Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo Chiquinha Gonzaga

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educação Escolar Indígena História História dos outros povos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Educação Escolar Indígena Artes Arte, expressão e conhecimento
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer quem foi Chiquinha Gonzaga;
  • Conhecer o que ela fez de importante para o gênero feminino, para a cultura e pela música brasileira;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, vídeos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produzir um texto biográfico que conte a história de Chiquinha Gonzaga.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática;

- Uso da Sala de Vídeo.       

Motivação

Para dar início à aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos uma das músicas de Chiquinha Gonzaga que estão disponibilizadas no link abaixo:

Link com as músicas de Chiquinha Gonzaga: http://cliquemusic.uol.com.br/player?x=&d=8956  

Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles sabem sobre a vida de Chiquinha Gonzaga e pedir para que escrevam  na “ficha de conhecimentos” (Fig.1), conforme postada a seguir, o que eles sabem sobre esse personagem da história do Brasil.

Figura 1 – Imagem da ficha de conhecimentos

Fonte: Do autor

É importante que o professor explique aos alunos que a ficha de conhecimentos mostrará a eles mesmos o quanto aprenderam sobre o tema da aula, já que no início da aula preencherão a coluna da esquerda “o que sei” e no final a coluna “o que aprendi”. O professor deverá acompanhar esse momento de preenchimento da ficha de avaliação, ressaltando aos alunos que eles não devem ficar envergonhados ou preocupados, caso saibam pouco ou mesmo desconheçam sobre o tema da aula!     

Sugerimos que o professor, no momento inicial do preenchimento da ficha, faça algumas questões, tais como:

- Quem foi Chiquinha Gonzaga?

- O que sei sobre a história de artistas brasileiros?

Depois de fazer as perguntas sugeridas anteriormente, o professor poderá dizer que Chiquinha foi muito importante para a história de nosso país.

Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos sejam organizados em trios para o desenvolvimento da próxima atividade.  

Atividade 1

Nesse momento, estando os alunos organizados em trios no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir que eles façam leituras na internet sobre Chiquinha Gonzaga, para que possam descobrir quem foi essa pessoa tão importante no cenário cultural do nosso país.

Os alunos poderão fazer as leituras, baseando-se nos seguintes temas:

- Quem foi Chiquinha Gonzaga (personalidade importante para a cultura musical do país);

- Vida de Chiquinha Gonzaga - onde e quando nasceu, com quem se casou, número de filhos, fatos marcantes de sua vida, entre outras informações;

- Por que Chiquinha Gonzaga foi considerada uma feminista?

- Por que Chiquinha Gonzaga é uma personalidade considerada importante para a cultura brasileira?

- Por que Chiquinha Gonzaga sofreu muitos preconceitos?

- Como foi a vida em família de Chiquinha Gonzaga?   

Importante: Observamos que cada tema poderá ser explorado por mais de um trio. Contudo, todos os temas deverão ser trabalhados por, pelo menos, um trio, de modo que as informações que cada um traz são importantes para o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.        

As outras fontes de pesquisa podem ser: livros didáticos e paradidáticos, jornais e revistas! Os textos/sites sugeridos para a pesquisa estão elencados a seguir:  

- Texto: “Biografia” (Fig.2)

http://www.chiquinhagonzaga.com/biografia.html 

Figura 2 – Imagem do texto “Biografia”

Disponível em: http://www.chiquinhagonzaga.com/biografia.html  

Acesso em: 22. Nov. 2010.     

- Texto: “Fotos   

http://www.chiquinhagonzaga.com/fotos.html      

- Texto: “Chiquinha Gonzaga”

http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/chiquinha-gonzaga    

- Texto: “Chiquinha Gonzaga – Site Almanaque”  

http://almanaque.folha.uol.com.br/chiquinha.htm      

- Texto: “Biografia – Chiquinha Gonzaga”  

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_429.html      

- Texto: “Chiquinha Gonzaga”  

http://www.brasilescola.com/biografia/chiquinha-gonzaga.htm      

- Texto: “Chiquinha Gonzaga, quando tudo começou...”  

http://www.vidaslusofonas.pt/chiquinha_gonzaga.htm    

- Letras de música da artista   

http://letras.terra.com.br/chiquinha-gonzaga/      

- Texto: “Compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga”  

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u372.jhtm      

- Texto: “Elas ousaram” (Fig.3)

http://www.experta.com.br/tariqexperta/nos/elas_ousaram20010115.html     

Figura 3 – Imagem do texto “Elas ousaram”

Disponível em: http://www.experta.com.br/tariqexperta/nos/elas_ousaram20010115.html  

Acesso em: 22. Nov. 2010.

Observação: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links sugeridos e faça a impressão dos textos e distribua aos alunos!      

Em seguida, o professor deverá pedir para que cada trio exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.      

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:   

- O que mais chamou a atenção no texto que vocês leram?

- Há algo que não entenderam?

