Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Biodiversidade: Destruição e Conservação

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Zaida Barros Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia R. M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar ações do homem que contribuem para a destruição do meio ambiente e para a vida dos seres vivos

2) Propiciar o debate sobre a importância de se preservar o meio ambiente e a vida dos seres vivos  

3) Estimular a formação de atitudes do homem que possam contribuir para a preservação do meio ambiente e garantia  da sobrevivência dos seres vivos

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Características dos seres vivos, cadeia e teia alimentar

Estratégias e recursos da aula

 

 Fonte de consulta: http://www.ceap.g12.br/projetos2008/8serieA/GuilhermeLucasMarcos/biodiversidade.htm

ATIVIDADE 1

Exibição do vídeo: 2010  Ano Internacional da Biodiversidade (3:08)

 http://www.youtube.com/watch?v=o_0UgXfvJJ8&feature=related   

1) Considerando as imagens contidas no vídeo, você consegue descobrir qual será o tema da aula de hoje?

2) Para você, qual é a mensagem do vídeo?

3) Para você existe relação entre o meio ambiente e as diferentes espécies de seres vivos?

4) Você já ouviu falar em biodiversidade? Quem poderia explicar o que esta palavra significa?

5) O ser humano depende da biodiversidade? Por quê?

6) Que motivos temos para conservá-la?

Professor: Ressalte a variedade de espécies mostradas no vídeo e também a complexidade das interações entre as diversas espécies de uma região.

Vamos conhecer a biodiversidade brasileira?

ATIVIDADE 2

TRABALHANDO COM O TEXTO:

O Brasil é campeão em biodiversidade. De cada cinco espécies do planeta, uma encontra-se aqui. Essa enorme diversidade deve-se ao fato da grande extensão territorial e aos diversos tipos de climas do país. O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. Nenhum outro país tem tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas. Os números impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), eles podem representar apenas 10% da vida no país. Como várias regiões ainda são muito pouco estudadas pelos cientistas, os números da biodiversidade brasileira tornam-se maiores na medida em que aumenta o conhecimento. Durante uma expedição de apenas 20 dias pelo Pantanal, coordenada pela ONG Conservation International (CI) e divulgada em 2001, foram identificadas 36 novas espécies de peixe, duas de anfíbio, duas de crustáceo e cerca de 400 plantas cuja presença naquele bioma era desconhecida pela ciência. O levantamento nacional de peixes de água doce coordenado pela Universidade de São Paulo (USP), publicado em 2004, indica a existência de 2.122 espécies, 10% a 15% delas desconhecidas até então. Texto extraído da seguinte fonte de consulta:   http://www.ceap.g12.br/projetos2008/8serieA/GuilhermeLucasMarcos/biodiversidade.htm 

1) Procure no dicionário o significado das palavras:

    biodiversidade - espécie - bioma

2) Você concorda que o " Brasil é o campeão em biodiversidade"? Justifique sua resposta.

3) Grife todas as espécies de seres vivos citadas no texto.

4) Segundo o texto, qual é aproximadamente o número de espécies de árvores e arbustos que o Brasil têm?

5) Todas as espécies de seres vivos da Amazônia já são conhecidas dos cientistas?

6) Quais destas ideias estão presentes no texto? Marque-as com um X.

a) A Amazônia pode ser explorada porque é muito rica. (   )

b) Não existe na Amazônia muitas espécies que existem em outros locais do mundo, e é isso que a torna pobre em variedade de vida. (   )

c) A Amazônia possui uma diversidade de formas de vida impressionante. (   )

ATIVIDADE 3

TRABALHANDO COM NOTÍCIAS

Professor/a: Solicite que os/as alunos/as tragam notícias de jornais e revistas que discutam situações criadas pelo ser humano que colocam em risco a biodiversidade.

Para a execução desta atividade, divida os/as alunos/as em cinco grupos.

1) Cada grupo deverá ler as notícias, retirar o tema central bem como as ideias relevantes de cada um delas.

2) Redigir um texto tentando abordar todas as informações obtidas na questão 1 e criar um título.

3) Socialização: Cada grupo irá apresentar seu texto para a sala. Esta apresentação pode ser em forma de jogral, jornal falado, paródia, poema, dramatização.

4) Montagem de dois painéis: um será destinado para as anexar os textos produzidos pelos/as alunos/as e o outro para anexar as notícias trazidas por eles/as.

 

ATIVIDADE 4

Exibição do vídeo: Diversidade Ameaçada (6:15)

http://www.youtube.com/watch?v=5rn4C1gUgCw&feature=related 

Explorando o vídeo:

1) O que significa a palavra extinção?

2) Quais são os motivos que levam uma espécie a entrar em extinção?

3) Quais são as interferências/ ações humanas que têm contribuído para a extinção de algumas espécies de animais e plantas?

4) No Brasil, quais são as regiões mais ameaçadas em termos da sua biodiversidade?

5) No Brasil, quais são as espécies de plantas mais ameaçadas de extinção?

6) No Brasil, quais são as espécies de animais mais ameaçadas de extinção?

7) Comparando o Brasil com outros países citados no vídeo, construa um gráfico utilizando as informações contidas no vídeo a respeito de todos os países citados.

8) Discuta esta afirmativa: “O homem é tido como o maior culpado pela destruição de diferentes espécies de seres vivos”.

VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE.

MATEMÁTICA: Construção de gráficos, conforme proposto na questão 7 (sete) da atividade 3.

GEOGRAFIA: Localizar no mapa mundi os países citados no vídeo e tentando descobrir o que estes países têm um comum em temos de localização geográfica, clima relevo.

LÍNGUA PORTUGUESA: As produções dos/as alunos/as poderão ser analisadas e corrigidas levando-se em consideração as normas de estruturação de textos.

 

 

  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula, portanto, será processual. Todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Assim sendo, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rita de Cassia, Escola Municipal , Bahia - disse:
    ritadecassiaarraial2009@hotmail.com

    01/05/2013

    Quatro estrelas

    Textos objetivos e esclarecedor. muito bom parabens.


  • Kaliandra, E. MUnicipal Iracy Lopo Lisboa , Minas Gerais - disse:
    kaliandrah@yahoo.com.br

    25/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as aulas disponíveis. são excelentes e muito boas de trabalhar, além de abordar a interdisciplinaridade, uma das minhas maiores dificuldades. Pois não é fácil aderir a essa necessidade. Vou continuar a visitar o site e indicar a todos os meus colegas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.