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A Península Ibérica em fins da Idade Média (séculos XIII-XV)

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Principais estruturas políticas, econômicas e sociais da Península Ibérica.

• Influência islâmica na formação sociocultural da Península Ibérica.

• A diversidade ibérica e seus vários reinos.

• O processo de “Reconquista”.

• União Castela-Aragão.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Noções sobre a cultura, a sociedade e a política da sociedade medieval.

• Noções sobre as estruturas básicas do mundo muçulmano.

• A Península Ibérica durante a Idade Média.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Antes de iniciar a aula, o professor deverá salientar a diversidade cultural da Península Ibérica durante a Idade Média. Relembrar os alunos de que grande parte de seu território foi conquistada pelos muçulmanos e por eles dominada durante longo período, o que permitiu, por um lado, uma forte interação entre as culturas islâmica e cristã e, por outro, o desencadeamento do processo de “Reconquista”.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

O professor deverá iniciar a aula apresentando o seguinte mapa da Península Ibérica (séculos XIV-XV), disponível em:

http://historiativanet.files.wordpress.com/2010/08/imagem2.jpg

Em seguida, dividir os alunos em cinco grupos para que, na Sala de Informática, façam uma pesquisa sobre os diversos reinos da Península Ibérica. Sugerimos o seguinte roteiro:

• Grupo 1 – Reino de Castela e Leão (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Castela);  

• Grupo 2 – Reino de Aragão (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Arag%C3%A3o);  

• Grupo 3 – Reino de Navarra (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Navarra);  

• Grupo 4 – Reino de Portugal (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Portugal);  

• Grupo 5 – Reino de Granada  (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Granada). 

Os alunos deverão recolher informações a respeito da história de cada um dos reinos e de suas relações com os outros reinos ibéricos, além de identificar suas principais estruturas sociais, políticas e econômicas e reuni-las em um texto.

Em seguida, os grupos deverão apresentar para a turma as informações obtidas durante sua pesquisa. O fim da aula deverá ser dedicado às apresentações dos primeiros grupos.

Segunda aula

No início da segunda aula, os grupos restantes deverão realizar as suas apresentações. Findas as apresentações, o professor deverá introduzir a temática da “Reconquista”, apresentando o vídeo e distribuindo o texto abaixo entre os alunos:

• Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=eXQmHJUeHms

• Texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reconquista  

Em seguida, o professor deverá pedir aos alunos que façam, com a ajuda do vídeo e do texto apresentados, uma redação de 20-25 linhas na qual deverão identificar:

• Principais eventos da “reconquista”;

• Motivos que levaram à “reconquista”;

• O significado do nome “reconquista”;

• Técnicas militares utilizadas por muçulmanos e cristãos.

O texto produzido deverá ser entregue ao professor.

Terceira aula

Nesta terceira aula, o professor introduzirá o assunto da união dos reinos de Castela e Aragão, que se deu com o casamento de Isabel de Castela com Fernando de Aragão.

Imagem: Isabel de Castela e Fernando de Aragão.

Disponível em: http://lh4.ggpht.com/_5ZVfrqNx7ZM/SrFjVCGifsI/AAAAAAAAJxw/zKgKapfWS-A/FER%20E%20ISABEL.jpg.  

O professor deve salientar a importância desta união para o processo de “reconquista”, para a centralização do poder e para uma posterior consolidação do reino da Espanha. Em seguida, o professor deverá distribuir aos alunos o texto disponível em: http://pt.wikilingue.com/es/Reis_Cat%C3%B3licos .

Feita a leitura do texto, dispor os alunos em um círculo para que seja discutida, em um seminário, a importância dos reis católicos e da união Castela-Aragão, para a formação de um Estado centralizado na atual Espanha.

CONCLUSÃO

Os alunos deverão compreender a relação entre o domínio muçulmano, a influência dessa cultura na Península Ibérica e o início do processo de “reconquista”. Compreender a união dos principais reinos ibéricos, Castela e Aragão, e como isso possibilitou finalizar a “reconquista” e iniciar uma centralização do poder político no que viria a se tornar a Espanha.

Recursos Complementares

• Vídeo sobre a “Batalha de Las Navas de Tolosa”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1ND28IDZGOI&feature=related  

• “A cidade de Lisboa no século XV”, disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/lisboa_antigo_viveiro_de_ambicoes.html

Avaliação

O professor deverá observar a participação dos alunos ao longo das três aulas, assim como seus conhecimentos demonstrados durante as apresentações e debates propostos. O texto, por sua vez, deverá ser avaliado em seu conteúdo e consistência.

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