Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ações afirmativas - sistema de cotas raciais

 

25/03/2011

Autor e Coautor(es)
FERNANDO ALVES ZULIANI
imagem do usuário

QUIRINOPOLIS - GO ESC MUL RURAL ANTONIO SABINO TOME

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta ação tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o sistema de cotas nas unidades públicas, levando em consideração todo o passado de exploração que nossos irmãos afro viveram, analisando o sistema de cotas com todos seus aspectos positivos e negativos e fazer uma enquete levantando o percentual de alunos a favor e contra o sistema de cotas racial.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Praticamente não são necessários conhecimentos prévios por que o objetivo deste trabalho é para esclarecer e fazer uma enquete com os próprios alunos se são a favor ou contra o sistema de cotas.

Estratégias e recursos da aula

No primeiro o momento será feito uma explanação do tema expondo a lei nº 3.708 que entrou em vigor em 2.001 onde reserva um percentual de vagas nas universidades públicas para estudantes que sempre estudaram em escolas públicas e para os vestibulando que se declararam negros no ato da inscrição.

Desde que fora aprovada, a lei vem causando discussões frequentes sobre o assunto, uma vez que a luz do artigo 206, I, da CF, todos tem “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”. (DURÃO DE MACEDO, 2009. s.p.)   

Baseando-se no princípio de que a Constituição não tem palavras desnecessárias, tal lei torna-se inconstitucional no momento em que a contradiz, dando privilégios àqueles que constitucionalmente são iguais aos demais.

Em seguida será apresentado uma reportagem do Jornal Nacional, onde na data estava em votação esta ação afirmativa.

Jornal Nacional – 19 de Maio de 2.009

Após a divulgação do vídeo será questionado os méritos dos alunos afrodescendentes que conseguiram entrar na universidade através do sistema de cotas, levando em consideração todo o passado de exploração que seus antepassados e levando em consideração também as faltas de oportunidades que a eles imposta devido este passado, considerando até que ponto eles podem ter alguma culpa deste fato.

Levantar a discussão sobre o mérito onde alunos de melhores condições que tiveram condições de estudar sempre em escolas particulares e tiveram condições de frequentar os melhores cursinhos de preparação para o vestibular por ter dedicação exclusiva aos estudos, questionar também a situação dos alunos que sempre estudaram em escolas públicas onde nem sempre teve condições de pagar por cursinhos por ter que conciliar trabalho e escola sendo o trabalho uma condição para sustento de sua família.

Jovem que se diz prejudicado pelo sistema de cotas raciais

Em seguida analisar como será feito a classificação racial, quais critérios serão levados em consideração para chegar a conclusão se o vestibulando realmente é ou não afrodescendente.

Como é feito a classificação de cor?

Neste momento os alunos estão com informações quase suficiente para expressar seu ponto de vista sobre o tema, agora deve ser apresentados aos alunos o vídeo onde mostra um debate com opiniões de pessoas a favor e contrarias ao sistema de cotas racial.

Debate sobre as cotas raciais

Para o fechamento do tema, oriento para que seja elaborada uma cédula eleitoral com os seguintes dizeres a favor do sistema de cotas racial ou contra o sistema de cotas racial, a eleição deve ser feita de forma secreta e contagem dos votos devem ser feita logo em seguida, após o resultado final, fazer o levantamento em percentual do resultado e divulgar entre os alunos.

Recursos Complementares

Vídeos:

Reportagem do Jornal Nacional sobre o sistema de cotas.

Jornal Nacional 18 / 12 / 2008

Reportagem da Rede Record sobre os cinco anos do sistema de cotas universitárias.

Jornal da Record - 5 anos de cotas sociais

Debate organizado pela Rede Bandeirantes sobre o sistema de cotas universitárias.

Canal Livre - Debate sobre ações afirmativas

Sugestões de leituras:

DURÃO DE MACÊDO, Márcia Andréa. “Cotas raciais nas universidades brasileiras. Legalização da discriminação”. Elaborado em junho de 2006. s.p. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=13491&p=2.

Artigo - Márcia Andréia Durão de Macêdo

GRISA, Gregório Durlo. “Pensando o significado das cotas sociais e raciais nas universidades publicas brasileiras”. S.d. s.p. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/_temp/sites/000/2/download/artigojornadaestudos.pdf.

Artigo - Gregório Durlo Grisa

Avaliação

Através da participação dos alunos durante os debates.

Pela clareza de expressão durante sua fala.

Cada participante deverá realizar uma auto-avaliação de sua participação nas atividades. Deverá também relatar os aspectos e conteúdos que mais lhe chamaram a atenção.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.