13/01/2011
Cláudia R. M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
1) Identificar ações do homem que contribuem para a destruição do meio ambiente e para a vida dos seres vivos
2) Propiciar o debate sobre a importância de se preservar o meio ambiente e a vida dos seres vivos
3) Estimular a formação de atitudes do homem que possam contribuir para a preservação do meio ambiente e garantia da sobrevivência dos seres vivos
Características dos seres vivos, cadeia e teia alimentar
Fonte de consulta: http://www.ceap.g12.br/projetos2008/8serieA/GuilhermeLucasMarcos/biodiversidade.htm
ATIVIDADE 1
Exibição do vídeo: 2010 Ano Internacional da Biodiversidade (3:08)
http://www.youtube.com/watch?v=o_0UgXfvJJ8&feature=related
1) Considerando as imagens contidas no vídeo, você consegue descobrir qual será o tema da aula de hoje?
2) Para você, qual é a mensagem do vídeo?
3) Para você existe relação entre o meio ambiente e as diferentes espécies de seres vivos?
4) Você já ouviu falar em biodiversidade? Quem poderia explicar o que esta palavra significa?
5) O ser humano depende da biodiversidade? Por quê?
6) Que motivos temos para conservá-la?
Professor: Ressalte a variedade de espécies mostradas no vídeo e também a complexidade das interações entre as diversas espécies de uma região.
Vamos conhecer a biodiversidade brasileira?
ATIVIDADE 2
TRABALHANDO COM O TEXTO:
O Brasil é campeão em biodiversidade. De cada cinco espécies do planeta, uma encontra-se aqui. Essa enorme diversidade deve-se ao fato da grande extensão territorial e aos diversos tipos de climas do país. O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. Nenhum outro país tem tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas. Os números impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), eles podem representar apenas 10% da vida no país. Como várias regiões ainda são muito pouco estudadas pelos cientistas, os números da biodiversidade brasileira tornam-se maiores na medida em que aumenta o conhecimento. Durante uma expedição de apenas 20 dias pelo Pantanal, coordenada pela ONG Conservation International (CI) e divulgada em 2001, foram identificadas 36 novas espécies de peixe, duas de anfíbio, duas de crustáceo e cerca de 400 plantas cuja presença naquele bioma era desconhecida pela ciência. O levantamento nacional de peixes de água doce coordenado pela Universidade de São Paulo (USP), publicado em 2004, indica a existência de 2.122 espécies, 10% a 15% delas desconhecidas até então. Texto extraído da seguinte fonte de consulta: http://www.ceap.g12.br/projetos2008/8serieA/GuilhermeLucasMarcos/biodiversidade.htm
1) Procure no dicionário o significado das palavras:
biodiversidade - espécie - bioma
2) Você concorda que o " Brasil é o campeão em biodiversidade"? Justifique sua resposta.
3) Grife todas as espécies de seres vivos citadas no texto.
4) Segundo o texto, qual é aproximadamente o número de espécies de árvores e arbustos que o Brasil têm?
5) Todas as espécies de seres vivos da Amazônia já são conhecidas dos cientistas?
6) Quais destas ideias estão presentes no texto? Marque-as com um X.
a) A Amazônia pode ser explorada porque é muito rica. ( )
b) Não existe na Amazônia muitas espécies que existem em outros locais do mundo, e é isso que a torna pobre em variedade de vida. ( )
c) A Amazônia possui uma diversidade de formas de vida impressionante. ( )
ATIVIDADE 3
TRABALHANDO COM NOTÍCIAS
Professor/a: Solicite que os/as alunos/as tragam notícias de jornais e revistas que discutam situações criadas pelo ser humano que colocam em risco a biodiversidade.
Para a execução desta atividade, divida os/as alunos/as em cinco grupos.
1) Cada grupo deverá ler as notícias, retirar o tema central bem como as ideias relevantes de cada um delas.
2) Redigir um texto tentando abordar todas as informações obtidas na questão 1 e criar um título.
3) Socialização: Cada grupo irá apresentar seu texto para a sala. Esta apresentação pode ser em forma de jogral, jornal falado, paródia, poema, dramatização.
4) Montagem de dois painéis: um será destinado para as anexar os textos produzidos pelos/as alunos/as e o outro para anexar as notícias trazidas por eles/as.
ATIVIDADE 4
Exibição do vídeo: Diversidade Ameaçada (6:15)
http://www.youtube.com/watch?v=5rn4C1gUgCw&feature=related
Explorando o vídeo:
1) O que significa a palavra extinção?
2) Quais são os motivos que levam uma espécie a entrar em extinção?
3) Quais são as interferências/ ações humanas que têm contribuído para a extinção de algumas espécies de animais e plantas?
4) No Brasil, quais são as regiões mais ameaçadas em termos da sua biodiversidade?
5) No Brasil, quais são as espécies de plantas mais ameaçadas de extinção?
6) No Brasil, quais são as espécies de animais mais ameaçadas de extinção?
7) Comparando o Brasil com outros países citados no vídeo, construa um gráfico utilizando as informações contidas no vídeo a respeito de todos os países citados.
8) Discuta esta afirmativa: “O homem é tido como o maior culpado pela destruição de diferentes espécies de seres vivos”.
VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE.
MATEMÁTICA: Construção de gráficos, conforme proposto na questão 7 (sete) da atividade 3.
GEOGRAFIA: Localizar no mapa mundi os países citados no vídeo e tentando descobrir o que estes países têm um comum em temos de localização geográfica, clima relevo.
LÍNGUA PORTUGUESA: As produções dos/as alunos/as poderão ser analisadas e corrigidas levando-se em consideração as normas de estruturação de textos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade_no_Brasil
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/biodiversidade.htm
http://www.terrazul.m2014.net/breve.php3?id_breve=119
http://planetadobem.blogspot.com/2010/02/riqueza-de-biodiversidade-brasileira.html
A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula, portanto, será processual. Todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Assim sendo, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/05/2013
Quatro estrelasTextos objetivos e esclarecedor. muito bom parabens.
25/04/2011
Cinco estrelasAdorei as aulas disponíveis. são excelentes e muito boas de trabalhar, além de abordar a interdisciplinaridade, uma das minhas maiores dificuldades. Pois não é fácil aderir a essa necessidade. Vou continuar a visitar o site e indicar a todos os meus colegas.