Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO E O CONSUMO

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudo pretende que o aluno seja capaz de:

identificar, nas propagandas,  as mensagens apelativas ao consumo;

conhecer historicamente o processo do consumo na sociedade brasileira;

descrever os impactos do consumo exagerado na sociedade, tais como, o desperdício, a exclusão social, a discriminação, etc;

conduzir o aluno a posicionar-se criticamente em relação ao consumismo.  

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula questionando os alunos se eles são consumistas ou consumidores.

Em seguida, entregue este  texto explicativo para os alunos.

CONSUMISMO     

               Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. O consumista é  compulsivo, descontrolado e  deixa-se  influenciar pelo marketing  das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.  Diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto o consumista compra muito além daquilo de que precisa. 

                O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.  

                 Além de conseqüências ruins ao consumista como os processos de alienação, exploração no trabalho, a multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (compulsão de gastar dinheiro comum nas mulheres numa proporção de quatro por um); o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.

Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm          

1. Segundo o texto há uma diferença entre consumidor e consumista. Descreva o comportamento de um consumidor e de um consumista.

2. Analise suas atitudes e confrontando-as com o texto responda: Você é consumidor ou consumista? Justifique.

3. Descreva, baseando-se no texto, quais os impactos do consumismo sobre a sociedade. Explique por que o consumismo incentiva o desperdicio e o aumento da produçao de lixo?  

4. Explore a evolução social do consumo ao longo da história do homem. Solicite parceria com o professor de história. Texto de apoio para o professor:

 O homem e o consumo:

a sociedade só pensa em prover as suas necessidades ou quer o supérfluo como sendo essencial?

         A sociedade na qual estamos inseridos caracteriza-se pelo consumo. Sociedade e consumo são questões interligadas historicamente. Nas civilizações antigas, a vida relacionava-se diretamente ao ato de suprir carências básicas. Com o passar do tempo, o ato de consumir passou a ter relações com o contexto da economia familiar de troca, basicamente agrária e, como dizem os especialistas, as necessidades (bens e serviços) estavam ligadas às atividades produtivas de um ambiente reduzido.

           Com a industrialização (século XVIII), as produções de bens perdem características mercadológicas. Assim, a sociedade passou a consumir/comprar o que os outros produziam fora do ambiente mais próximo. No século XX, as bases de uma cultura de consumo massificada já se encontram totalmente bem instaladas.

            No mundo atual, a globalização por excelência, o consumo tornou-se uma problemática social. As pessoas, influenciadas pelas mais diversas formas de “marketing”, compram absurdamente na tentativa de suprir necessidades, muitas vezes, de ordem emocional. Na verdade, a sociedade do século XXI apresenta-se para o homem como sendo um modelo novo de comportamento.

            Os seres humanos do século XXI, além de todas as problemáticas que enfrentam, participam de um modelo social totalmente subvertido, no que diz respeito a valores necessários. Há muito que consumir deixou de ser tão-somente uma ação primaria/básica e passou a ser um processo desgovernado, no qual vários fatores atestam a sua desconexão com reais carências do homem, a saber: a abundancia de produção ou “produtivismo”; “o desenvolvimento do marketing”; “a introdução de novas técnicas de comercialização”; “a expansão dos transportes e das comunicações”; “a revolução dos meios de comunicação social”; “a socialização dos bens e serviços”; “o lazer como produto de consumo”. Todos os fatores citados e mais alguns são pressupostos de análise diante das ações consumistas do homem moderno.

             Em meio ao caos instalado, o sujeito social, o ser humano, enfrenta uma dupla dificuldade: por um lado, é um indivíduo potencialmente consumidor e, por outro, um indivíduo imerso em um meio social consumista, à margem do fato de atuar ou não como consumidor. Ser um sujeito capaz de consumir é, em todos os sentidos mercadológicos, ser um individuo com potencialidades sociais. Comprar é o verbo que aciona o jogo do consumo e quem não o utiliza faz parte da margem. Fica fora do núcleo, não pertence ao grupo seleto dos homens contemporâneos.

               Embora a estrutura econômica dite as regras de uma sociedade tipicamente consumista, não devemos perder de vista que, historicamente, o responsável por qualquer desequilíbrio social é o próprio homem, e que esse indivíduo que faz e coordena a sua própria economia. Nos últimos anos, nas sociedades avançadas, têm surgido algumas iniciativas políticas e sociais que desempenham um papel fundamental no que diz respeito aos chamados direitos do consumidor.

Referencia Bibliográfica MORAIS, Armando; COSTA, Maria S. Ética e cidadania: valores humanos. Recife: Editora Construir, 2001.     

5. Para entender o mundo atual temos que lançar um olhar sobre o consumo, pois, a sociedade que antes girava em torno da produção agora gira em torno do consumo.   Uma das modalidades do consumo que mais cresce atualmente está relacionada ao culto ao corpo. Nos últimos anos setores econômicos ligados à construção da aparência como: inibidores de apetite, fabricação de produtos lights e diets, moda, cosméticos, serviços de beleza, cirurgias plásticas e academias de ginástica constituem ótimos negócios. A explosão publicitária foi, sem dúvida, a grande responsável pela difusão de novos hábitos e modificação de comportamentos e cuidados com o corpo.

5.1 Professor, peça ao aluno retirar de  revistas uma propaganda relacionada ao culto ao corpo. Cole no caderno e faça um comentário sobre a propaganda.   

Professor discuta com os alunos que muitas vezes a propaganda cria um referencial de padrão de vida e de bem-estar para toda a sociedade. Incentive em classe um debate sobre as responsabilidades éticas e sociais do responsável pelo produto que está sendo divulgado.

5.2 Observe atentamente as ilustrações e descreva, segundo sua opinião,  as mensagens que elas repassam. Socialize a atividade.

Fonte: http://blogcarro.zip.net/arch2009-05-10_2009-05-16.html 

Fonte: http://mulheresimpossiveis.wordpress.com/2008/05/20/meus-desejos-foram-atendidos/   

Fonte: http://allbeersbr.blogspot.com/2010/08/cerveja-mulheres-essa-combinacao.html  

5.3  Liste algumas atitudes de consumidores conscientes.

Professor, para responder esta questão discuta com os alunos:

os conceitos de necessário e supérfluo;

os motivos que levam uma pessoa a adquirir um produto: o desejo de possuir, a necessidade, o hábito de compra, entre outros;

os critérios adotados para a escolha: marca mais usada, a propaganda, a qualidade do produto, os impactos ambientais.   

Recursos Complementares
Avaliação

Solicite aos alunos recortarem de revistas e jornais propagandas de produtos incentivando o consumo. Para a gravura recortada peça que elaborem uma frase ou parágrafo que conscientize as pessoas sobre o consumismo. Socialize as produções em um painel. Avalie a participação dos alunos.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.