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Ética e Família: Tudo muda... As famílias também mudam!

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Reconhecer as mudanças do conceito de família ao longo do tempo.
  2. Conhecer as histórias das próprias famílias e das famílias dos colegas.
  3. Identificar o próprio modelo de família.
  4. Respeitar as diferentes configurações familiares reveladas no grupo de colegas.
  5. Dramatizar histórias de relações amistosas e conflituosas entre pessoas da família.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética e que tenham noções básicas de leitura, interpretação, escrita e informática. Para esta aula, é interessante que os alunos vivenciem as atividades propostas na aula intitulada: “Ética e Identidade: Construindo a Árvore Genealógica” (Publicada em 17/11/2009).

Estratégias e recursos da aula

Palavras iniciais para o professor:   

Para a realização da primeira atividade da aula, seria muito interessante contar com a participação dos avós e de outras pessoas idosas das famílias dos alunos. Peça às crianças que confeccionem convites para serem distribuídos a estas pessoas, marcando o dia, horário e local da atividade.   

Atividade 1:   

TUDO MUDA... AS FAMÍLIAS TAMBÉM MUDAM!   

Carteiras organizadas em semicírculo. Professor e alunos deverão receber e acomodar os convidados. Inicie a atividade agradecendo a presença de todos e manifestando a alegria pela vinda das pessoas à sala de aula. Diga-lhes que esse é um momento privilegiado de trocar conhecimentos; de conhecer as histórias das famílias; de identificar o próprio modelo de família; de perceber as diferentes configurações de famílias; de refletir sobre as transformações ocorridas em relação aos conceitos, valores, costumes e tradições familiares.   

Na sequência, exiba a Imagem 1: Retrato de uma Família Tradicional   

Fonte: http://www.pontedabarca.com.pt/imagens/noticias/pim_teatro_retratos_familia_01.jpg     

Coloque algumas questões para tornar mais dinâmico o debate e estimule os convidados a relatar histórias de “seu tempo”, do tempo de seus pais e até mesmo do tempo de seus avós...   

Como eram as famílias de antigamente?

Quais eram as pessoas que faziam parte das famílias?

As famílias eram numerosas? Geralmente, qual era o número de filhos por família?   

Qual era o papel do “pai de família”?

Ele era o representante da autoridade e o provedor da família?

Era uma pessoa respeitada?   

E a mãe? Qual era o seu papel na família?

Naquela época, ela trabalhava fora de casa?   

E os filhos? Como eram educados?

O que eles faziam no dia a dia? Eles brincavam? Trabalhavam?

Frequentavam a escola? Quando iam para a escola?

Como era a relação entre pais e filhos?   

O que a família gostava de fazer junto? (lazer em família)

Onde costumava passear?

O que as pessoas gostavam de comemorar em família?

Como era a expressão de afeto na família?   

Dando continuidade, exiba a Imagem 2: Retrato de uma Família Moderna

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_8sbQv3d4waM/SNGYSP8pPLI/AAAAAAAAAAM/nNnNeKEMsqQ/s1600-h/familia1.jpg    

Peça aos alunos e aos seus familiares que observem e comparem os dois retratos - da Família Tradicional e da Família Moderna, comentando sobre as diferenças mais significativas entre eles (Professor, você poderá chamar a atenção de todos para a composição das famílias, atentando para o número de filhos; para as formas de expressão de sentimentos entre as pessoas da família; para o vestuário; para o cenário da fotografia e outros).   

Retome com o grupo as questões feitas em relação à Família Tradicional, adaptando-as para a Família Moderna, a fim de incrementar a discussão.   

Aborde as mudanças ocorridas na família ao longo do tempo, considerando as várias configurações familiares - famílias formadas pelo pai, mãe e filhos; famílias de pais separados e filhos vivendo com a mãe ou com o pai; famílias que reúnem filhos de diferentes casamentos; famílias de pai ou mãe criando o filho sozinho; famílias formadas por duas mamães e os filhos; famílias formadas por dois papais e os filhos; famílias que incluem outros parentes; famílias que incluem pessoas que nem são parentes; famílias que incluem animais, dentre outras.   

Discuta sobre a expressão de sentimentos e emoções no interior das famílias "modernas" - expressão de afeto, amor, desamor, raiva, medo, dor, alegria e outros. Procure mostrar a importância das mudanças decorrentes do contexto sócio-histórico-cultural em que se vive, exemplificando com as transformações da configuração familiar. Questione os alunos: Em relação ao contexto atual, a família moderna apresentada na imagem 2 pode ser considerada uma família tradicional?

