas; 4 a 5 dias para verduras cozidas; 3 dias para carne cozida; 1 dia para peixe”, ensina a especialista.
Cuidados com a geladeira
A manutenção do refrigerador e do congelador também faz a diferença. A geladeira deve ser limpa periodicamente e as portas devem permanecer bem fechadas, com a vedação intacta.
Fonte: Dafna Kann é nutricionista, especialista em qualidade dos alimentos e diretora da Qualinut.
Texto disponível em http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/cozinha-2/como-armazenar-os-alimentos-com-seguranca-2/
Atividade 1
A proposta para esta atividade é assistir 3 vídeos que abordam a importância de armazenar bem os alimentos. O professor deverá organizar a sala de aula para que os alunos assistam aos vídeos selecionados abaixo, após de assistir aos vídeos, cada aluno deverá realizar comentários sobre os assuntos discutidos nos vídeos e entregar ao professor as anotações em uma folha separada.
Outra proposta para esta atividade é pedir aos alunos que em grupo desenvolvam um vídeo caseiro sobre as formas de armazenar alimentos em suas residências. Para fazer o vídeo caseiro os alunos poderão utilizar celulares ou câmeras digitais que possuem a opção de filmagem . Ensaie tudo o que deseja fazer na gravação e vá em frente, grave. Após a criação do vídeo caseiro, o grupo deverá agendar com o professor uma aula para compartilhar com os colegas de classe o vídeo produzido por eles.
Vídeo 1 http://www.youtube.com/watch?v=SdIpKveWQ40 HIGIENIZAÇÃO DE ALIMENTOS NA GELADEIRA (Alternativa Saúde)
Vídeo 2 http://www.youtube.com/watch?v=i_E7hTuEwQE O Risco dos alimentos
Vídeo 3 http://www.youtube.com/watch?v=ex5M_E4toHs Como conservar os alimentos na geladeira e prazo de validade dos alimentos após aberto
Atividade 2
Para realizar esta atividade, os alunos deverão pesquisar em livros, revistas, internet ou em outras fontes de pesquisas para preencher a tabela abaixo. O professor decidirá se esta atividade deverá ser individual ou em grupo.
Dicas para você comprar e conservar alguns alimentos de forma adequada |
ALIMENTO |
COMO COMPRAR |
COMO ARMAZENAR |
Peixes |
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Aves |
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Pescados (camarão, lagosta, lula, ostras etc) |
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Ovos |
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Derivados do leite |
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Massas |
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Verduras e hortaliças |
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Frutas |
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Enlatados |
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Atividade 3
A embalagem é fundamental para o sucesso de qualquer produto, pois é nela que o consumidor acessa as informações do conteúdo, por isso as embalagens são determinantes para o sucesso de venda de qualquer produto oferecido ao mercado. Ao lançar um produto no mercado as empresas devem avaliar qual o tipo de embalagem mais apropriada para acondicionar e apresentar o potencial do produto, levando em consideração aspectos sociais, culturais, de funcionalidade, de segurança, de toxidade, além de fatores como facilidade de manuseio, de reciclagem, continuidade de fornecimento e por fim o mais importante é o design da embalagem, pois este é um fator determinante para a decisão do consumidor já que é no layout que a embalagem deve transmitir todo o conceito da marca e todos os argumentos do conteúdo.
Texto adaptado de http://www.jograf.com.br/embalagem_pedido.htm
Para realizar esta atividade, os alunos em grupos deverão observar as imagens que o professor disponibilizará, seja impresso ou projetado de alguns exemplos de embalagens de produtos alimentícios. Os alunos deverão observar as imagens e fazer anotações nos locais indicados abaixo, logo o término cada grupo deverá apresentar o quadro preenchido a respeito da importância de cada tipo de embalagem para conservação dos alimentos e suas características negativas.
Tipos de armazenagem de alimentos |
Importância deste tipo de embalagem para a conservação do alimento |
Característica negativa da embalagem |
http://luisabarwinski.com/paliteiro/wp-content/uploads/2009/09/lata1-225x300.jpg
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http://www.joardo.com.br/v2/imagens/caixas%20de%20isopor.jpg |
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http://boanoticia.com/wp-content/uploads/2010/07/vasilha-plastica.jpg |
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http://2.bp.blogspot.com/_BE5V7p-bRho/TE2A_DvGH8I/AAAAAAAACTM/lXtMKo5KMwY/s1600/garrafa_pet.jpg |
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http://farm5.static.flickr.com/4057/4398524884_82177b60b3.jpg |
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Tetra PAK
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http://obagastronomia.com.br/wp-content/uploads/2010/02/Embalar+a+V%C3%A1cuo.jpg |
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Sugestão de leitura
http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf
http://alaum.net/info/images/stories/noticias/2009/maio/armazenamento.pdf
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. É importante que a avaliação seja processual, e não apenas no desenvolvimento de uma única atividade.
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