Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo Getúlio Vargas e o que ele fez pelo Brasil!

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação Escolar Indígena História História dos outros povos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e refletir sobre a importância de Getúlio Vargas no cenário político e social do Brasil;
  • Conhecer o que Getúlio Vargas fez pelo Brasil para ser considerado um dos “construtores do Brasil”;       
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produzir um texto biográfico que conte a história de Getúlio Vargas.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo.       

Motivação

Para dar início às aulas, sugerimos que o professor diga aos alunos que a aula terá como tema a vida de uma pessoa que foi muito importante para nosso país, principalmente na área da política. Feito isso, ele deverá dar algumas pistas sobre essa pessoa dizendo que: ela foi quem disse pela primeira vez: “O petróleo é nosso”; criou a Petrobrás; disse "Deixo a vida para entrar na História".  Em seguida, o professor deverá perguntar se alguém sabe quem é essa pessoa.   

Após ouvir as respostas dos alunos, sugerimos que o professor diga que essas informações dizem respeito a Getúlio Vargas (Fig.1), que foi um importante presidente do Brasil; uma das figuras políticas mais importantes.

Figura 1 – Imagem de Getúlio Vargas

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_kp6e6i-hpJU/TG3G0FT5EYI/AAAAAAAAAnE/bbzC5s8CLgI/s400/getulio-vargas.jpg  

Acesso em: 24. Nov. 2010.    

Após isto, o professor poderá dar continuidade à aula, por meio do desenvolvimento das próximas atividades.    

Atividade 1

Nesse momento, o professor deverá entregar a cada aluno uma tira de papel em que estarão frases que correspondem à vida pessoal e política de Getúlio Vargas. Com essa dinâmica os alunos poderão conhecer um pouco melhor sobre a vida de Getúlio e sua importância para o povo brasileiro, principalmente os trabalhadores.

Tiras de papel que deverão ser entregues a cada aluno:

Tira 1 - Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

Tira 2 – Foi presidente do Brasil.

Tira 3 – Criou a campanha do "Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.  

Tira 4 – Getúlio Dornelles Vargas.

Tira 5 - Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas.

Tira 6 - Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito.

Tira 7 - Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada.

Tira 8 - Sua política econômica gerou empregos no Brasil.

Tira 9- Suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.

Tira 10 - Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora.

Tira 11 - Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís.

Tira 12- Os seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares.

Tira 13 - Embora tenha sido um ditador e governado o Brasil com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento que fez no país.

Tira 14 - Criou a  Justiça do Trabalho (1939).

Tira 15 - Morreu em 24 de agosto de 1954, no Rio de Janeiro (RJ).

Tira 16 - Enviou Olga Benário, esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.

Tira 17 - Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.

Tira 18 - Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.

Tira 19 - A Vale do Rio Doce (1942) e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945) foram suas criações.

Tira 20 – Instituiu o salário mínimo.

Tira 21 – Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934.

Tira 22 – De origem gaúcha (nasceu na cidade de São Borja).

Tira 23 – Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo.

Tira 24 – Getúlio Vargas investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940).

Tira 25 – Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores.

Tira 26 – Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo.

Tira 27 – Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais.

Tira 28 – Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.  

Tira 29 – Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história: "Deixo a vida para entrar na História."  

Tira 30 – Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística).  

Observamos que, caso haja um número maior de alunos do que de frases, o professor poderá organizá-los em duplas e entregar uma frase por dupla.    

Depois que cada aluno (ou dupla) estiver com sua tira de papel em mãos, cada um deverá ler o que está escrito nela, e após isso, deverão discutir as frases, dizendo o que entenderam e se tem alguma dúvida.

Para isso, estão elencadas abaixo algumas perguntas norteadoras que o professor poderá fazer aos alunos:

- Vocês se surpreenderam com a história da vida política de Getúlio Vargas?

- Vocês perceberam que Getúlio foi um político muito importante para nosso país? Por quê?

- Na opinião de vocês, quais foram as criações dele que são importantes para os trabalhadores, por exemplo?

- Como ele tornou-se presidente do Brasil?

- Ele foi querido por todos? Por quê?

- Vocês têm alguma dúvida?

- Há algo que queiram compartilhar?

Após a discussão, os alunos poderão, em conjunto, organizar um texto único com estas frases. Para isso, a mediação do professor é fundamental! Eles poderão colar as tiras de papel em uma cartolina, ou então escrever à mão o texto que criaram a partir das frases e das discussões feitas até aqui.

Salientamos que, se for necessário, os alunos poderão inserir ou retirar algumas palavras para que o texto possa ficar coerente e coeso, conforme apontado acima.    

Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida. Para tanto, os alunos deverão se dirigir à Sala de Vídeo da escola.       

