Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Equilíbrio e deslocamentos corporais em diferentes níveis e trajetórias/Ensino Especial

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Desenvolver o equilíbrio mediante utilização das partes do corpo;

-Utilizar segmentos como tronco, pernas, quadris para se equilibrar;

-Desenvolver equilíbrio em declive e aclive; escorregando;

-Desenvolver o equilíbrio com trabalho individual e em dupla;

-Caminhar em diferentes níveis (alto, médio e baixo).

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Trilha do “já-quem-pô” 

Material: Giz ou fita crepe.

Descrição da atividade: Com um giz ou uma fita crepe, o professor desenhará na quadra um caminho cheio de curvas.

Deverá dividir a turma em duas equipes; cada equipe deverá formar uma coluna em cada extremidade da trilha. Ao sinal do professor o primeiro de cada coluna andará pela trilha o mais rápido que puder até encontrar o colega da equipe adversária. Neste momento ambos deverão jogar uma partida de “já-quem-pô”

Como jogar?

Para jogar o “já-quem-pô, alguns termos devem ser apreendidos:

  1. mão fechada : significa pedra;
  2. mão aberta: significa papel;
  3. mão fechada com apenas os dedos indicador e médio estendidos, no formato em “V”: significa tesoura.

Algumas regras do jogo: para obter resultado para pontuação faz-se necessário seguir as orientações abaixo apresentadas:

 1. a tesoura em competição com o papel, será vencedora, pois ela corta o mesmo;

 2. o papel em competição com a pedra será vencedor, pois cobre a mesma;

 3. a pedra em competição com a tesoura será vencedora, pois quebra a mesma.

Para clarificar as jogadas, a figura abaixo apresenta os diferentes níveis da competição.

Figura 1: Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_AlNyhvdfAW8/TNU71CnwfeI/AAAAAAAABwg/0QV7SzC9TDc/s1600/2010.11.06_imagem_+08.56.58.jpg 

acesso em: 24.11.10.

Continuando o jogo: o jogador vencedor do “já-quem-pô segue pela trajetória desenhada, enquanto o perdedor cede seu lugar para o próximo da coluna de sua equipe. Este irá ao encontro com o concorrente vencedor, isto é, o adversário, onde deverão novamente jogar o “já-quem-pô.

Vencerá a equipe que alcançar a extremidade da trilha da equipe adversária.  

Referência: Atividade adaptada de : AWAD, Hani. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação. 3ª Ed. Jundiaí: Fontoura, 2008.

Atividade 2: Jogo do equilíbrio.

Material:  uma corda.

Descrição da atividade: em uma corda estendida  ao chão com suas extremidades fixas, os alunos andarão em cima desta de um lado para o outro.

Conforme o desempenho de cada criança no desenvolvimento da atividade, ou seja, esta apresente evolução em relação ao equilíbrio, o professor poderá apresentar desafios com nível maior de complexidade, como:

  1. de posse de um bambolê, executar a trajetória caminhando na corda, girando o bambolê com um dos braços;
  2. caminhar em cima da corda com um livro na cabeça;
  3. executar a trajetória caminhando na corda de costas, entre outros desafios que achar conveniente ao nível de desenvolvimento dos alunos participantes.

Referência: Atividade adaptada de : MAJOR, Suzanne. Crianças com dificuldades de aprendizado: Jogos e aprendizado. Editora Manole, 1990.

Figura 2:Disponivel em:  http://api.ning.com/files/sBknza1DDVcoMauX8SNKxPQKnXFdWdLIhk6Rk*axPgv2fBFdVa*oghZ92HMM2TZTr2f8BM7HKtSt*5-VagDOFVWRCjEwVpzw/2291042325_679f9be154.jpg 

acesso em: 24.11.10.

Atividade 3: A centopéia.

Formação: grupos constituídos de quatro a seis alunos.

Descrição da atividade: o grupo em fileira deverá se posicionar apoiando as mãos no chão e os pés sobre os ombros de colega que se encontra atrás deste. O último da fileira ficará de joelhos, tendo os pés do colega da frente apoiado em seus ombros.

O professor, tendo todos os grupos na posição, deverá solicitar a estes que executem deslocamentos diversificados como: andar para frente, lateralmente, tomando cuidado para não se desequilibrarem. Deve-se iniciar a brincadeira com grupos de quatro podendo aos poucos agregar mais alunos na medida em que o grupo sentir-se capaz de cumprir a tarefa.