A partir da pergunta lançada, promova uma reflexão sobre os papéis maternos e paternos na família moderna; as relações de autoridade; a emancipação feminina e o trabalho da mulher; a educação dos filhos na atualidade e a influência da escola, de parentes, amigos, vizinhos na formação e desenvolvimento das crianças; o que diz a Declaração dos Direitos da Criança acerca do trabalho infantil (Professor, ao acessar as aulas intituladas “A Ética e os Direitos da Criança” (Publicada em 19/09/2009), “A criança, seus direitos e deveres” (Publicada em 17/10/2009) e “Os Direitos da Criança: jogando e aprendendo” (Publicada em 17/10/2009), você encontrará links de textos, vídeos e outros recursos interessantes para aprofundar o debate com a turma).

Após as discussões, traga para o grupo informações acerca do modelo de família posto pelo Código Civil de 1916, em que o pai era tido como o chefe da família, responsável pelo sustento da mesma e a proibição da separação do casal; as modificações colocadas pela Constituição Federal de 1988 e o Código Civil de 2002; a questão do afeto como formador da família; as diferentes composições e estruturas familiares; os conceitos de família nuclear, extensa, monoparental, homoparental, recomposta e outros.   

Professor, faça a leitura dos textos editados nos links abaixo, procurando selecionar as informações mais significativas para serem compartilhadas com o grupo. Você poderá produzir um texto síntese para ser distribuído a todos.   

Sugestão de links:  

http://www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/historia-do-direito/170332-o-conceito-de-familia-e-sua-evolucao-historica.html   O conceito de família e sua evolução histórica  

http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=942  EVOLUÇÃO DA FAMÍLIA NOS VINTE ANOS DE CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA   

http://jus.uol.com.br/revista/texto/9138/o-reconhecimento-legal-do-conceito-moderno-de-familia  O reconhecimento legal do conceito moderno de família - o art. 5º, II e parágrafo único, da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha)    

http://recursos.wook.pt/recurso?&id=1046744 (s/ título)      

Prosseguindo, incentive os alunos, seus avós e parentes, a construir coletivamente um painel, procurando fazer um paralelo entre as famílias “Tradicional” e “Moderna”, como forma de sistematizar todo o conhecimento produzido no grupo.   

Ao final da atividade, professor e alunos deverão agradecer a presença de todos, procurando expressar de forma afetiva a gratidão por este momento de convivência e de troca de saberes entre eles.

Atividade 2:    

"FAMÍLIA, FAMÍLIA! PAPAI, MAMÃE, TITIA...”    

Inicie este momento exibindo para os alunos o vídeo Família, editado no link http://www.youtube.com/watch?v=ONp5Z2bkTfE Você poderá distribuir uma cópia da letra da música para cada aluno, incentivando-os a cantar juntamente com os Titãs, enquanto assistem ao vídeo.   

Família 

Titãs

Composição: Arnaldo Antunes/Toni Bellotto  

Família! Família!

Papai, mamãe, titia

Família! Família!

Almoça junto todo dia

Nunca perde essa mania...

Mas quando a filha

Quer fugir de casa

Precisa descolar um ganha-pão

Filha de família se não casa

Papai, mamãe

Não dão nem um tostão...

Família êh! Família ah!

Família! oh! êh! êh! êh!

Família êh! Família ah!

Família!...   

Família! Família!

Vovô, vovó, sobrinha

Família! Família!

Janta junto todo dia

Nunca perde essa mania...   

Mas quando o nenêm

Fica doente

Uô! Uô!

Procura uma farmácia de plantão

O choro do nenêm é estridente

Uô! Uô!

Assim não dá pra ver televisão...   

Família êh! Família ah!

Família! oh! êh! êh! êh!

Família êh! Família ah!

Família! hiá! hiá! hiá!...   

Família! Família!

Cachorro, gato, galinha

Família! Família!

Vive junto todo dia

Nunca perde essa mania...   

A mãe morre de medo de barata

Uô! Uô!

O pai vive com medo de ladrão

Jogaram inseticida pela casa

Uô! Uô!

Botaram cadeado no portão...   

Família êh! Família ah!

Família!

Família êh! Família ah!

Família! oh! êh! êh! êh!

Família êh! Família ah!

Família! hiá! hiá! hiá!...   

