Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Consciência Negra – Imagem e identidade

 

20/02/2011

Autor e Coautor(es)
JOSE EMERSON BRANDAO VASCONCELOS
imagem do usuário

JIJOCA DE JERICOACOARA - CE JOSE TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE EEFM

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Fundamental Final Geografia Papel do Estado e das classes sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir a questão racial, o preconceito e a discriminação racial em nossa sociedade, bem como as relações que existem entre as classes sociais.
  • Valorizar a diversidade cultural considerando critérios éticos.
  • Desenvolver atividades curriculares a respeito da temática estudada pelos alunos.
Duração das atividades
06 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A colonização brasileira

A escravidão no Brasil

Discriminação e preconceito racial

Pluralidade cultural

Produção textual

Noções básicas de informática

Estratégias e recursos da aula

1ª Etapa - Inicialmente, será feito em sala de aula, uma discussão com os alunos, a respeito do tema: A Consciência Negra – Imagem e identidade. 

2ª Etapa - Os alunos serão organizados em grupos de três e orientados a fazerem uma pesquisa na internet, sobre vídeos que façam referência ao preconceito, a discriminação racial ou a pluralidade cultural.

3ª Etapa - Após a escolha do filme, os alunos irão assistir ao vídeo e em seguida será solicitado ao grupo que produzam um texto, baseado na leitura que fizeram do vídeo que eles assistiram. O texto deverá ser digitado e salvo, no computador, para ser usado depois.

4ª Etapa - Em um outro momento, os alunos, sob orientação e acompanhamento do professor, deverão transformar o texto que foi digitado pelos alunos, em um hipertexto, criando links de algumas palavras ou expressões contidas no texto e relacionando com páginas de sites da internet.

5ª Etapa - Para finalizar a atividade, os grupos devem socializar com os demais, o resultado do estudo e os conhecimentos adquiridos por eles.

6ª Etapa - Para finalizar a atividade, o professor, junto com a turma, deve criar um blog para que seja publicado e disponibilizado as atividades desenvolvidas pelos alunos.

A abolição: parte I  Gente colonial 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A abolição: parte I Vídeo
Gente colonial Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deste projeto acontecerá ao longo do desenvolvimento de suas atividades e ao término, por todos os envolvidos, quando poderemos ter uma noção real dos objetivos que foram ou não alcançados.

Utilizaremos a participação, a observação e análise dos trabalhos em grupo e individual, o compromisso com as atividades, a exposição das temáticas desenvolvidas e a integração como recursos avaliativos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 3/7 - 42.86%
  • Quatro estrelas 4/7 - 57.14%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Neuza Maria Fumian Costa, E.E.E. Altivo Leopoldino de Souza , Minas Gerais - disse:
    neuzafumian@hotmail.com

    24/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom!


  • sayonara costa alencar, EEFM Renato Braga , Ceará - disse:
    sayalencar@hotmail.com

    03/08/2011

    Cinco estrelas

    Trabalho exelente.Podemos através desses conhecimentos prévios possibilitar ao aluno o conhecimento da história dos africanos assim, criando caminhos para o entendimento da história que fazemos parte. Logo,os alunos irão compreender a sua própria história e como nosso povo foi tão miscigenado ao longo de da história.


  • maria lucia, Instituto Cearense de Educação de Surdos , Ceará - disse:
    graunagia@yahoo.com.br

    09/06/2011

    Quatro estrelas

    a sugestão de aula é muito interessante, mas é preciso que a escola esteja equipada com os recursos sugeridos e professores bem preparados.


  • Jacira Alves Martins, ESCOLA ESTADUAL ELIAS NASSER , Goiás - disse:
    jaciracpa03@yahoo.com.br

    04/06/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns! Suas sugestões são ótimas!


  • Emerson Brandão, JOSE TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE EEFM , Ceará - disse:
    pebacoara@gmail.com

    22/04/2011

    Cinco estrelas

    Torna-se interessante destacar que a metodologia desta Aula permite que seja adapitada e trabalhada com qualquer outro conteúdo curricular, fazendo uso das TIC e envolvendo mais disciplinas.


  • Fábio Almeida, Telina Barbosa da Costa , Ceará - disse:
    netwayfabio@hotmail.com

    01/04/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante todo o procedimento da aula tomando cuidado em dividi-la em atapas e também aproveitando para a utilização da internet na criação de um blog. Parabéns


  • JEANNE TRINDADE, SEDUC- EEEP PRESIDENTE ROOSEVELT , Ceará - disse:
    trind.jeanne@gmail.com

    01/04/2011

    Quatro estrelas

    Uma aula interessnte, um assunto que deve ser abordado em todas as escolas, onde o aluno pode valorizar a diversidade cultural, assunto esse que pode ser abordado por várias disciplinas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.