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CORPOS FEMININOS

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio desta aula espera-se que o aluno seja capaz de identificar e descrever os diferentes tipos de corpos femininos.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula fazendo o seguinte esclarecimento para os alunos:

Mario Lago, compositor da MPB, radialista, artista de teatro e TV, carioca nascido em 26/11/1911,  é o autor de Ai que Saudades da Amélia. A letra é o lamento e o desabafo de um homem que  perdeu sua mulher e agora está com uma mulher exigente e egoísta que só pensa em riqueza e luxo. O autor faz uma comparação entre a mulher atual e a do passado, o modelo de mulher perfeita dos anos 40.

Ai que Saudades da Amélia 

                            Mário Lago

Nunca vi fazer tanta exigência

Nem fazer o que você me faz

 Você não sabe o que é consciência

Não vê que eu sou um pobre rapaz

Você só pensa em luxo e riqueza

 Tudo o que você vê, você quer

Ai meu Deus que saudade da Amélia

Aquilo sim que era mulher

As vezes passava fome ao meu lado

E achava bonito não ter o que comer

E quando me via contrariado dizia:

Meu filho, o que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade

Amélia que era a mulher de verdade

                                                               Ataulfo Alves / Mário Lago 

Professor, disponibilize a letra e a música para os alunos conhecê-la melhor. Acesse o site e assista também ao vídeo.

Fonte: http://www.vagalume.com.br/mario-lago/ai-que-saudades-da-amelia.html  

I. Sobre a letra da música, proponha as seguintes questões para os alunos:

1. Há quem afirme que a Amélia nunca deixou de existir. Atualizou-se. Você concorda com esta afirmativa?

(Tente conduzir a discussão para as outras atividades que a mulher incorporou e ainda mantém-se dona de casa,  mãe de família e esposa. Com o tempo, alguns papéis foram “adicionados”: sexy, sensual, trabalhadora, bonita. Amélia precisou incorporar a vaidade, dedicado apenas às prostitutas da época, para ser aceita socialmente e conquistar seu espaço).   

2. Amélia, portanto, designa a imagem da “mulher ideal” para um marido brasileiro e pobre de 1941. Uma mulher que não reclama, não sonha e não possui vaidade. Será que ela é o ideal de mulher para o homem do ano de 2010?  

3. Você conhece alguma mulher do tipo Amélia? Em caso afirmativo, por meio de quais características você consegue identificá-la?

II. Professor, desenvolva as atividades em parceria com o professor de história.

O corpo da mulher, ao longo da história, foi submetido a um ritmo acelerado de mudanças, seja nos padrões, nas medidas, nos estilos. É importante resgatar a história, ainda que brevemente, para entender a sociedade moderna e a sua cultura. São muitas mulheres, em muitos papéis, abrindo e mantendo seu espaço ao longo dos anos.

1. Solicite aos alunos caracterizarem os costumes sociais da sociedade patriarcal/escravagista, da sociedade na década de 60 e da sociedade atual. 

2. Solicite aos alunos analisarem as ilustrações dos corpos femininos. Peça-lhes que caracterizem estes corpos.

Características do corpo feminino da mulher da sociedade patriarcal/escravagista: 

Fonte: http://primeirasdecadasxx.blogspot.com/2009_08_01_archive.html   

Características do corpo feminino da mulher da década de 60:

Fonte: http://encontrodamodasp.blogspot.com/2010/10/confeccionistas-sessentinha-de-volta-de.html  

Características do corpo feminino da mulher da sociedade atual:

Fonte: http://www.sortimentos.com/roupas/moda_intima-8101.htm  

III. A publicidade adquiriu, ao longo do século XX, um grande poder de influência sobre as mulheres. Há, na publicidade, uma multiplicidade de corpos femininos que transformam as mulheres ora em consumidoras, ora em objetos de consumos.

Peça aos alunos, pesquisarem em revista e jornais e selecionarem uma gravura de propaganda com mulheres. Cole a gravura e redija um comentário sobre a associação do corpo feminino nela veiculado ao produto que está sendo divulgado.

Recursos Complementares

Artigos:

1.O papel da mulher na sociedade moderna:

http://afinsophia.wordpress.com/2009/03/07/o-papel-da-mulher-na-sociedade-moderna/ 

2. Representações do corpo feminino:

Artigo produzido por Daniela Angeli, intitulado Uma breve história das representações de corpo feminino, na Revista de Estudos Feministas (Florianópolis, vol. 12, n. 2, mai-ago, 2004), faz uma viagem panorâmica da construção do corpo feminino pela história.

3. Artigo que descreve as representações do corpo feminino e a sua relação com a mídia. http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_08/04LILIANY.pdf  

Avaliação

Professor:

Solicite aos alunos que em duplas, recortem de revistas ou jornais, ilustrações de corpos femininos (sarado, masculinizado, romântico, sexy, sem vaidade, entre outros). Redijam um comentário sobre o tipo de corpo identificado. Socialize as produções em um mural. Avalie a participação dos alunos.  

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