26/01/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Não exige conhecimento prévio.
Atividade 1 Analisar as imagens e descobrir que tipo de artista é esse.
1º momento
Discuta sobre os repentistas nordestinos, de forma a valorizar esses artistas populares. Nesse momento inicial, leve bonecos de cerâmicas para sala de aula e solicite que os alunos observem, analisem as imagens e digam que tipo de artista está representado. Anotem em seus cadernos as suas deduções. O professor comunica que são repentistas e faz uma enquete para verificar quem já teve vivência com essa arte popular.
http://www2.tvcultura.com.br/srbrasil/serv-img/26-DUPLA%20DE%20REPENTISTAS.JPG.jpg
Ainda na construção desse conceito crie situações para que os alunos observarem o jogo de palavras dos repentistas, Nesse momento, o professor insere o tema através de um vídeo, dando uma idéia dessa atividade e valorizando esse artista popular. Após a apresentação pode orientar cada aluno a pensar sobre a importância da improvisação e mostrar a criatividade e a dificuldade de se fazer arte instantaneamente. A partir daí os alunos podem fazer improvisações, escolhendo um tema, usando a criatividade e tentando rimar e interagir (em duplas).
Vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=-CQqa70qmSw
http://www.youtube.com/watch?v=KBp2SpFVeVM&NR=1
3º momento
Professor divida a turma em duplas e cada uma irá fazer uma redação explicando como é fazer uma canção improvisada, mostrando as dificuldades e a criatividade, inerentes ao desenvolvimento deste trabalho. Tendo em vista que eles já tiveram contato com o trabalho de um repentista através dos vídeos mostrados e da brincadeira.
Atividade 2 Retomar as elaborações anteriores, avaliar e reconstruir.
1º momento
Professor inicie com a leitura do texto “Os Repentistas”, disponível no site: http://www.ceara.com/repentistas.htm
Durante a leitura os alunos destacam curiosidades e aspectos essenciais do texto, para que posteriormente façam análise da definição do que seja um repentista ,em um processo de discussão. coletiva.
http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/capas/DI03897.JPG
2º momento
Os alunos se dividem em pequenos grupos para criar um cartaz sobre os repentistas, devem destacar a importância desses artistas e descrever como ocorre o trabalho deles. Posteriormente o cartaz confeccionado será divulgado na escola, Um modo de compartilhar a cultura popular com outros alunos, visto que o repente é pouco divulgado e as novas gerações não tomam conhecimento dessa arte.
Repentistas do nordeste
http://viladepatos.blogspot.com/2007/06/joao-quindingues-e-sebastiao-marinho.html
Avaliar se os alunos conseguiram se motivar pelo tema; se participaram das aulas e demonstraram atitudes de valorização dos repentistas como artistas populares; se tomaram conhecimento de uma cultura popular que os mais jovens só ouvem falar; se participaram de momentos de improvisação, demonstrando um raciocinio rápido para uso da linguagem na improvisação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/09/2012
Cinco estrelasMuito bom!!