Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HOMENS E MULHERES: UMA QUESTÃO DE NÚMEROS

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio do desenvolvimento da aula, espera-se que o aluno seja capaz de:

. analisar quantitativamente dados do censo 2010 refererentes à população masculina e feminina;

. relacionar as taxas de mortalidade masculina e mortalidade feminina;

. identificar e descrever situações de discriminação contra a mulher e repudiá-las.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

1. Professor, inicie a aula propondo para os alunos a seguinte questão: No mundo nascem mais mulheres ou homens? Provoque um debate perguntando-lhes sobre no que se fundamentam para responder a questão. Em seguida, apresente-lhes estes pequenos textos:

Em média, nascem cerca de 105 homens para cada 100 mulheres. A explicação para esse desequilíbrio está na maior mobilidade dos espermatozóides que carregam o cromossomo Y, que define o sexo masculino. O curioso é que estudos científicos recentes revelaram que, numa ejaculação média, existem mais espermatozóides com o cromossomo X, que determina o nascimento de meninas, do que com o Y. Mas, como os espermatozóides "fêmeas" são mais lerdos, suas chances de fertilizar o óvulo são menores, abrindo caminho para o nascimento de mais homens. Esse descompasso inicial, no entanto, é amenizado ao longo da vida. "Existe maior mortalidade de homens em relação a mulheres desde o nascimento, principalmente entre os 18 e os 35 anos", explica a demógrafa Cíntia Simões Agostinho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A conseqüência disso é que a média da população global é de 101 homens para 100 mulheres. E, em muitos países, inclusive no Brasil, há mais mulheres do que homens.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/pergunta_287752.shtml

Segundo o texto, por que os espermatozóides com cromossomo X ainda que em maior quantidade do que os do cromossomo Y têm menos chances de fecundar o óvulo? Qual a consequência desta situação?

No Brasil, nascem mais homens, mas eles sobrevivem menos que as mulheres e, a partir dos 20 anos, passam a ser minoria. Na população de zero a quatro anos, há um excedente de homens, que vai caindo a cada ano, até que, na população de 20 anos, as mulheres passam a ter um excedente de pessoas. A partir daí, a "vantagem" só aumenta. A principal explicação para que as mulheres passem a ser maioria a partir dos 20 anos é a alta taxa de mortalidade por causa externa de homens jovens.Essa razão, chamada de sobremortalidade masculina, foi intensificada na década de 90. Para o gerente de população e indicadores sociais do IBGE, Juarez Oliveira, um homem de 22 anos tem 4,5 vezes mais chance de morrer que uma mulher da mesma idade. A razão é o alto índice de mortes violentas entre os homens, quando comparado com as mulheres. Entre 15 e 19 anos, os homens respondem por 87,35% do total de mortes violentas no país, percentual que vai a 90,21% entre 20 e 24 anos, 89,36% entre 25 e 29 anos, 89,08% entre 30 e 34 anos e 87,86% entre 35 e 39 anos.O aumento no número de jovens do século masculino mortos causa o que a professora da UFF (Universidade Federal Fluminense) Hildete Pereira de Melo classifica como "hiato demográfico" na faixa etária jovem. "A população masculina nessa idade morre principalmente por armas de fogo e acidentes. Não são doenças naturais, o que acaba causando um desequilíbrio na população."Para ela, o estereótipo da masculinidade do homem é um dos fatores que contribui para elevar as mortes entre jovens. "Enquanto as mulheres foram educadas para dizer sim e ser submissas, os homens são ensinados a ser corajosos e destemidos, o que acaba incentivando a violência."

Fonte:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/12/01/violencia-a-principal-causa-de-morte-entre-jovens-no-pais-923157323.asp

a. Segundo o primeiro texto, por que os espermatozóides com cromossomo X,  ainda que em maior quantidade do que os do cromossomo Y, têm menos chances de fecundar o óvulo? Qual a consequência desta situação?

b. De acordo com o segundo texto, por que a população masculina, no Brasil, inicialmente é maior e depois decai?

c. Quais as causas que causam alteração entre a taxa de mortalidade masculina e a taxa de mortalidade feminina? 

d. Quais características masculinas são responsáveis pela violência?

e. Peça aos alunos para elaborarem uma síntese sobre esta primeira parte da aula.