Fonte: http://letras.terra.com.br/titas/48973/ 

Após a exibição do vídeo, peça aos alunos que façam a leitura da letra da música “Família”. Em seguida, explore com eles os parágrafos da música, chamando-lhes a atenção para os seguintes aspectos: os múltiplos arranjos familiares presentes na letra da música; os hábitos, costumes, valores e tradições da “família” cantada pela banda Titãs; os medos e os laços de afeto que ligam as pessoas da “família”, dentre outros.   

REPRESENTANDO A FAMÍLIA

Fonte: http://www.malhatlantica.pt/ap-eb1-ji-sintra-n3/image/atl/patinelas/image004.jpg      

Prosseguindo, solicite aos alunos que façam o desenho de sua família. Para isto, distribua uma folha de papel sulfite, lápis de cor e canetinhas hidrocor a cada um deles.   

Logo após, entregue outra folha sulfite aos alunos e peça a eles que respondam às seguintes questões escritas na lousa pelo professor: Para você, o que é família? Qual a importância da família em sua vida? O que todas as pessoas de sua família gostam de fazer juntas? Onde gostam de passear? Sua família é feliz? O que poderia acontecer para torná-la ainda mais feliz? Escreva uma pequena história sobre a sua família.

Na sequência, solicite aos alunos que se organizem em círculo para compartilhar com toda a turma o seu desenho, os aspectos que consideram mais interessantes a respeito de sua família e a história escolhida sobre a própria família.   

Professor, neste momento é fundamental que os alunos exercitem a escuta sensível, amorosa, respeitosa e acolhedora acerca do relato dos colegas, uma vez que as organizações e configurações familiares, os valores, os costumes, a cultura e as histórias das famílias, poderão ser muito diferentes no grupo. Aproveite para conversar com as crianças sobre a necessidade de desenvolver atitudes de respeito, tolerância, compreensão e diálogo diante da diversidade e pluralidade de aspectos trazidos por eles em relação às suas famílias.   

Após ouvir o relato dos alunos, incentive-os a elaborar uma análise qualitativa e quantitativa dos aspectos revelados no grupo em relação às suas famílias, tais como: número de pessoas nas famílias; número de filhos; configurações familiares, dentre outros. As análises poderão compor um painel de sala de aula, juntamente com os desenhos da família.   

Para a realização desta atividade, seria muito interessante contar com a participação efetiva dos professores de Língua Portuguesa - colaborando com os alunos na definição das categorias de análise -, de Matemática - elaborando com a turma os gráficos e tabelas sobre as análises quantitativas dos dados -, de Informática - ampliando o conhecimento dos alunos acerca de outros recursos da informática para trabalhar as respostas relativas aos desenhos das famílias.

Atividade 3:   

LUZ... CÂMERA... AÇÃO! 

DRAMATIZANDO HISTÓRIAS DE FAMÍLIA.   

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_uziAz1EmDXs/SUd2yGHf8ZI/AAAAAAAAAk0/h3VSh5_IDzk/s400/palco%2520teatro.jpg    

Dando continuidade, solicite aos alunos que se organizem em grupos. Peça a eles que façam a releitura das histórias escritas sobre suas famílias para os demais colegas do grupo. Após ouvir as histórias, os alunos deverão classificá-las de acordo com os seguintes critérios: histórias que revelam relações amistosas, de cooperação, diálogo, tolerância, respeito e solidariedade entre pessoas da família e histórias que mostram relações conflituosas, de competição, desrespeito, intolerância, desafio de autoridade, desafio às regras de convivência entre os familiares.   

Em seguida, cada grupo deverá escolher uma história que retrate relações amistosas ou conflituosas entre pessoas da família, para ser dramatizada para toda a comunidade escolar (Professor, você poderá participar ativamente do processo de escolha das histórias pelos grupos, incentivando os alunos a exercitarem o diálogo e a troca de ideias, de forma respeitosa). É interessante destacar que, possivelmente, muitas histórias poderão revelar tanto relações amistosas, quanto conflituosas em uma mesma família, já que o conflito é inerente à convivência e não exclui os sentimentos de amor, respeito, cuidado, dedicação. 

Logo após as escolhas das histórias, proponha aos grupos as ações sugeridas abaixo, que deverão ser realizadas com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa, Educação Artística e de Música da escola, sugerindo recursos do gênero discursivo - enredamento -, bem como recursos dramáticos e musicais, a fim de valorizar as encenações dos alunos.

Sugestão de ações:   

ESCRITA DO ENREDO: É a escrita da trama; do desenvolvimento e encadeamento de ações e eventos no tempo e no espaço, em torno de um tema que possibilita reflexão.  Neste caso, o tema é: Relações amistosas e conflituosas na família!   

