Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS DIFERENTES COMEMORAÇÕES NATALINAS

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Perceber os diferentes modos de comemorar o Natal no mundo;
  •   Apreciar documentários sobre os festejos natalinos.
Duração das atividades
4 aulas de 40 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Está aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

  ATIVIDADE 1 : DIFERENTES MODOS DE COMEMORAR O NATAL

1º Momento: O (a) professor (a) deverá realizar com as crianças uma pesquisa sobre natal dos diferentes povos.

sites sobre o Natal:

China: http://educadi.psico.ufrgs.br/ildo/proj97/natal/natal0305.html 

Rússia http://port.pravda.ru/russa/06-01-2007/14789-natal-0/ 

Na roda após conversar com as crianças sobre o que elas sabem sobre as comemorações natalinas, o(a) professor deverá levá-los a sala de multimídia para assistirem alguns documentários sobre o assunto. No momento que estiverem assistindo aos vídeos, o(a) professor(a) deverá questioná-los e complementar os esclarecimentos sobre o assunto. Discutir com os alunos sobre o verdadeiro sentido do natal.

2º Momento: O (a) professor (a) deverá solicitar que as crianças registrem os seus aprendizados através de desenho (com lápis cera, hidrocor). Depois expor as obras no mural.

Fonte: Keila Barreto - Professora NEI/CAp/UFRN

ATIVIDADE 2: OS SENTIMENTOS DO NATAL

1º Momento: O(a) professor(a) junto às crianças deverá assistir ao filme “O Expresso Polar”.   Durante o filme o professor deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:

  • Quais sentimentos são vivenciados no filme?
  • Com quais atitudes vocês podem demonstrar esses sentimentos?

OBS: O professor deverá assistir ao filme antes de exibí-lo às crianças, possibilitando maior questionamento às crianças.

 O filme pode ser encontrado no site:

 http://www.adorocinema.com/filmes/expresso-polar/ http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Polar_Express 

Sinopse do Filme: Conto de natal baseado no livro de Chris Van Allsburg, mostra o dilema de um garoto estadunidense (cujo nome não é revelado) que, desacreditando em Papai Noel (Pai Natal, em Portugal), realiza uma viagem rumo ao Pólo Norte num trem de ferro que, apesar de guardar todas as características realistas de uma locomotiva a vapor 284-S3, de 1931, contém "magia natalina". Durante o trajeto, por diversas vezes o pequeno herói é testemunha de eventos inusitados: um fantasma que segue viagem de carona, o passeio sobre o teto dos vagões e até um descarrilhamento sobre o gelo, que dão inesperada ação para um lugar onde as crianças serão levadas a conhecer o Papai Noel, e recuperar a crença no espírito natalino

 SUGESTÃO: O filme pode ser assistido em vários momentos ou selecionar as principais cenas principais.

 2º Momento: Ao final da exibição do filme, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre quais sentimentos são vivenciados nele. O professor deverá construir um texto coletivo através das falas das crianças ou um mural com gravuras com o registro das falas das crianças.  

 ATIVIDADE 3: O EXPRESSO POLAR EM QUADRINHOS

2º Momento: O (a) professor (a) deverá propor que as crianças elaborem tirinhas em quadrinhos, para tanto, deverá apresentar às crianças o formato do portador de texto história em quadrinhos, realizando leitura de tiras e de quadrinhos/gibis, momento em que as crianças terão contato com os quadrinhos, balões e onomatopéias. Estas leituras poderão ser realizadas no site:

http://www.monica.com.br/     

http://www.monica.com.br/cgi-     quadrinhos

bin/load.cgi?file=news/welcome.htm&pagina=../../mural/jockeyclub.htm          tirinhas

http://www.monica.com.br/cgi-

bin/load.cgi?file=news/welcome.htm&pagina=../../mural/jockeyclub.htm

3º Momento:    O (a) professor (a) deverá dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que criem tiras contando momentos significativos do filme “O Expresso Polar”, lembrando que devem elaborar pequenos textos ilustrando com desenhos. Para tanto o(a) professor(a) poderá questionar:

  • Qual o título da história?
  • Quais os personagens principais do filme?
  • Quais sentimentos são vivenciados no filme?
  • Como devem ser os balões quando estão pensando?
  • Como deve ser o balão quando estão com raiva?

O(a) professor (a) deverá mediar o processo com todos os grupos. Ao final, os grupos poderão apresentar as tirinhas construídas para o restante da sala.

OBS: As crianças poderão utilizar a régua para construírem os quadrinhos.

SUGESTÃO: Sugerimos construir a história enfatizando os sentimentos vivenciados no filme.  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se a criança:

  • Identificou os modos diferentes de comemorar o Natal em alguns lugares do mundo;  
  • Apreciou documentários sobre os festejos natalinos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.