 

2. Professor, solicite parceria com o profesor de Matemática para o desenvolvimento desta atividade.

O Brasil já tem 3,9 milhões a mais de mulheres do que homens. De acordo com censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) existem 95,9 homens para cada 100 mulheres. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens.  

a. Segundo o censo 2010 a população do Brasil é de 190.732.694 pessoas. 97.342.162 pessoas constituem a populaçao do sexo feminino. Calcule quantas pessoas compõem a  populaçao masculina.  

b. Os dados levantados pelo censo 2010 confirmam o que é relatado pelos textos anteriores, ou seja, a quantidade de homens na população é inferior à quantidade mulheres? Justifique sua resposta.

c. Calcule em porcentagem a população masculina e a população feminina.  

d. O censo 2000 apresentou que a população brasileira era constituída por 169.799.170 de pessoas; sendo que  83.576.015 eram pessoas do sexo masculino. Calcule a população feminina em 2000 e compare com a população de 2010. Qual foi a taxa de crescimento da população feminina entre 2000 e 2010?

e. Os dados da questão anterior confirmam o que é relatado pelos textos anteriores? Justifique.

3. Professor, estes dois textos sobre mulheres e a carreira profissional auxiliarão no desenvolvimento das atividades.

Embora os indicadores referentes à participação da mulher no mercado de trabalho mostrem tendências positivas, as conquistas não devem ser superestimadas. De acordo com a análise da pesquisadora Juliana Gomes, estudos comprovam que ainda existe discriminação em relação à mulher, o que pode ser observado na hierarquia, remuneração, profissão e até indústria de atuação.   As mulheres geralmente ocupam posições subordinadas aos homens, e quando realizam as mesmas atividades recebem salários mais baixos, estão mais presentes em profissões ligadas às áreas como educação, assistência social e prestação de serviço, tidas como mais "femininas", e são minoria em indústrias "masculinas" como siderurgia e automobilística.    

As mulheres se destacam em profissões onde estão mais presentes, como nas áreas de moda, letras, psicologia, enfermagem, recursos humanos, nutrição, entre outras. A mesmas lógica se aplica à realidade laboral do sexo oposto. Os homens também tendem a ter um salário maior onde estão em maior quantidade. Em setores onde os homens são maioria, como os de tecnologia da informação e engenharia, eles chegam a ganhar salários 50% a 70% maiores do que as mulheres, principalmente quando ocupam cargos de gerência. Segundo dados do IBGE, embora as mulheres sejam maioria na população em idade ativa, elas representam apenas 43,5% dos cargos ocupados. E mais: do total de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, 60,5% são homens e, apenas, 39,5% são mulheres. Não tem jeito - a despeito da jornada diária cada vez maior, divididas entre o trabalho, afazeres domésticos e estudos, as mulheres continuam em desvantagem.

Fontes:

http://itodas.uol.com.br/carreira/beleza-poe-mesa-21592.html   

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/elas-podem-ganhar-mais-eles-porem-551985 

a. Solicite ao aluno analisar a ilustração abaixo e redigir um comentário.

Fonte: http://mariamariamulheresemmovimento.blogspot.com/ 

b. As profissiões ilustradas são desempenhadas por homens e por mulheres. Analise-as e responda: Em sua opinião, existem profissões masculinas e profissões femininas? Justifique sua resposta.

Fonte: http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/33883/Um+dedinho+de+prosa  

Fonte: http://rosaleonor.blogspot.com/2008/12/o-que-o-feminino.html 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, o material disponibilizado pelos sites constitui material de apoio para o desenvolvimento de um jornal falado sobre a discriminação da mulher. Caso não seja possivel disponibilizar o material, solicite aos alunos utilizarem-se das informações obtidas no desenvolvimento da aula. Divida a sala em grupos e cada grupo apresentará um jornal falado sobre as conquistas realizadas pela mulher e o pouco reconhecimento na carreira profissional. Avalie a participação dos alunos.

Fontes sugeridas: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/mulheres-ainda-tem-pouco-reconhecimento-trabalho-diz-especialista-552692  

http://www.webartigos.com/articles/17882/1/A-Mulher-no-Mercado-de-Trabalho/pagina1.html    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.