Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O HOMEM E OS OUTROS ANIMAIS

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio desta aula pretende-se que o aluno possa:

descrever antropocentrismo;

expressar-se criticamente sobre a relação do homem com os animais;

listar medidas para a preservação da vida na Terra.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre classificação dos animais e suas características.

Estratégias e recursos da aula

A crônica Da utilidade dos animais de Carlos Drummond de Andrade foi escrita na década de 70 e nos conduz a pensar sobre nossa relação com os animais.

Professor, disponibilize o texto para conhecimento dos alunos,  porém não coloque o título da crônica.

                                                             ___________________________________________

                                                                                                                                                                                                                                                                                        

                                                                                                                              Carlos Drummond de Andrade

Terceiro dia de aula. A professora é um amor. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. É preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles têm direito à vida, como nós, e além disso,  são muito úteis. Quem não sabe que o cachorro é o maior amigo da gente? Cachorro faz muita falta. Mas não é só ele não. A galinha, o peixe, a vaca… Todos ajudam.

- Aquele cabeludo ali, professora, também ajuda?

- Aquele? É o iaque, um boi da Ásia Central. Aquele serve de montaria e de burro de carga. Do pelo se fazem perucas bacanas. E a carne, dizem que é gostosa.

- Mas se serve de montaria, como é que a gente vai comer ele?

- Bem, primeiro serve para uma coisa, depois para outra. Vamos adiante.

Este é o texugo. Se vocês quiserem pintar a parede do quarto, escolham pincel de texugo. Parece que é ótimo.

- Ele faz pincel, professora?

- Quem, o texugo? Não, só fornece o pêlo. Para pincel de barba também, que o Arturzinho vai usar quando crescer.

Arturzinho objetou que pretende usar barbeador elétrico. Além do mais, não gostaria de pelar o texugo, uma vez que devemos gostar dele, mas a professora já explicava a utilidade do canguru:

- Bolsas, mala, maletas, tudo isso o couro do canguru dá pra gente. Não falando da carne. Canguru é utilíssimo.

- Vivo, fessora?

- A vicunha, que vocês estão vendo aí, produz… produz é maneira de dizer, ela fornece, ou por outra, com o pelo dela nós preparamos ponchos, mantas, cobertores, etc.

- Depois a gente come a vicunha, né fessora?

 - Daniel, não é preciso comer todos os animais. Basta retirar a lã da vicunha, que torna a crescer…

- A gente torna a corta? Ela não tem sossego, tadinha.

- Vejam agora como a zebra é camarada. Trabalha no circo, e seu couro listrado serve para forro de cadeira, de almofada e para tapete. Também se aproveita a carne, sabem?

- A carne também é listrada?- pergunta que desencadeia riso geral.

- Não riam da Betty, ela é uma garota que quer saber direito as coisas. Querida, eu nunca vi carne de zebra no açougue, mas posso garantir que não é listrada. Se fosse, não deixaria de ser comestível por causa disto. Ah, o pinguim? Este vocês já conhecem da praia do Leblon, onde costuma aparecer, trazido pela correnteza. Pensam que só serve para brincar? Estão enganados. Vocês devem respeitar o bichinho. O excremento...

– Não sabem o que é? O cocô do pinguim é um adubo maravilhoso: guano, rico em nitrato. O óleo feito da gordura do pinguim…

- A senhora disse que a gente deve respeitar.

 - Claro. Mas o óleo é bom.

- Do javali, professora, duvido que a gente lucre alguma coisa.

- Pois lucra. O pelo dá escovas é de ótima qualidade.

 - E o castor?

- Pois quando voltar a moda do chapéu para os homens, o castor vai prestar muito serviço. Aliás, já presta, com a pele usada para agasalhos. É o que se pode chamar de um bom exemplo.

- Eu, hem?

- Dos chifres do rinoceronte, Belá, você pode encomendar um vaso raro para o living da sua casa. Do couro da girafa Luís Gabriel pode tirar um escudo de verdade, deixando os pêlos da cauda para Tereza fazer um bracelete genial. A tartaruga-marinha, meu Deus, é de uma utilidade que vocês não cauculam. Comem-se os ovos e toma-se a sopa: uma de-lí-cia. O casco serve para fabricar pentes, cigarreiras, tanta coisa. O biguá é engraçado.

- Engraçado, como?

- Apanha peixe pra gente.

- Apanha e entrega, professora?

- Não é bem assim. Você bota um anel no pescoço dele, e o biguá pega o peixe mas não pode engolir. Então você tira o peixe da goela do biguá.

- Bobo que ele é.

 - Não. É útil. Ai de nós se não fossem os animais que nos ajudam de todas as maneiras. Por isso que eu digo: devemos amar os animais, e não maltratá-los de jeito nenhum. Entendeu, Ricardo?

- Entendi, a gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pêlo, o couro e os ossos.

Texto extraído de Drummond, Carlos de. De notícias e não notícias faz-se a crônica. Rio de Janeiro, José Olympio, 1975.  

