Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Thinking about Santa - Falando sobre o Natal

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aplicar estratégias de leitura: artigo
  • Expandir o vocabulário sobre Natal
  • Praticar a habilidade de Listening

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisarão conhecer o Simple Present, Simple Past e Verb To Be nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Professor,

Para dar início à aula, os alunos assistirão ao vídeo “My Favourite Day – Christmas”, disponível no link abaixo, que tem duração aproximada de dois (2) minutos.  http://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/short-stories/my-favourite-day-christmas (acesso em 10/12/10)

Imagem do recurso:

Em seguida promova uma discussão usando as perguntas abaixo:

  1. What holiday is the video about?
  2. How is it celebrated by the boy in his country?

Encoraje os alunos a dizerem o que pensam sobre Papai Noel e o Natal. Em seguida instrua-os a pesquisarem na internet as seguintes informações sobre a estória de Papai Noel:

  1. De onde vem Papai Noel?
  2. Em quem a figura do Papai Noel foi inspirada ?
  3. Quem inventou a imagem do Papai Noel que conhecemos hoje?
  4. A qual marca famosa as cores da roupa do Papai Noel é associada?

Essa pesquisa deve ser feita em português, pois a partir daí os alunos estarão mais preparados para inferir significados de palavras relacionadas ao tema nas próximas atividades.

Sugestão de sites para pesquisa:

http://www.brasilescola.com/natal/historia-papai-noel.htm

http://www.presentedenatal.com.br/papai_noel.htm

http://www.suapesquisa.com/historiadopapainoel.htm

http://www.simplesmentepoeta.hpg.ig.com.br/d_natal/10-a_historia_de_papai_noel.htm

(todos acessados em 10/12/10)

Ao final da pesquisa peça à turma que apresente suas conclusões, incentive os alunos a compararem suas descobertas e a dizerem se ficaram surpresos.

AULA 2

Para essa aula você precisará imprimir os flashcards com imagens ligadas ao Natal disponíveis em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/thinking-about-santa-falando-sobre-o-natal - acesso em 10/12/10

Imagem do recurso:

Use essas imagens para ensinar o vocabulário relacionado a Natal. Comece perguntando aos alunos quais são os símbolos do Natal e à medida em que eles disserem apresente o equivalente em inglês mostrando os flashcards.

Depois de apresentar esse vocabulário, imprima e distribua a folha de atividades disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/thinking-about-santa-falando-sobre-o-natal - acesso em 10/12/10

Imagem do recurso:

Nessa folha de atividades os alunos irão consolidar o vocabulário a respeito do Natal através de um caça-palavras. Você pode propor essa atividade em forma de competição. Peça aos alunos que formem duplas e que trabalhem juntos na atividade. A dupla que terminar primeiro será a vencedora ou se preferir você poderá cronometrar alguns minutos e a dupla que achar mais palavras dentro desse limite de tempo será vitoriosa.

AULA 3

Peça aos alunos que se organizem em grupos de três ou quatro pessoas. Comece essa aula com uma discussão usando as seguintes perguntas:

Escreva no quadro:

  1. Who is Santa Claus?
  2. How much do you know about his story?
  3. What do you think about the idea of a person who brings gifts to children?

Enquanto os alunos discutem, escreva no quadro o seguinte:

  1. What are some other names that Santa Claus has?
  2. How did the idea of a man who gives gifts to people begin?
  3. What folk story in particular has influenced the idea of Santa Claus?
  4. Which writers influenced Santa's image in the 19th century?
  5. What does Santa do on December 24th each year? How does he do it?
  6. What do naughty children receive?
  7. Who helps Santa during the year?

Ao final da discussão explique aos alunos que eles irão escutar à narração de um artigo sobre Santa Claus. Peça que eles visitem o link abaixo e escutem atentamente sem focar nas perguntas escritas quadro.

http://www.headsupenglish.com/audio/skills/santa.mp3 - acesso em 10/12/10

Após terem ouvido uma vez, peça que leiam as perguntas no quadro e em seguida ouçam novamente, dessa vez, tentando responder às perguntas. Encoraje-os a saltarem as perguntas que não conseguirem responder enquanto ouvem, já que eles podem se desmotivar diante da dificuldade e em seguida iremos trabalhar com esse artigo na forma escrita. Os alunos poderão ouvir e pausar a gravação quantas vezes acharem necessário. Monitore a atividade e ofereça ajuda.

Após alguns minutos peça aos grupos que comparem suas respostas e em seguida distribua a segunda página da folha de atividades disponível em: http://www.headsupenglish.com/skillbuilders/listening/santa.pdf - acesso em 10/12/10

Essa página contém a versão escrita do artigo sobre Santa Claus. Peça aos alunos que leiam e confirmem se suas respostas para as questões dadas anteriormente estão corretas. Se necessário eles deverão procurar o significado de palavras desconhecidas no dicionário.

Recursos Complementares

Para uma variedade de brincadeiras acerca do tema Natal, acesse:

http://www.eslkidstuff.com/ChristmasGames.htm

Para instruções de como fazer uma divertida versão do nosso "Amigo Secreto" em inglês "Secret Santa", acesse:

http://www.eslteachersboard.com/cgi-bin/lessons/index.pl?read=2799

ambos acessados em 10/12/10

Avaliação

O professor deverá avaliar, durante a atividade de listening na aula 3, se o aluno foi capaz de compreender o artigo e responder às perguntas propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.