25/03/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Esta ação tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o sistema de cotas nas unidades públicas, levando em consideração todo o passado de exploração que nossos irmãos afro viveram, analisando o sistema de cotas com todos seus aspectos positivos e negativos e fazer uma enquete levantando o percentual de alunos a favor e contra o sistema de cotas racial.
Praticamente não são necessários conhecimentos prévios por que o objetivo deste trabalho é para esclarecer e fazer uma enquete com os próprios alunos se são a favor ou contra o sistema de cotas.
No primeiro o momento será feito uma explanação do tema expondo a lei nº 3.708 que entrou em vigor em 2.001 onde reserva um percentual de vagas nas universidades públicas para estudantes que sempre estudaram em escolas públicas e para os vestibulando que se declararam negros no ato da inscrição.
Desde que fora aprovada, a lei vem causando discussões frequentes sobre o assunto, uma vez que a luz do artigo 206, I, da CF, todos tem “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”. (DURÃO DE MACEDO, 2009. s.p.)
Baseando-se no princípio de que a Constituição não tem palavras desnecessárias, tal lei torna-se inconstitucional no momento em que a contradiz, dando privilégios àqueles que constitucionalmente são iguais aos demais.
Em seguida será apresentado uma reportagem do Jornal Nacional, onde na data estava em votação esta ação afirmativa.
Jornal Nacional – 19 de Maio de 2.009
Após a divulgação do vídeo será questionado os méritos dos alunos afrodescendentes que conseguiram entrar na universidade através do sistema de cotas, levando em consideração todo o passado de exploração que seus antepassados e levando em consideração também as faltas de oportunidades que a eles imposta devido este passado, considerando até que ponto eles podem ter alguma culpa deste fato.
Levantar a discussão sobre o mérito onde alunos de melhores condições que tiveram condições de estudar sempre em escolas particulares e tiveram condições de frequentar os melhores cursinhos de preparação para o vestibular por ter dedicação exclusiva aos estudos, questionar também a situação dos alunos que sempre estudaram em escolas públicas onde nem sempre teve condições de pagar por cursinhos por ter que conciliar trabalho e escola sendo o trabalho uma condição para sustento de sua família.
Jovem que se diz prejudicado pelo sistema de cotas raciais
Em seguida analisar como será feito a classificação racial, quais critérios serão levados em consideração para chegar a conclusão se o vestibulando realmente é ou não afrodescendente.
Como é feito a classificação de cor?
Neste momento os alunos estão com informações quase suficiente para expressar seu ponto de vista sobre o tema, agora deve ser apresentados aos alunos o vídeo onde mostra um debate com opiniões de pessoas a favor e contrarias ao sistema de cotas racial.
Para o fechamento do tema, oriento para que seja elaborada uma cédula eleitoral com os seguintes dizeres a favor do sistema de cotas racial ou contra o sistema de cotas racial, a eleição deve ser feita de forma secreta e contagem dos votos devem ser feita logo em seguida, após o resultado final, fazer o levantamento em percentual do resultado e divulgar entre os alunos.
Vídeos:
Reportagem do Jornal Nacional sobre o sistema de cotas.
Jornal Nacional 18 / 12 / 2008
Reportagem da Rede Record sobre os cinco anos do sistema de cotas universitárias.
Jornal da Record - 5 anos de cotas sociais
Debate organizado pela Rede Bandeirantes sobre o sistema de cotas universitárias.
Canal Livre - Debate sobre ações afirmativas
Sugestões de leituras:
DURÃO DE MACÊDO, Márcia Andréa. “Cotas raciais nas universidades brasileiras. Legalização da discriminação”. Elaborado em junho de 2006. s.p. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=13491&p=2.
Artigo - Márcia Andréia Durão de Macêdo
GRISA, Gregório Durlo. “Pensando o significado das cotas sociais e raciais nas universidades publicas brasileiras”. S.d. s.p. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/_temp/sites/000/2/download/artigojornadaestudos.pdf.
Através da participação dos alunos durante os debates.
Pela clareza de expressão durante sua fala.
Cada participante deverá realizar uma auto-avaliação de sua participação nas atividades. Deverá também relatar os aspectos e conteúdos que mais lhe chamaram a atenção.
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