13/01/2011
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Está aula não necessita de conhecimentos prévios
ATIVIDADE 1 : DIFERENTES MODOS DE COMEMORAR O NATAL
1º Momento: O (a) professor (a) deverá realizar com as crianças uma pesquisa sobre natal dos diferentes povos.
sites sobre o Natal:
China: http://educadi.psico.ufrgs.br/ildo/proj97/natal/natal0305.html
Rússia http://port.pravda.ru/russa/06-01-2007/14789-natal-0/
Na roda após conversar com as crianças sobre o que elas sabem sobre as comemorações natalinas, o(a) professor deverá levá-los a sala de multimídia para assistirem alguns documentários sobre o assunto. No momento que estiverem assistindo aos vídeos, o(a) professor(a) deverá questioná-los e complementar os esclarecimentos sobre o assunto. Discutir com os alunos sobre o verdadeiro sentido do natal.
2º Momento: O (a) professor (a) deverá solicitar que as crianças registrem os seus aprendizados através de desenho (com lápis cera, hidrocor). Depois expor as obras no mural.
Fonte: Keila Barreto - Professora NEI/CAp/UFRN
ATIVIDADE 2: OS SENTIMENTOS DO NATAL
1º Momento: O(a) professor(a) junto às crianças deverá assistir ao filme “O Expresso Polar”. Durante o filme o professor deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:
OBS: O professor deverá assistir ao filme antes de exibí-lo às crianças, possibilitando maior questionamento às crianças.
O filme pode ser encontrado no site:
http://www.adorocinema.com/filmes/expresso-polar/ http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Polar_Express
Sinopse do Filme: Conto de natal baseado no livro de Chris Van Allsburg, mostra o dilema de um garoto estadunidense (cujo nome não é revelado) que, desacreditando em Papai Noel (Pai Natal, em Portugal), realiza uma viagem rumo ao Pólo Norte num trem de ferro que, apesar de guardar todas as características realistas de uma locomotiva a vapor 284-S3, de 1931, contém "magia natalina". Durante o trajeto, por diversas vezes o pequeno herói é testemunha de eventos inusitados: um fantasma que segue viagem de carona, o passeio sobre o teto dos vagões e até um descarrilhamento sobre o gelo, que dão inesperada ação para um lugar onde as crianças serão levadas a conhecer o Papai Noel, e recuperar a crença no espírito natalino
SUGESTÃO: O filme pode ser assistido em vários momentos ou selecionar as principais cenas principais.
2º Momento: Ao final da exibição do filme, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre quais sentimentos são vivenciados nele. O professor deverá construir um texto coletivo através das falas das crianças ou um mural com gravuras com o registro das falas das crianças.
ATIVIDADE 3: O EXPRESSO POLAR EM QUADRINHOS
2º Momento: O (a) professor (a) deverá propor que as crianças elaborem tirinhas em quadrinhos, para tanto, deverá apresentar às crianças o formato do portador de texto história em quadrinhos, realizando leitura de tiras e de quadrinhos/gibis, momento em que as crianças terão contato com os quadrinhos, balões e onomatopéias. Estas leituras poderão ser realizadas no site:
http://www.monica.com.br/cgi- quadrinhos
bin/load.cgi?file=news/welcome.htm&pagina=../../mural/jockeyclub.htm tirinhas
bin/load.cgi?file=news/welcome.htm&pagina=../../mural/jockeyclub.htm
3º Momento: O (a) professor (a) deverá dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que criem tiras contando momentos significativos do filme “O Expresso Polar”, lembrando que devem elaborar pequenos textos ilustrando com desenhos. Para tanto o(a) professor(a) poderá questionar:
O(a) professor (a) deverá mediar o processo com todos os grupos. Ao final, os grupos poderão apresentar as tirinhas construídas para o restante da sala.
OBS: As crianças poderão utilizar a régua para construírem os quadrinhos.
SUGESTÃO: Sugerimos construir a história enfatizando os sentimentos vivenciados no filme.
Avaliar se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!