I. Professor,  explore o texto propondo as seguintes atividades:

1.  Peça ao aluno para dar um título ao texto.

2.  Depois apresente o título dado à crônica pelo seu autor Carlos Drumond de Andrade. Socialize  com os alunos quais títulos sugeridos mais se aproximaram do título dado pelo autor.

3.   Procure no dicionário o sinônimo e o antônimo de útil.   

II. As questões que se seguem objetivam associar o texto aos conhecimentos que os alunos já possuem sobre animais.

1. Retirar do texto o nome de todos os animais que são citados. Identifique a sua classificação e o meio em que vivem. Por exemplo: Tartaruga marinha - réptil - vive em meio aquático.

2. Os animais ilustrados abaixo são citados no texto. Identifique-os. Em parceria com o professor de geografia, descreva as regiões geográficas que estes animais habitam e  as características destes ambientes, como clima e vegetação.

 

  Fonte:  http://projetopacu.wordpress.com/tag/tanque-rede/  

  

 Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/pinguim_de_adelia.htm

Fonte :http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/428/artigo89636-2.htm.

  

 Fonte:  http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Tartarugas.htm  

III. Proponha uma discussão sobre o texto abordando as seguintes questões:

        1. Quando um animal é útil ? (Explique que, segundo o texto, um animal é útil quando pode prestar algum tipo de serviço ou atender alguma necessidade humana. E, segundo o texto, o próprio homem é quem define a utilidade de um animal. Explique para os alunos que esta é uma visão antropocêntrica que significa uma posição de domínio do homem sobre todas as criaturas e todo o mundo. Nesta forma de pensar e agir a natureza está subordinada ao seres humanos e por isso há uma desvalorização das outras espécies no planeta. As atitudes provenientes do antropocentrismo desequilibram todo o ecossistema porque está associada à degradação ambiental).    

        2. Proponha aos alunos apontarem quais atitudes poderiam ser adotadas para melhorar as relações do homem com o ambiente.   

(A punição aos crimes contra a natureza como o desmatamento e queimadas ilegais, tráfico e desrespeito ao direito dos animais, entre outros; e  maior divulgação das consequências das ações humanas sobre o ambiente são algumas medidas que podem minimizar as repercussões destruidoras do homem ao ambiente).  

        3. Em parceria com professor de História, peça aos alunos descreverem como era a relação do homem com os animais ao longo da história.     

(Professor, esta relação é muito antiga. O homem na pré-história utilizava da caça e da pesca predatória como forma de obtenção de alimento. Essa relação tornou-se mais próxima quando o homem deixou de ser nômade e iniciou o processo de domesticação animal. A partir de então, o homem vem relacionando-se com os animais, até os dias atuais, nas mais variadas condições: na área do lazer; como instrumento de força, como instrumento de guarda; como fonte de alimento; nas terapias psicológicas; nas experimentações científicas, entre outros. No Egito Antigo, o gato era considerado uma espécie sagrada, assim como os hindus veneram o bovino, como elemento sagrado. Outra relação é caracterizada pelo antropocentrismo: a Natureza é constituída por elementos a serviço das necessidades materiais do ser humano. Esta relação manifesta-se pela exploração econômico-financeira dos animais na produção de alimento, vestuário e força de trabalho.  Uma concepção ética sobre esta relação tem se delineado.  O animal  passa então a ser percebido de outra forma e é construída, principalmente nos países mais desenvolvidos, uma legislação de tutela dos animais. Intensifica-se nos dias atuais o fortalecimento das idéias de defesa aos direitos e as melhores condições de bem estar animal).

        4. Conclua a aula expondo para a sala o que diz Renato Silva Pereira em seu trabalho intitulado:  A dignidade da vida dos animais não-humanos: uma fuga do antropocentrismo jurídico.    

Na sociedade moderna, onde cada vez mais a preocupação com o meio ambiente nos leva a medidas  socioambientais, não há mais espaço para indiferença com outros indivíduos animais, sob pena da desconsideração moral da própria dignidade humana. Assim, sobrevêm a necessidade de uma concepção de mundo, sociedade e existência, menos antropocêntrica, onde o  respeito e os valores morais não estejam presentes apenas entre os homens, mas sim entre este e o todo do qual faz parte, sobretudo com as demais formas de vida, em especial os animais não-humanos, tendo em vista a constatada dignidade presente nestes, independente da sua importância para outras vidas ou fins.       

 

Recursos Complementares

Recursos:

1. Textos sobre antropocentrismo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropocentrismo 

http://www.ecoagencia.com.br/documentos/dignidadeanimais.PDF 

2. Texto de apoio para o professor:

Shimamoto, Delma Faria. Desabafando com Deus in: Para nós professores e professoras de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2008. p. 76-81.

Avaliação

No texto de Drumond de Andrade, é descrita a percepção do homem sobre os animais. Professor,  peça aos alunos que em duplas,  redijam um texto, com o  máximo de 15 linhas,  no qual possa ser expressada a maneira como os animais percebem o homem no ambiente. Socialize os textos e avalie a participação dos alunos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • jacqueline Britto, Escola de Aplicação FE-USP , São Paulo - dijo:
    Jacsan@usp.br

    06/02/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante a proposta por ser norteada pela interdisciplinaridade.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.