ESCOLHA DOS PERSONAGENS: Pai, mãe, filhos, amigos, vizinhos... Quem são os personagens da história? Como eles são? (características físicas, “jeito” de ser e de se vestir, formas de se comunicar...) Que nomes serão dados a cada personagem? Quem vai interpretar o papel de cada personagem?   

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO: O grupo todo participará da dramatização? Quais os papéis atribuídos a cada aluno?   

A CENA DE ABERTURA: Como deveria ser retratada?   

A CENA FINAL: Como o grupo deseja terminar a história? Qual poderia ser a mensagem dirigida ao público?   

Outras ações deverão acontecer, como: a definição do espaço físico na escola, podendo ser um palco ou uma sala espaçosa; a realização dos ensaios no espaço previamente definido; a criação do figurino dos personagens; a confecção de materiais de publicidade - cartazes, folders, outdoor – para a divulgação do evento a toda a comunidade escolar; a confecção do programa.   

Professor, o texto Dramatização disponível no sítio http://www.oitbrasil.org.br/ipec/publi/ecoar/download/dramatizacao.pdf serviu de fonte de inspiração para a sugestão de algumas ações neste momento da aula. Ao acessá-lo, você poderá ampliar ainda mais as suas ideias acerca de outras propostas a serem desenvolvidas com a turma. Vale à pena conferir!   

No dia e horário da encenação dos grupos, os convidados poderão assistir ao vídeo Titãs - Família disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=ONp5Z2bkTfE e ao final das apresentações, alunos e professores deverão criar um espaço de reflexão e debate sobre as relações familiares interpretadas pelos grupos e os efeitos produzidos na vida das crianças.     

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de informações/vídeo sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:  

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722000000300001&script=sci_arttext    Questões de Família e Desenvolvimento e a Prática de Pesquisa   

http://www.pastoral.com.br/noticias/010810_familia.htm    Família, suas novas configurações e suas faces atuais  

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2206761   O conceito de família  

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.tarsiladoamaral.com.br/images/JPG/a_familia.jpg&imgrefurl=http://viveremmfamilia.blogspot.com/2008_09_01_archive.html&usg=__tt59ZODvSVxUh_49EVyElsLe9Jk=&h=520&w=650&sz=59&hl=pt-br&start=10&zoom=1&itbs=1&tbnid=Q8C5EOCyD8IUoM:&tbnh=110&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3Dretratos%2Bde%2Bfam%25C3%25ADlia%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1   Viver em família – Família  

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/134252/comentarios-novos-modelos-de-familia-unioes-homoafetivas   Comentários - Novos modelos de família: uniões homoafetivas  

http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1791   Os princípios do direito de família na Constituição Federal de 1988 e a importância aplicada do afeto: o afeto é juridicizado através dos princípios?  

http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/outros/FamPolPublicas/SaboiaCobo.pdf    As famílias conviventes no Censo Demográfico 2000  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dezembro/dia-da-familia.php    Dia da Família - 8 de Dezembro  

http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/datas/data.php?id_data=60    Datas Comemorativas - Dia da Família   

http://videos.sapo.pt/HsS3RJLcZUtOBDipGfK1    Família. O que é? Conceitos diversos...

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.      

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de reconhecer as mudanças do conceito de família ao longo do tempo; identificar o próprio modelo de família; participar de forma criativa da construção coletiva do painel sobre as famílias “Tradicional” e “Moderna”; fazer o desenho da família, responder as questões sobre o desenho e escrever uma pequena história sobre a família; participar  ativamente na produção da  análise qualitativa e quantitativa dos aspectos relacionados às famílias; dramatizar histórias de relações amistosas e conflituosas entre pessoas da família.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Janete Xavier da Silva , Colegio Est. Hamilton de Jesus Lopes , Bahia - disse:
    xavierjanete2014@gmail.com

    24/10/2014

    Cinco estrelas

    Partindo do conceito que a família é base da sociedade,considerando de suma importância trabalhar conceitos,valores ético da família na sala de aula sala ao adequar as reais necessidade dos alunos. Gostei muito das propostas utilizadas, pós irá estimular no aluno o senso crítico na construção do conhecimento ao analisar as mudanças da família ao longo do tempo.


  • klirliane, faetepre , Maranhão - disse:
    kliliane@hotamil.com

    02/12/2013

    Cinco estrelas

    amei


Sem classificação.
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