13/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
1) Reconhecer a importância de uma alimentação saudável
2) Identificar os tipos de nutrientes encontrados em diferentes alimentos
3) Explicar as consequências físicas da falta de uma alimentação saudável
4) Promover debates sobre este tema englobando toda a população mundial
Sistema digestório
Fonte de consulta: http://inovabrasil.blogspot.com/2007/08/fisiologia-da-desnutrio.html
ATIVIDADE 1
Exibição de vídeo: Fome e Desnutrição no Brasil (4:35)
http://www.youtube.com/watch?v=dbfXegPc5jU
ATIVIDADE 2
Desnutrição no Brasil
Dentre os principais problemas que o povo brasileiro enfrenta é a fome e a desnutrição onde infelizmente o numero de famílias que estão vivendo em condições extremamente precárias é muito grande. O problema é ainda maior nas regiões do Norte e Nordeste, onde além da população sofrer com a falta de comida muitos tem que enfrentar outro problema que é a falta de água, mas o governo brasileiro lançou vários programas com o objetivo de acabar com esse mal, como o Programa Fome Zero, dentre outros. Mesmo assim, ainda há muito que ser feito para solucionar esse problema de uma vez por todas, mas enquanto isso não acontece, muita gente irá continuar sofrendo e tendo a esperança de que o dia de amanha será melhor. No entanto, a desnutrição é definida como o desequilíbrio nutricional no qual ocorre com indivíduos que se alimentam incorretamente, e com isso todos os nutrientes necessários não são absorvidos pelo corpo no qual podem levar a desnutrição. Há muitos motivos para que as pessoas passem fome e alguns deles são o clima muito seco que não favorece em nada, a seca devastadora que acontece nas regiões mais pobres, com o excesso de chuva ocorre muitas inundações acabando com toda a plantação, os abalos de terra e principalmente as pragas de insetos e também as enfermidades das plantas. Fora os desastres naturais há também muita falha humana como a instabilidade na política já que isso acontece pela má ineficácia e a má administração dos recursos naturais e também pelos conflitos civis, as invasões de terra que são realizadas por membros do MST dentre muitos outros fatores. No entanto o que esperamos é que as autoridades tomem alguma providência em relação à fome e a miséria em todo o mundo para que ao menos parte desta tragédia possa amenizada.Para se entender a desnutrição é muito importante, compreender pelo menos três conceitos: pobreza, fome e desnutrição. De acordo com vários pesquisadores, há uma estreita relação entre esses conceitos, mas cada um possui uma definição própria.
Desnutrição, Fome e Pobreza
A desnutrição, que geralmente acompanha as situações de fome e pobreza, decorre da inadequação alimentar tanto nos aspectos quantitativos (energéticos) quanto nos qualitativos (nutrientes). Isso implica dizer que a fome não é a única causa da desnutrição. O governo brasileiro lançou vários programas com o objetivo de acabar com esse mal, como o Programa Fome Zero, dentre outros. Mesmo assim, ainda há muito que ser feito para solucionar esse problema de uma vez por todas, mas enquanto isso não acontece, muita gente irá continuar sofrendo e tendo a esperança de que o dia de amanha será melhor. No entanto, a desnutrição é definida como o desequilíbrio nutricional no qual ocorre com indivíduos que se alimentam incorretamente, e com isso todos os nutrientes necessários não são absorvidos pelo corpo no qual podem levar a desnutrição. Há muitos motivos para que as pessoas passem fome e alguns deles são o clima muito seco que não favorece em nada, a seca devastadora que acontece nas regiões mais pobres, com o excesso de chuva ocorre muitas inundações acabando com toda a plantação, os abalos de terra e principalmente as pragas de insetos e também as enfermidades das plantas. Fora os desastres naturais há também muita falha humana como a instabilidade na política já que isso acontece pela má ineficácia e a má administração dos recursos naturais e também pelos conflitos civis, as invasões de terra que são realizadas por membros do MST dentre muitos outros fatores.
A desnutrição em crianças
As crianças são as que mais sofrem com o problema da desnutrição. A desnutrição mina o organismo, o qual não se mantém adequadamente, perdendo suas defesas. Milhares destas crianças morrem de causas como pneumonia, ou alguma insuficiência orgânica, quando na verdade a culpada é a falta de comida. A própria definição de desnutrição dada pala Organização Mundial de Saúde diz que desnutrição corresponde a uma série de condições patológicas que aparecem por deficiência de aporte, transporte e utilização dos nutrientes pelas células do organismo. A desnutrição faz seu maior número de vítimas entre lactentes (crianças que ainda mamam no peito) e crianças em idade pré-escolar.
Fontes de consulta:
http://www.jornalmetas.com.br/hp/index.asp?p_codmnu=1&p_codedo=111&p_codnot=4953
http://blogmail.com.br/desnutricao-no-brasil
ATIVIDADE 2 Trabalhando com o texto sobre desnutrição.
Primeiro momento: Distribuir o texto para cada aluno/a e solicitar que todos/as façam uma leitura silenciosa do texto.
Segundo momento: Dividir os/as alunos/as em grupos com quatro ou cinco elementos e distribuir uma questão para cada grupo.
1) Um dos principais problemas que o povo brasileiro enfrenta é a fome e desnutrição.
2) A fome e a desnutrição é maior nas regiões do Norte e Nordeste,mesmo com o Programa Fome Zero.
3) Conceito de desnutrição
4) Motivos que levam as pessoas a passarem fome e ou ficarem desnutridas.
5) Sugestões de medidas a serem tomadas par tentar resolver e ou amenizar a desnutrição no Brasil
Instruções:
a) Cada grupo receberá uma folha em branco e uma questão a ser respondida.
b) O grupo terá 6 minutos para responder cada pergunta.
c) Terminado este tempo, passará a sua resposta para o grupo da frente.
d) Após a leitura das respostas, o grupo deverá completar e ou colocar o que achar conveniente e assim sucessivamente.
e) Quando cada grupo receber a sua pergunta inicial, interrompe-se o rodízio das questões.
f) Cada grupo irá apresentar para os/as colegas, as respostas dadas para a sua questão.
Observação: Se necessário, os/as alunos/as poderão consultar o texto sobre desnutrição no Brasil.
ATIVIDADE 3
VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE
INFORMÁTICA: o professor deste conteúdo pode ajudar no desenvolvimento desta pesquisa. Os/as alunos/as irão pesquisar em sites, jornais, revistas e em artigos ou textos que trazem informações sobre o estado nutricional das populações mais pobres de nosso país.
LÍNGUA PORTUGUESA: o professor deste conteúdo pode contribuir no desenvolvimento desta pesquisa, ajudando os/as alunos/as a organizar essas informações e montar um relatório sobre a fome no Brasil.
http://www.jornalmetas.com.br/hp/index.asp?p_codmnu=1&p_codedo=111&p_codnot=4953
http://blogmail.com.br/desnutricao-no-brasill
A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula, portanto, será processual. Todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Assim sendo, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/10/2014
Quatro estrelasTema muito bom.