Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUÇÃO TEXTUAL: CATÁLOGO DAS FLORES

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Glória Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre  as flores e  seus processos reprodutivos das plantas em relação aos diversos tipos presentes na natureza;
  • Analisar   textos  relativos à temática, procurando encontrar diferenças e semelhanças quanto às mensagens, apelos, informações e linguagens de cada uma;
  • Reconhecer e valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento.
  • Produzir textos
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ser um leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

1º ATIVIDADE:

Reúna as crianças em círculo, apresente a capa do livro " AS FLORES DA PRIMAVERA" , esconda o título e mostrando apenas a ilustração inicial, indague-os:/

Qual será o título desse livro?

Qual será a história contida nesse livro?

Quem será o autor? Será que o traço do desenho lembra algum outro personagem conhecido?

Anote as suposições iniciais dos alunos na lousa.

Apresente o título e confira quem acertou.

Poderá ser muito rico apresentar outros desenhos do Ziraldo para que se confirme a características do traço do autor-ilustrador.

AS FLORES DA PRIMAVERA

Coleção: BICHIM

Autor: ZIRALDO

Editora: MELHORAMENTOS

Sinopse:  De todas as estações do ano, a preferida do bichinho da maçã é a primavera. É quando ele se diverte entre as flores mais lindas, das mais variadas cores e formas.

Sugestões de outros títulos do autor para a comparação do traço do desenho:

Fonte das Imagens: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=livros+do+ziraldo&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq= 

2º ATIVIDADE:

Leia a história.

Pergunte as opiniões sobre a história.

Peça que eles relembrem as flores citadas na história, anote no quadro, construindo uma lista.

Durante a construção, pergunte sobre a grafia das palavras. Por exemplo:

  • " Como se escreve GIRASSOL?" .
  •  "Com um ou dois S?"
  •  "Quem pode me explicar porque GIRASSOL é escrito com dois SS?"
  •  "Quem pode me dar outros exemplos de palavras também escritas com dois SS?"

Problematizando cada escrita  você estará possibilitando que verbalizem os conhecimentos que já possuem e  aqueles que precisam de novas explicações e exemplificações para construção de novos  conhecimentos.

Ao final da lista você terá escrito as seguintes palavras que são citadas na história:

GIRASSOL

CRAVO

TULIPA

DÁLIA

LÍRIO

NARCISO

ROSA

MARGARIDA

3º ATIVIDADE:

Indague:

Se eles conhecem todos os tipos de flores citadas pelo autor;

Quais eles conhecem;

Qual a preferida de cada aluno;

Quais outras flores eles conhecem e que não foram citadas pelo autor.

Acrescente o nome das outras flores conhecidas pelas crianças.

A proposta torna-se mais adequada se a lista de flores, construída coletivamente, tiver a metade da quantidade de alunos da sala. Desta forma, em uma sala de 24 alunos, seria bom que a lista tivesse 12 flores.

Quando realizei a proposta os tipos de flores citadas, fora as propostas pelo livro, foram:

CRISÂNTEMO

ORQUÍDEA

VIOLETA

HIBISCO

COPO DE LEITE

BROMÉLIA

GERBERA

ANTÚRIO

ANGÉLICA

Os nomes citados pelas crianças deverão variar de acordo com a região onde reside.

A lista deverá ser afixada no mural da sala.

Como atividade diária, organize o bingo das flores que funciona da seguinte forma:

Todos os dias os alunos participaram de um bingo para escolha do ajudante do dia.

Cada criança deverá escolher um número par de flores ( 4, 6 ou 8) a ser determinado pela professora e anotar em uma folha padrão. Exemplo:

 

O professor coloca em um saquinho os nomes das flores da lista e promove o sorteio.  Varie a forma do sorteio; Algumas vezes escolha um aluno para retirar do saco e ler o papel sorteado, outras vezes  cada criança tira um papelzinho. Ganha a criança que marcar toda a cartela.

4º ATIVIDADE:

Exponha imagens das flores que constam na lista. Exemplo:

 

Fonte das Imagens: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=flores&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g10&aql=&oq= 

Organize a turma em duplas .

Peça que as duplas observem as fotos e escolham uma para produção de uma legenda.

Apresente o conceito de legenda: "Legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação".

A dupla deve debater a legenda que pretende escrever e apresentar oralmente para a turma.

Nesse momento, cabe ao professor  apresentar as diferenças entre os  modos de falar e de escrever.

Circule entre as duplas tirando  dúvidas, fazendo intervenções e auxiliando na reflexão quanto à norma ortográfica.

As duplas, após a produção textual, deverão apresentar para o grande grupo.

Organize as fotos e as legendas compondo mural na sala de aula.

5º ATIVIDADE:

Proponha uma  pesquisa para construção de um catálogo e um seminário sobre as flores contidas na lista.

Organize a turma em duplas.

Sorteie as flores por dupla.

Construa um cronograma de atividades. Exemplo:

ATIVIDADES

PRAZOS

CONFECÇÃO DA FICHA CIENTÍFICA

 

PESQUISA

 

REVISÃO  COLETIVA DA PESQUISA

 

ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL

 

ENSAIOS

 

APRESENTAÇÃO

 

Anote no mural da classe, juntamente com o cronograma :

  • O nome das duplas e o objeto da pesquisa;
  •  Itens que serão pesquisados pelos grupos.

Itens que poderão constituir a ficha científica:

  • Nome Científico:
  • Nomes Populares:
  • Família:
  • Origem:
  • Características:
  • Reprodução:
  •  Luminosidade:
  •  Solo:
  •  Regas:

5º ATIVIDADE:

Acompanhe a realização das pesquisas solicitando diariamente um relato de como andam os trabalhos;

Promova espaços na aula para troca de informações, ideias e debates;

Forneça endereços de sites confiáveis de pesquisa. Exemplos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/

http://www.cultivando.com.br/consulta_plantas_ornamentais_flores_fotos.html

http://fichas.infojardin.com/listas/r.htm

http://www.jardimdeflores.com.br/jardinagem.htm

 

Indique alguns livros e revistas para consulta. Organize uma visita na biblioteca escolar.

Exemplos de algumas obras:

Cumpra os prazos do cronograma e exija que eles também cumpram;

Revise os textos, os dados , as imagens, os materiais que cada grupo irá precisar para sua apresentação.

Realize ensaios.

Incentive-os em realizar uma apresentação sensorial, onde os 5 sentidos sejam  envolvidos: o aroma, a aparência, a textura e, até o sabor. São muitas as receitas culinárias utilizando flores. Veja o site:

http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/fotos/be-a-ba-da-cozinha/receitas-flores-seu-cardapio-clima-primavera-597881.shtml

Organize o evento, produzindo com os alunos, convites e cartazes para serem distribuídos aos pais e a comunidade escolar.

Faça do evento um momento cerimonioso, desde  organização da sala até a preparação dos alunos.

Se for possível registre o evento com fotos o/ou filmagem.  

 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar:  

  •  O envolvimento e a participação  durante todo o processo;
  • A ampliação do  repertório linguístico;
  • A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;    
  • A disposição  em contribuir para a realização das etapas das atividades;     
  • O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Creusa Ferreira Silva Barbaroto, OLIMPIO CRUZ PROF EMEF , São Paulo - disse:
    creusinhabarbara@gmail.com

    31/08/2011

    Cinco estrelas

    como eu sou apaixonada por flores eu adorei a sua aula! se não se importar vou usar algumas de suas ideias. Pensei em fazer uma coletânea de flores da turma, onde cada aluno expressaria o porque gosta de determinada flor.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.