Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


História do Movimento de Trabalhadores Rurais em Trombas e Formoso (1950-1964)

 

20/12/2010

Autor y Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Thiago Lenine Tito Tolentino ; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com a aula: história das lutas por direitos políticos e sociais nas áreas rurais brasileiras nos anos 1950-1964; a experiência dos camponeses de Trombas e Formoso que criaram uma vivência comum baseada no apoio mútuo e na participação dos integrantes do movimento; a aula evidencia a necessidade do reconhecimento dos direitos trabalhistas, políticos e civis dos cidadãos, além de reforçar a importância da participação política para fundação de uma experiência política sadia; reflexão sobre o processo da escrita histórica.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter tido contato com os seguintes conteúdos: Era Vargas; Nacional desenvolvimentismo (governos populistas 1945-1964); Golpe civil-millitar de 1964.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO: A história dos movimentos de trabalhadores rurais brasileiros na luta por direitos políticos e sociais é ainda tema pouco estudado e conhecido na história brasileira. Não obstante, os eventos, personagens e movimentos ligados às reividicações campesinas foram marcos da atuação democrática no cenário da história brasileira nos anos 1945-1964. Mobilizados na busca e conquista de uma vida digna no campo, que garantisse seus direitos trabalhistas e políticos, os trabalhadores rurais organizados criaram experiências até então inéditas na história do Brasil. O movimento dos trabalhadores rurais em Trombas e Formoso constituiu-se em um evento revelador das características que marcaram o engajamento político dos setores rurais trabalhistas durante os anos 1945-1964. De fato, na região de Trombas e Formoso, antigos retirantes e trabalhadores sem-terra, já desiludidos com a política da "Marcha para o Oeste" iniciada no governo Vargas (1930-1945), constituíram, em terras devolutas e pertencentes ao Estado, uma experiência que reunia a participação conjunta na produção e na participação política. Entre 1950, data da chegada dos primeiros lavradores na região de Trombas e Formoso, e 1964, quando o golpe civil-militar destruiu toda vida comum que os camponeses desenvolveram por quinze anos, aqueles personagens conheceram uma vivência inédita. Experiência de participação política, trabalho produtivo e dignidade humana.

DESENVOLVIMENTO: Primeira aula: Exibição do filme "Cadê Porfírio", do diretor Hélio de Brito, disponível para exibição on-line em http://www.armazemmemoria.com.br/cdroms/videotecas/MST/00ArmazemMemoria/Tema/08_videos/072.html e para download em http://a61.video2.blip.tv/8920001568668/MarceloZelic-CadZProfiro230.flv?bri=41.0&brs=1155  Distribuir entre os alunos a sinopse do filme disponível em     http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=15709 Os alunos devem anotar as dúvidas e questões que vierem a ter durante a exibição. Indicar como dever de casa, e possível solução para as dúvidas dos alunos, a leitura dos textos, entrevistas e canções disponíveis em: http://www.anovademocracia.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=499 

Segunda aula: Exibição do filme disponível em (somente para exibição on-line) http://www.trombaseformoso.com/node/105 Distribuir a sinopse do filme aos alunos disponível em http://www.ufg.br/page.php?noticia=6843  Os alunos devem anotar as possíveis dúvidas e questões que vierem a ter. Após exibição do filme (que dura cerca de 25 minutos), dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Indicar como dever de casa que cada grupo se reúna e leia o texto disponível em: http://www.mepr.org.br/noticias/nacional/319--viva-a-luta-camponesa-combativa-documentario-sobre-a-revolta-de-trombas-e-formoso.html   Como dever de casa, ainda, cada grupo deve redigir um texto comparando as visões sobre o Movimento de Trombas e Formoso expressas nos diferentes materiais mobilizados. Devem se questionar sobre questões como: Qual a importância atribuída ao PCB nos diferentes relatos? Quais são os personagens principais nos diferentes materiais? Como questões relacionadas à cultura são trabalhadas nos materiais? Qual o lugar da mulher no interior do movimento segundo cada material? Qual a posição do Estado e do Governo nos diferentes materiais trabalhados? etc.