Referência: CIVITATE, Héctor. 505 Jogos Cooperativos e Competitivos. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

Atividade 4: Escorregador e gangorra.

Material: escorregador, gangorra, balança.

Descrição da atividade: Para que possa oportunizar as crianças possibilidades para desenvolver o equilíbrio o professor deverá levá-las ao parquinho da escola onde poderão explorar os brinquedos, como subir e descer no escorregador, escorregar deitada em decúbito ventral, de costas, sentada sem apoiar as mãos, de cócoras com apoio das mãos na lateral do escorregador, entre outras posições desafiadoras.

Outro brinquedo é a gangorra, onde poderão se equilibrar, entre dois pesos. Enquanto uma criança está ao alto, a outra está abaixo da gangorra, controlando por meio do equilíbrio e força os dois corpos.

A balança é mais um brinquedo onde se pode desenvolver o equilíbrio brincando.

Referência: Autoria própria.

Figura 3: Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,34575136,00.jpg 

acessoem: 24.11.10.

Figura 4: Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,34575197,00.jpg 

acesso em: 24.11.10.

Dica: Uma boa brincadeira para trabalhar o equilíbrio é a “Amarelinha” ou  “Jogo da Macaca”, onde os alunos poderão desenhar o jogo no chão e brincar  pulando as casas numeradas. Acesse o link abaixo um vídeo e poderá visualizar a brincadeira.

Disponível em: http://www.forum-mergulho.com/index.php?/topic/17696-brincadeiras-para-desenvolver-o-equilibrio/ 

acesso em:  24.11.10.

Professor ... o equilíbrio reúne um conjunto de aptidões estáticas (sem movimento) e dinâmicas (com movimento), abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção.

O equilíbrio estático caracteriza-se pelo tipo de equilíbrio conseguido em determinada posição ou de apresentar a capacidade de manter certa postura sobre uma base.

O equilíbrio dinâmico é aquele conseguido com o corpo em movimento, determinando sucessivas alterações da base de sustentação. Quando um corpo está em movimento retilíneo uniforme diz-se que está em equilíbrio dinâmico.

Disponível em:  http://cepbnormal.blogspot.com/2008/05/o-equilbrio-psicomotor.html 

acesso  em: 28.11.10.

Por isso... torna-se importante possibilitar espaços e desafios que levem a criança a tomar iniciativas inovadoras na intenção de superar esses desafios, se conhecendo mais a cada dia e assim se desenvolvendo.

Recursos Complementares

Equilibrando as formas geométricas!  

Este recurso oferece desafios inusitados em relação ao equilíbrio!

O professor poderá apresentá-lo aos alunos para que possam visualizar o equilíbrio e brincar com as formas geométricas!

Professor: ao acessar o  recurso por meio do link: http://www.ojogos.pt/jogo/catastrophic-construction.html, todos visualizarão um “quadrado maluco”, sempre em movimento.

Para iniciar a brincadeira:

- clique em “play”;

- na tela, visualizará três tipos de desafios apresentados em diferentes níveis de dificuldade: relaxed/ neutral/extreme;

- escolha um dos níveis e clique neste;

- as fases de cada nível apresentam formas geométricas (quadrado, triângulo e retângulo). Torna-se importante professor deixar que os alunos encontrem as formas corretas que correspondem ao quadro e explicá-los que cada forma deve ficar equilibrada, sendo que as formas estarão representadas com um contorno no meio da tela, o que representará o encaixe das peças de formas geométricas que descerão pela tela. Assim que as peças chegarem no final da tela os alunos utilizando o mouse, deverão encaixá-las na forma que está representado o contorno, para que as mesmas fiquem equilibradas!

Excelente desafio. Equilibre-as!!  

Obs: quantidade de fases por nível de dificuldade:

- nível relaxed: apresenta oito fases em formas geométricas e níveis de dificuldades diferenciadas;

- nível neutral:  apresenta seis fases em formas geométricas e níveis de dificuldades diferenciadas;

- nível extreme:  apresenta cinco fases em formas geométricas e níveis de dificuldades diferenciadas.

Disponível em: http://www.ojogos.pt/jogo/catastrophic-construction.html 

acesso em: 24.11.10. 

Avaliação

A avaliação deverá ser feita no decorrer de toda a aula, tendo a observação do professor direcionada:

- as dificuldades do aluno em conhecer um ponto de equilíbrio do seu corpo;

- se o aluno compreende o que é o equilíbrio;

- nível de estratégia utilizada pelo aluno para superar o desequilíbrio.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.