- Qual a participação de Chiquinha Gonzaga na cultura brasileira?

- Vocês já tinham ouvido falar em Chiquinha Gonzaga?    

- De acordo com as pesquisas, acham que ela foi uma pessoa importante para o Brasil? Por quê?    

- As músicas de Chiquinha Gonzaga são ouvidas até hoje? Por quê?

- Quais instrumentos ela sabia tocar?

- Quais são as músicas mais famosas de Chiquinha Gonzaga?

- Por que Chiquinha Gonzaga foi importante para o desenvolvimento e apreço do carnaval?

- Por que foi considerada uma feminista?

- Por que sofreu muitos preconceitos?

- Como foi a vida em família de Chiquinha Gonzaga?

- Há algo que queiram compartilhar?      

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade, portanto, deverá ser dirigido pelo professor. Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.

Atividade 2

Nesse momento, os alunos deverão ser convidados a assistir vídeos, os quais são trechos da mini-série brasileira “Chiquinha Gonzaga” (Fig.4) e que mostram um pouco sobre a vida da artista.

Os links dos vídeos estão disponibilizados abaixo:

Link do Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=V5KIVXMNr5A  

Link do vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=75e-s_ocodY&NR=1 

Cada um dos vídeos tem a duração aproximada de onze minutos, e fazem um resumo da vida da artista,  enfatizndo sua importância para a cultura do Brasil.  

Figura 4 – Imagem do vídeo 1 “Chiquinha Gonzaga”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=V5KIVXMNr5A  

Acesso em: 22. Nov. 2010.

Após a transmissão do vídeo, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre o conteúdo deste, e veja se os alunos possuem alguma dúvida ou querem compartilhar algo que possam ter percebido durante a transmissão do vídeo. Em seguida, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.

Atividade 3 

Para finalizar a aula, os alunos, individualmente, deverão produzir texto do tipo biográfico abordando a história da vida de Chiquinha Gonzaga, para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados. Os alunos deverão colocar no texto as informações que obtiveram durante toda a aula, por meio da leitura do texto, do vídeo assistido, das discussões e reflexões e, deverão, em uma linguagem narrativa, produzir o texto.

Com essa atividade, além de trabalhar os conceitos da escrita da Língua Portuguesa (uso de sinais de pontuação, escrita ortográfica, esquematização de um texto), serão trabalhados aspectos da criatividade dos alunos. Sugerimos que os textos, depois de corrigidos, sejam expostos no mural da sala de aula, para que outros alunos, professores e funcionários da escola possam apreciá-los!  

Sugestão de atividade

Criando o “Espaço Chiquinha Gonzaga”   

Sugerimos que os alunos estejam organizados em grupos de quatro a seis integrantes. O professor deverá propor que cada grupo elabore um mural, com cartazes para expor textos e imagens sobre os temas pesquisados (que estão elencados na atividade 1) e conduzir as atividades, circulando pelos grupos para ver se os alunos estão tendo dúvidas e se estão preparando a atividade corretamente.

Os alunos poderão colocar letras das músicas de Chiquinha Gonzaga em cartazes, bem como reproduzi-las em parelho de rádio. Sugerimos que no cartaz contenham imagens de Chiquinha Gonzaga e que contenham as seguintes informações:

- Quem foi Chiquinha Gonzaga;

- Sua importância para a cultura brasileira;

- Músicas mais conhecidas.

Após a confecção dos cartazes, os alunos poderão convidar os outros alunos da escola para que visitem o “Espaço Chiquinha Gonzaga” e que sejam os “guias” da “exposição”, isto é, que contem aos visitantes a história de Chiquinha. Para isso, é importante que cada grupo indique um aluno para ser o guia.

Sugerimos também que os vídeos que contam um pouco da história Chiquinha Gonzaga,  sejam transmitidos aos visitantes da exposição.

Links:

http://www.youtube.com/watch?v=V5KIVXMNr5A 

http://www.youtube.com/watch?v=75e-s_ocodY&NR=1 

Recursos Complementares

- Sugerimos que em outra oportunidade, o professor apresente aos alunos um vídeo que mostra a música “A Brasileira” composta por Chiquinha Gonzaga e interpretada por Adriana Calcanhoto.

Link do vídeo: http://letras.terra.com.br/chiquinha-gonzaga/386810/   

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam quem foi Chiquinha Gonzaga e qual sua importância para a história d música brasileira. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Conhecimento de quem foi Chiquinha Gonzaga;
  • Conhecimento do que ela fez de importante para o gênero feminino, para a cultura e pela música brasileira;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos, vídeos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produção de um texto biográfico que conte a história de Chiquinha Gonzaga.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Andréa, Escola Municipal Isaura Vilela Brasileiro , Minas Gerais - disse:
    professoraandrealapi@hotmail.com

    06/01/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom todo o material.... Vale a pena pesquisar e encontrar tão boas sugestões.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.