Terceira aula: Deve ser formado um círculo na sala de aula. Os grupos devem ler as partes principais dos textos redigidos. O professor deve mediar o debate sobre diferentes perspectivas acerca de uma história. Deve, através do debate, esclarecer com os alunos o caráter interpretativo da história, revelando como as diferentes narrativas [texto e filme] constroem uma visão sobre os acontecimentos. Ele deve trabalhar com os alunos, o debate, o significado dos recortes temáticos que são feitos em qualquer narrativa histórica [política, cultura, personagens, etc.] Deve ser indicado como dever de casa que cada grupo se reúna e acesse o site http://www.trombaseformoso.com/  [Este site disponibiliza uma série de materiais (Documentos, vídeos e imagens) que, na verdade, são fontes para o conhecimento da história do Movimento de Trombas e Formoso]. Cada grupo deve, neste dever de casa, navegar pelo site, acessar os materiais disponíveis e, através deles, começar a definir uma ou duas temáticas que considerem ser possível abordar na história do movimento [política, partidos, organização, cultura, infância, mulheres, conflitos, prisões, inquéritos policiais, etc.]

Quarta aula: No laboratório de informática, os grupos devem acessar o site http://www.trombaseformoso.com/  , o professor então deverá solucionar as dúvidas que surgirem e que tiverem surgido no dever de casa da aula precedente. Com a orientação do professor, os alunos deverão escolher uma série de no mínimo três e no máximo seis documentos [imagens, textos, jornais, inquéritos, trechos do vídeo etc.]. A partir destes documentos, os alunos deverão redigir um pequeno texto de no máximo três páginas que busque narrar e caracterizar o movimento de Trombas e Formoso. Esta atividade pode se iniciar no próprio laboratório de informática e continuar como dever de casa.

Quinta aula: Formar um círculo na sala de aula. Os grupos devem se reunir e, se for o caso, finalizar o texto com a história do movimento de Trombas e Formoso. Os grupos devem trocar os textos entre si. Após a leitura de cada texto deve-se ser feito um debate final sobre a história de Trombas e Formoso relacionando-a com as diferentes formas de se construir uma história.

 As imagens abaixo ilustram aspectos da experiência de Trombas e Formoso.

Conselho de Córrego em Trombas e Formoso. Imagem disponível em http://www.trombaseformoso.com/imagens  

Crianças e Lideranças do movimento de Trombas e Formoso. Imagem disponível em: http://nossocatalao.blogspot.com/2009/08/trombas-e-formoso.html 

 

Lideranças em Trombas, O primeiro à esquerda é Nelson Marinho, em seguida, com os braços para trás, o deputado Mário Neto e no centro com chapéu José Ribeiro. Década de 1950. Imagem disponível em: http://nossocatalao.blogspot.com/2009/08/trombas-e-formoso.html 

 

 José Porfírio, liderança do movimento de Trombas e Formoso, ao centro. Imagem disponível em http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.portalcatalao.com/painel/arquivos/noticias/20080918111500.jpg&imgrefurl=http://portalcatalao.com.br/blog/sylvimtadeolho/%3Facao%3Damplia%26data%3D/09/2008&usg=__leL2yXyvDmI_gLTY5e4bVfFTNPI=&h=1344&w=2100&sz=207&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=ophhqr2ajyLwiM:&tbnh=118&tbnw=174&prev=/images%3Fq%3Dtrombas%2Be%2Bformoso%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1436%26bih%3D679%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=470&vpy=74&dur=1140&hovh=180&hovw=281&tx=108&ty=76&ei=7SL1TJbgHsWBlAeKrL3JBQ&oei=7SL1TJbgHsWBlAeKrL3JBQ&esq=1&page=1&ndsp=32&ved=1t:429,r:2,s:0  

Recursos Complementares

O professor deve ler este texto a fim de discutir questões básicas sobre documentário e história http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/viewpaper.php?id=390&cf=16  

Entrevista com Dirce Machado, uma das lideranças do movimento de Trombas e Foromoso http://www.anovademocracia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2032&Itemid=105 

Texto de aprofundamento sobre o tema http://www.ifch.unicamp.br/ael/website-ael_publicacoes/cad-7/Artigo-3-p83.pdf  

Avaliação

Os alunos devem ser avaliados pela participação nas atividades propostas e pela elaboração do texto final efetuada por cada grupo.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.