12/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
O estudo pretende que o aluno seja capaz de:
. conceituar trabalho escravo;
. listar os riscos à saúde e a qualidade de vida do homem no exercício da profissão;
. listar direitos e deveres do trabalhador para a garantia de sua integridade física, emocional e psíquica;
. conscientizar o aluno para a atitude de respeito e valorização do trabalho e dos trabalhadores.
Não são necessários.
1. Professor, inicie a aula solicitando aos alunos observarem as imagens abaixo que mostram profissionais em exercício:
Fonte: http://www.fef.br/noticias/index.php?notid=778&catid=50
Fonte: http://cintraseupovo.blogspot.com/2010/05/profissoes-antigas_16.html
Fonte: http://reginauro.blogspot.com/2009/06/pf-liberta-154-escravos-de-carvoeira.html
As ilustrações revelam diferentes profissões. Solicite aos alunos descreverem, de maneira geral, sob quais condições estas atividades são realizadas.
(Professor esclareça aos alunos que deverão descrever como são as condições de higiene dos locais onde são realizadas as atividades, de segurança do ambiente e de segurança pessoal, entre outros).
2. Assista ao vídeo sobre Trabalho Escravo que pode ser acessado em: http://www.youtube.com/watch?v=oMI5Z22Xjo0&feature=related
Faça uma discussão crítica sobre o tema. Explore os direitos dos trabalhadores que foram negligenciados, conforme revela o vídeo. Peça para os alunos registrarem o que mais consideraram importante na reportagem.
3. Peça aos alunos observarem o mapa e identificarem os 5 estados brasileiros que mais utilizam da prática do trabalho escravo.São eles: Piauí, Maranhão, Tocantins, São Paulo e Pará.
Fonte: http://www.awmueller.com/retratos/estados_casamentos.htm
Após a localização dos estados proponha as seguintes questões:
a. Quais os interesses dos patrões quando aliciam trabalhadores para o trabalho escravo?
b. Que medidas podem ser tomadas para dificultar esta prática do trabalho escravo?
(Maior fiscalização e punição aos aliciadores e proprietários de fazendas; maior divulgação desta realidade. Muitas pessoas acham que esta prática não é criminosa e mais ofertas de empregos evitando que os trabalhadores tenham que migrar para outros estados em busca de trabalho).
4. Professor, em parceria com o professor de história faça, com os alunos, uma descrição histórica da relação homem e trabalho.
O texto abaixo é material de apoio para o desenvolvimento da atividade:
No passado, o homem trabalhava para produzir o que consumia, seja em roupas, alimentos ou moradia. Ao constituir as primeiras sociedades, o trabalho era recompensado por mercadorias (escambo), como uma espécie de troca. Até então, era possível obter um trabalho através de uma simples conversa, sem exigir qualquer tipo de documentação ou comprovação de experiência anterior.
O trabalho escravo- Com a introdução da pirâmide social, aos menos favorecidos, foram atribuídos trabalhos sem remuneração, e em geral, sequer recebiam moradia e alimentação para a sua subsistência. Predominavam os deveres do trabalhador.
Trabalho formal- Com a chegada da industrialização, a partir do século XVIII e XIX, foi criado o trabalho formal, onde eram definidas as tarefas e a remuneração devida.
O contrato de trabalho- No século XX, foi instituído o contrato de trabalho, contendo regras que regem os direitos e deveres entre patrões e empregados. Criaram-se então, as primeiras classes trabalhadoras, com a classificação em cargos, funções, atribuições e salários.
A CLT- No Brasil, mais especificamente no Governo de Getúlio Vargas, foi instituída a maior legislação trabalhista do País, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), representada pela popular carteira de trabalho, onde o trabalhador brasileiro passou a ser reconhecido pelos seus direitos, além de receber benefícios como férias, décimo-terceiro salário, FGTS, aposentadoria, entre outros. Foi uma solução para garantir um sustento mínimo para as necessidades do trabalhador e de sua família, frente ao capitalismo selvagem.
Terceirização- A partir de 1980, diante de um mercado competitivo, as empresas passaram a atuar com foco dirigido tão somente ao negócio. Todas as outras atividades, consideradas de apoio, foram transferidas paulatinamente para empresas externas, processo esse denominado de terceirização. Isso resultou em um deslocamento da mão-de-obra das empresas para as chamadas consultorias externas ou empresas prestadoras de serviços.
O trabalho informal - Diante de um mercado recessivo, com muito mais demissões que contratações, surgiu o trabalho informal, através de serviços sem documentação ou qualquer tipo de registro. Embora sem direitos ou garantias do amanhã, para muitos foi a única saída.
Cooperativismo- Devido ao aumento da classe trabalhadora sem registro em carteira foi constituído um novo setor na absorção da mão-de-obra, o das cooperativas de trabalho. É uma forma de contratação oficial, através da própria carteira de trabalho, onde o trabalhador contratado por uma determinada cooperativa, fica lotado na empresa contratante dos serviços desta. Todo tipo de vínculo de direitos, de deveres ou de benefícios é entre o trabalhador e a cooperativa.
Qualificação no trabalho- Com o surgimento do computador e o crescente uso da tecnologia no trabalho, ela (a tecnologia) tem auxiliado e até substituído o homem em muitas de suas tarefas. Assim, o trabalho no mundo moderno exige cada dia mais uma qualificação do trabalhador. Aqueles que não conseguem a qualificação exigida, estão a mercê do desemprego.
Fonte: http://www.rhinfo.com.br/historia.htm
1.Texto de apoio para o professor disponíveis nos seguintes sites:
Direitos do trabalhador- http://www.reporterbrasil.com.br/conteudo.php?id=47
2. Vídeo sobre trabalho escravo- http://www.youtube.com/watch?v=Bm8VUWqm-B8
Professor, proponha para os alunos que entrevistem 2 trabalhadores (que poderão ser os próprios colegas de sala) que exercem profissões diferentes.
Questione-os sobre:
. condições de trabalho (higiene, horas de trabalho, salário, assistência à saúde, segurança, local de trabalho, etc.)
. relações empregado e empregador (relacionamento com o chefe e com a empresa de maneira geral, etc)
. nível de satisfação com o trabalho (se fazem o que gostam, se gostariam de estar em outra profissão, etc).
Socialize as produções. Avalie a participação e o envolvimento dos alunos.
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