Atividade 2

Estando os alunos na Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar a eles o vídeo “Construtores do Brasil - Getúlio Vargas” (Fig.2). O vídeo tem a duração aproximada de onze minutos e aborda a história política do Brasil, dando ênfase às ações adotadas por Getúlio Vargas para o desenvolvimento do país.

Link do vídeo: http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?lnk=GETULIO-VARGAS&selecao=MAT&materia=43464&programa=168&velocidade=100K 

Figura 2 – Imagem do vídeo “Construtores do Brasil - Getúlio Vargas”

Disponível em: http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?lnk=GETULIO-VARGAS&selecao=MAT&materia=43464&programa=168&velocidade=100K Acesso em: 24. Nov. 2010. 

Depois de assistirem ao vídeo, sugerimos que o professor inicie uma discussão sobre ele:   

- Vocês gostaram do vídeo?

- Por que Getúlio Vargas foi importante para a política do Brasil?

- O que foi a República Velha?

- E o que é a República Nova?

- Como ele se tornou presidente do Brasil?

- Por que o governo dele foi um marco para o país?

- Quais foram as principais ações que Getúlio Vargas fez e que são conquistas para o povo brasileiro no chamado Estado Novo?

- Vocês já ouviram falar em ditadura?

- Por que apesar de seu considerado um ditador, Vargas é tido como um importante presidente do país?

- Por que ele foi considerado o “pai dos pobres”?

- Como foi a reação do povo após sua morte?

- Por que Getúlio Vargas é considerado um dos “construtores do Brasil”?

- Há algo que queiram compartilhar?

- Quais seus principais feitos para o Brasil? Como as instituições que ele criou, por exemplo.     

Em seguida, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.

Atividade 3

Para finalizar a aula, os alunos, individualmente (Fig.3), deverão produzir um texto do tipo biográfico, em que deverão abordar a história da vida de Getúlio Vargas para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.

Figura 3 – Imagem de uma criança escrevendo

Disponível em: http://meireformagini.files.wordpress.com/2010/08/crianca-escrevendo-folha-online.jpg  

Acesso em: 24. Nov. 2010.

Os alunos deverão colocar no texto as informações que obtiveram durante toda a aula, por meio da leitura do texto, do vídeo assistido, das discussões e reflexões, e deverão, em uma linguagem narrativa, produzir o texto. Com essa atividade além de trabalhar os conceitos da escrita da Língua Portuguesa (uso de sinais de pontuação, escrita ortográfica, esquematização de um texto), serão trabalhados aspectos da criatividade dos alunos.

Sugerimos que os textos, depois de corrigidos, sejam expostos no mural da sala de aula, para que outros alunos, professores e funcionários da escola possam apreciá-los!

Sugestão de atividade

Criando o “Espaço Getúlio Vargas”   

Para a realização desta atividade sugerimos que os alunos estejam divididos em grupos de quatro a seis integrantes. O professor deverá propor que cada grupo elabore um mural, com cartazes para expor textos e imagens sobre os temas pesquisados (que estão elencados na atividade 1).

Após a confecção dos cartazes e do mural, os alunos poderão convidar os outros alunos da escola para que visitem o “Espaço Getúlio Vargas” e que sejam os “guias” da “exposição”, isto é, contando aos visitantes a história dessa personalidade tão importante para o cenário da política Brasileira.

Sugerimos também que o vídeo sobre a história Getúlio Vargas, conforme o link abaixo seja transmitido aos visitantes da exposição.  

Link do vídeo: http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?lnk=GETULIO-VARGAS&selecao=MAT&materia=43464&programa=168&velocidade=100K      

Referência:   

http://www.suapesquisa.com/vargas/ 

Recursos Complementares

 - Estão sugeridos alguns links de sites que abordam a história da vida política de Getúlio Vargas, para que o professor possa aprofundar os estudos sobre o personagem central da aula.  

http://www.historiabrasileira.com/biografias/getulio-vargas/    

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u55.jhtm    

http://www.culturabrasil.pro.br/vargas.htm 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a importância de conhecer a história de pessoas que foram importantes para o avanço do país em que se vive.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Conhecimento e reflexão sobre a importância de Getúlio Vargas no cenário político e social do Brasil;
  • Conhecimento do que Getúlio Vargas fez pelo Brasil para ser considerado um dos “construtores do Brasil”;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produção de um texto biográfico que conte a história de Getúlio Vargas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • dereni, uniasselvi , Rondônia - disse:
    dereni_rm@hotmail.com

    29/10/2012

    Quatro estrelas

    é um trabalho ótimo o qual me ajudou muito no meu estagio parabens!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.