07/02/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Cultura |
• Principais estruturas políticas, econômicas e sociais da Península Ibérica.
• Influência islâmica na formação sociocultural da Península Ibérica.
• A diversidade ibérica e seus vários reinos.
• O processo de “Reconquista”.
• União Castela-Aragão.
• Noções sobre a cultura, a sociedade e a política da sociedade medieval.
• Noções sobre as estruturas básicas do mundo muçulmano.
• A Península Ibérica durante a Idade Média.
INTRODUÇÃO
Antes de iniciar a aula, o professor deverá salientar a diversidade cultural da Península Ibérica durante a Idade Média. Relembrar os alunos de que grande parte de seu território foi conquistada pelos muçulmanos e por eles dominada durante longo período, o que permitiu, por um lado, uma forte interação entre as culturas islâmica e cristã e, por outro, o desencadeamento do processo de “Reconquista”.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
O professor deverá iniciar a aula apresentando o seguinte mapa da Península Ibérica (séculos XIV-XV), disponível em:
http://historiativanet.files.wordpress.com/2010/08/imagem2.jpg
Em seguida, dividir os alunos em cinco grupos para que, na Sala de Informática, façam uma pesquisa sobre os diversos reinos da Península Ibérica. Sugerimos o seguinte roteiro:
• Grupo 1 – Reino de Castela e Leão (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Castela);
• Grupo 2 – Reino de Aragão (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Arag%C3%A3o);
• Grupo 3 – Reino de Navarra (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Navarra);
• Grupo 4 – Reino de Portugal (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Portugal);
• Grupo 5 – Reino de Granada (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Granada).
Os alunos deverão recolher informações a respeito da história de cada um dos reinos e de suas relações com os outros reinos ibéricos, além de identificar suas principais estruturas sociais, políticas e econômicas e reuni-las em um texto.
Em seguida, os grupos deverão apresentar para a turma as informações obtidas durante sua pesquisa. O fim da aula deverá ser dedicado às apresentações dos primeiros grupos.
Segunda aula
No início da segunda aula, os grupos restantes deverão realizar as suas apresentações. Findas as apresentações, o professor deverá introduzir a temática da “Reconquista”, apresentando o vídeo e distribuindo o texto abaixo entre os alunos:
• Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=eXQmHJUeHms
• Texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reconquista
Em seguida, o professor deverá pedir aos alunos que façam, com a ajuda do vídeo e do texto apresentados, uma redação de 20-25 linhas na qual deverão identificar:
• Principais eventos da “reconquista”;
• Motivos que levaram à “reconquista”;
• O significado do nome “reconquista”;
• Técnicas militares utilizadas por muçulmanos e cristãos.
O texto produzido deverá ser entregue ao professor.
Terceira aula
Nesta terceira aula, o professor introduzirá o assunto da união dos reinos de Castela e Aragão, que se deu com o casamento de Isabel de Castela com Fernando de Aragão.
Imagem: Isabel de Castela e Fernando de Aragão.
Disponível em: http://lh4.ggpht.com/_5ZVfrqNx7ZM/SrFjVCGifsI/AAAAAAAAJxw/zKgKapfWS-A/FER%20E%20ISABEL.jpg.
O professor deve salientar a importância desta união para o processo de “reconquista”, para a centralização do poder e para uma posterior consolidação do reino da Espanha. Em seguida, o professor deverá distribuir aos alunos o texto disponível em: http://pt.wikilingue.com/es/Reis_Cat%C3%B3licos .
Feita a leitura do texto, dispor os alunos em um círculo para que seja discutida, em um seminário, a importância dos reis católicos e da união Castela-Aragão, para a formação de um Estado centralizado na atual Espanha.
CONCLUSÃO
Os alunos deverão compreender a relação entre o domínio muçulmano, a influência dessa cultura na Península Ibérica e o início do processo de “reconquista”. Compreender a união dos principais reinos ibéricos, Castela e Aragão, e como isso possibilitou finalizar a “reconquista” e iniciar uma centralização do poder político no que viria a se tornar a Espanha.
• Vídeo sobre a “Batalha de Las Navas de Tolosa”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1ND28IDZGOI&feature=related
• “A cidade de Lisboa no século XV”, disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/lisboa_antigo_viveiro_de_ambicoes.html
O professor deverá observar a participação dos alunos ao longo das três aulas, assim como seus conhecimentos demonstrados durante as apresentações e debates propostos. O texto, por sua vez, deverá ser avaliado em seu conteúdo e consistência.
Cinco estrelas 1 classificações
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25/03/2011
Cinco estrelassua aula é incrivel nota 10.amei