20/02/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Papel do Estado e das classes sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
A colonização brasileira
A escravidão no Brasil
Discriminação e preconceito racial
Pluralidade cultural
Produção textual
Noções básicas de informática
1ª Etapa - Inicialmente, será feito em sala de aula, uma discussão com os alunos, a respeito do tema: A Consciência Negra – Imagem e identidade.
2ª Etapa - Os alunos serão organizados em grupos de três e orientados a fazerem uma pesquisa na internet, sobre vídeos que façam referência ao preconceito, a discriminação racial ou a pluralidade cultural.
3ª Etapa - Após a escolha do filme, os alunos irão assistir ao vídeo e em seguida será solicitado ao grupo que produzam um texto, baseado na leitura que fizeram do vídeo que eles assistiram. O texto deverá ser digitado e salvo, no computador, para ser usado depois.
4ª Etapa - Em um outro momento, os alunos, sob orientação e acompanhamento do professor, deverão transformar o texto que foi digitado pelos alunos, em um hipertexto, criando links de algumas palavras ou expressões contidas no texto e relacionando com páginas de sites da internet.
5ª Etapa - Para finalizar a atividade, os grupos devem socializar com os demais, o resultado do estudo e os conhecimentos adquiridos por eles.
6ª Etapa - Para finalizar a atividade, o professor, junto com a turma, deve criar um blog para que seja publicado e disponibilizado as atividades desenvolvidas pelos alunos.
Nome | Tipo |
---|---|
A abolição: parte I | Vídeo |
Gente colonial | Vídeo |
A avaliação deste projeto acontecerá ao longo do desenvolvimento de suas atividades e ao término, por todos os envolvidos, quando poderemos ter uma noção real dos objetivos que foram ou não alcançados.
Utilizaremos a participação, a observação e análise dos trabalhos em grupo e individual, o compromisso com as atividades, a exposição das temáticas desenvolvidas e a integração como recursos avaliativos.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/10/2013
Cinco estrelasMuito bom!
03/08/2011
Cinco estrelasTrabalho exelente.Podemos através desses conhecimentos prévios possibilitar ao aluno o conhecimento da história dos africanos assim, criando caminhos para o entendimento da história que fazemos parte. Logo,os alunos irão compreender a sua própria história e como nosso povo foi tão miscigenado ao longo de da história.
09/06/2011
Quatro estrelasa sugestão de aula é muito interessante, mas é preciso que a escola esteja equipada com os recursos sugeridos e professores bem preparados.
04/06/2011
Quatro estrelasParabéns! Suas sugestões são ótimas!
22/04/2011
Cinco estrelasTorna-se interessante destacar que a metodologia desta Aula permite que seja adapitada e trabalhada com qualquer outro conteúdo curricular, fazendo uso das TIC e envolvendo mais disciplinas.
01/04/2011
Quatro estrelasMuito interessante todo o procedimento da aula tomando cuidado em dividi-la em atapas e também aproveitando para a utilização da internet na criação de um blog. Parabéns
01/04/2011
Quatro estrelasUma aula interessnte, um assunto que deve ser abordado em todas as escolas, onde o aluno pode valorizar a diversidade cultural, assunto esse que pode ser abordado por várias disciplinas.