21/02/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Os alunos precisarão conhecer estruturas básicas da língua inglesa, tais como Verb To Be, Simple present nas formas afirmativa, negativa e interrogativa, bem como conhecerem algum vocabulário sobre assuntos variados. Isso porque precisarão exercitar o conteúdo trabalhado nessa aula fazendo frases e lendo artigo.
Professor,
Comece a aula perguntando aos alunos se eles sabem alguma diferença entre o inglês americano e o britânico. Ouça o que eles têm a dizer e não corrija nada que disserem agora. Em seguida escreva no quadro a palavra abaixo:
Pergunte-os o que significa essa palavra. Eles provavelmente saberão dizer que é outono, se não, dê a resposta. Agora pergunte se eles sabem se essa palavra é do inglês britânico ou do americano. Deixe-os dizerem o que pensam, estimule uma votação, aproveite para criar interesse pelo assunto. Escreva no quadro o seguinte:
Peça aos alunos que se organizem em grupos de três e distribua a folha de atividades disponível no arquivo chamado American_and_British_English.pdf em:
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/mind-your-language - acesso em 09/12/10
Oriente-os a lerem o artigo sobre algumas diferenças entre o inglês americano e o britânico e a escolherem a alternativa correta nos trechos em negrito. Monitore e auxilie quando necessário. Após alguns minutos peça aos grupos que comparem suas respostas. Você não irá dar as respostas ainda, ao invés, irá orientá-los a buscarem na internet o significado das palavras desconhecidas e eles mesmos farão a correção. A atividade tem como objetivo a turma chegar a uma versão única do artigo com as palavras que eles concordam ser corretas.
Como opção você pode propor a mesma atividade como um desafio. Divida a turma em dois grupos e peça que façam o mesmo processo descrito acima, mas dessa vez cada grupo terá sua própria resposta. Recolha uma folha de atividades de cada grupo, como uma amostra da sua conclusão e conclua a aula sem dar o resultado final. Guarde a expectativa dos alunos para a próxima aula.
Comece a aula retomando o assunto da aula passada. Devolva as atividades e em seguida distribua a próxima folha de atividades chamada American_and_British_English_2.pdf disponível em:
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/mind-your-language - acesso em 09/12/10
Explique aos alunos que a chave de respostas da atividade dada na aula passada se encontra no topo da folha de atividades que você acabou de distribuir. Oriente-os a corrigirem seus trabalhos e a dizerem quantas respostas acertaram. Compare os resultados (caso tenha optado por uma competição) e parabenize o grupo vencedor.
Em seguida peça aos alunos que se organizem em grupos de três pessoas novamente e que façam a atividade b da segunda folha de atividades. Agora eles deverão completar o quadro com as palavras correspondentes no inglês americano e britânico.
A chave de respostas se encontra no arquivo American_and_British_English_Key disponível em:
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/mind-your-language - acesso em 09/12/10
Se houver tempo você poderá pedir aos alunos que façam frases usando as palavras do inglês americano ou britânico e, em seguida, comparem suas frases a de um colega.
Nessa aula iremos trabalhar frases que expressam propósito. Escreva no quadro as frases abaixo:
Chame a atenção dos alunos para as expressões abaixo e conduza-os a concluírem que essas expressões são seguidas de infinitivo:
Agora distribua as duas páginas da folha de atividades chamada purpose clauses.pdf disponível em:
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/mind-your-language - acesso em 09/12/10
Leia o conteúdo da primeira página com os alunos e esclareça qualquer dúvida caso necessário. Em seguida peça aos alunos que se organizem em grupos de três pessoas e que façam a atividade na segunda página do arquivo. Por último peça que comparem suas respostas às de outro grupo e em seguida corrija com a turma no quadro.
Se houver tempo você poderá pedir aos alunos que façam frases usando as estruturas aprendidas.
Para uma lista de diferenças de vocabulário no inglês americano e britânico, acesse:
http://www.sk.com.br/sk-usxuk.html
Para mais um artigo sobre as diferenças entre inglês britânico e americano, acesse:
Avalie as folhas de atividades trabalhadas durante as aulas. Recolha, corrija e devolva em seguida.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!