Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


How did it go? - Um novo olhar sobre a estória de Chapeuzinho Vermelho

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aplicar estratégias de leitura: conto de fada
  • Expandir o vocabulário sobre contos de fada
Duração das atividades
6 horas/aulas de 50 minutos cada aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

Professor,

Para conduzir so alunos ao assunto dessa aula, escreva no quadro a seguinte frase:

ONCE UPON A TIME...

Pergunte aos alunos se eles sabem o que essa frase quer dizer (Era uma vez...) e do que eles se lembram quando a ouvem. Eles provavelmente dirão que essa frase os faz lembrar de contos de fadas (Fairy Tales), se ninguém disse isso, conduza a conversa até que esse gênero literário seja mencionado.

As atividades que seguem são baseadas na famosa estória de Chapeuzinho Vermelho, porém trata-se de uma versão diferente. Trabalharemos com uma sequência de atividades divididas em Pre-reading, While-reading e Post-reading. Essa aula é uma adaptação da aula chamada The Wolf's Tale disponível no site da BBC-BritLit (http://www.teachingenglish.org.uk/try/britlit) acesso em 10/12/10

Imagem do recurso:

PRE-READING ACTIVITIES

Imagem do recurso:

  • Na folha de atividades 1, primeiramente você irá, com a ajuda dos alunos, definir Fairy Tale e expandir o vocabulário a esse respeito. Use a língua inglesa o máximo possível.
  • Na atividade 3 da folha de atividades 2 você começará a falar sobre a estória de Chapeuzinho Vermelho (Little Red Riding Hood). Pergunte aos alunos quais são os personagens da estória de Chapeuzinho. Eles provavelmente saberão dizer em português, mas você deverá instruí-los a tentarem achar a palavra em inglês dentro do quadro na atividade e "colocar dentro da cesta" (listar) os personagens corretos para esse conto de fadas. Os demais personagens irão para a lixeira.

Resposta:

Basket (cesta): a woodsman (lenhador) - Little Red riding Hood (Chapeuzinho Vermelho) - a mother (uma mãe) - a wolf (um lobo) - a granny (uma avó)

Dustbin (lixeira): a hunter (um caçador) – a fox (uma rapoza) – Sleeping Beauty (A Bela Adormecida)- a fairy (uma fada) - a godmother (uma madrasta) - a fireman (um bombeiro) - a dwarf (um anão) - a werewolf (um lobisomem) - two wicked stepsisters (duas meia-irmãs malvadas) - a stepmother (uma madrasta)

Você pode ainda perguntar aos alunos a quais contos de fadas os personagens que foram para a lixeira pertencem.

  • Na atividade 4 os alunos deverão conectar as partes a-f às 1-6 formando frases sobre a estória de Chapeuzinho. Os alunos podem trabalhar em duplas.

Resposta: a 3  b 1   c 2   d 6   e 4   f 5

  • Na atividade 5 os alunos deverão escrever a continuação da estória. Eles poderão escrever em português.

WHILE-READING ACTIVITIES

Imagem página 1 do recurso:

Imagem página 2 do recurso:

Imagem página 4 do recurso:

  • Na primeira folha de atividades você precisará recortar a atividade conforme indicado pela linha pontilhada para que os alunos não tenham acesso ao nome do conto de fadas antes da hora.
  • Leia o trecho do conto de fadas com os alunos e esclareça qualquer dúvida de vocabulário.
  • Peça às duplas que discutam as questões na atividade 2 e após alguns minutos abra a discussão para a turma.
  • Na segunda folha de atividades o nome dessa versão do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho é revelado: The Wolf's Tale. Os alunos são conduzidos a refletirem sobre essa nova versão. Peça que leiam os trechos da estória e discutam em duplas as questões nas atividades 4 e 5. Após alguns minutos de discussão em duplas, abra a discussão para a turma e peça que comparem suas impressões.
  • Na atividade 6 os alunos irão escrever um final para a estória em três ou quatro linhas (pode ser feito em português) ou ainda poderão fazer um desenho que ilustre esse final.
  • Imprima a versão completa do conto disponível em: http://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/wolf_text.pdf (acesso em 10/12/10).

Imagem do recurso:

Imagem do recurso:

  • Peça aos alunos que leiam e em seguida pergunte se o final era o que eles esperavam. Encoraje-os a expressarem sua opinião.
  • Na atividade 9 da página 4 da folha de atividades os alunos irão decidir se as frases são verdadeiras ou falsas de acordo com o que leram no conto.

Respostas:

  1. The narrator of the story is Little Red Riding Hood. NO
  2. The wolf knows the real story of Riding Hood. YES
  3. The wolf in the story is in fact a werewolf. YES
  4. The werewolf killed and ate old Granny. NO
  5. The werewolf was killed by the woodsman. NO
  6. Only a silver bullet can kill a werewolf. YES
  7. Little Red Riding Hood was attacked by a werewolf. NO
  8. A curse is something that may change your life. YES
  9. The werewolf is very happy with its life. NO
  10. Little Red Riding Hood knows her granny very well. NO
  • Na atividade 10 os alunos irão discutir as peguntas dadas.

Respostas:

  1. The wolf, who is a werewolf who is in fact the Granny!
  2. Because the woodsman cut him open and it hurt, but it did not die.
  3. A werewolf bit her.We know the real story.

POST-READING ACTIVITIES

Imagem do recurso:

  • Na folha de atividade os alunos encontrarão todas as instruções para fazerem a pesquisa. Leia e esclareça caso necessário. Monitore-os durante  a pesquisa e ofereça ajuda.
  • Em seguida imprima e distribua a página 2 da folha de atividades. Oriente-os a produzirem uma apresentação de Powepoint ou um artigo seguindo o modelo dado nessa folha.

Imagem do recurso:

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, a compreensão das formas oral e escrita da Língua Inglesa e a competência em produzir textos no referido idioma com organização e vocabulário adequados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.