Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De fruto e de flor – De onde vêm as frutas?

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  • Organizar e ampliar algumas ideias acerca da flor e do fruto.
  • Expressar suas ideias acerca do tema em estudo.
  • Perceber a relação entre a flor e o fruto.
  • Familiarizar-se com a estrutura de uma flor.
  • Conhecer a origem, o desenvolvimento e a função do fruto.
  • Registrar através do desenho e da escrita os conhecimentos aprendidos durante o estudo.  
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas em duas aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Despertando o interesse pelo tema   

1° momento – O professor inicia a aula informando à turma que irá ler a poesia “Carambola” de autoria de Elias José.

fonte: http://www.dobrasdaleitura.com/vitrine/2006/09ej.html 

Antes da leitura o professor pergunta se as crianças sabem o que é carambola. Caso as crianças não conheçam pede que durante a leitura da poesia elas procurem descobrir o que é carambola.

CARAMBOLA

Que cara esquisita tem a carambola!

Que jeito estranho tem a carambola!

Parece que diz: — Não me amola!

Parece fruta de plástico ou feita de cera.

Toco e cheiro a carambola e ela nem me dá bola.

Pra comer, até bem madura eu não gosto, não topo!

Mas transformada em suco,

bem geladinho e doce,

encho todo o copo

e refresco o corpo.

Caramba, como é bom

o suco da carambola!

fonte:  http://www.dobrasdaleitura.com/vitrine/2006/09ej.html 

2° momento – Após a leitura da poesia o professor checa o que as crianças conseguiram descobrir sobre a carambola. Em seguida apresenta algumas imagens da fruta para a turma apreciar.

Fonte: www.google.com.br  

3° momento – Concluída a apreciação das imagens o professor faz os seguintes questionamentos:   

  • Por que a carambola é uma fruta?
  • De onde vêm as frutas?
  • Para que servem as frutas?
  • Fruta e fruto são a mesma coisa?   

As respostas apresentadas pelas crianças devem ser registradas em um papel grande e afixadas em uma das paredes da sala para serem consultas durante o desenvolvimento do estudo.   

4° momento – Após essa discussão inicial o professor propõe a seguinte tarefa de casa:

Procure alguma flor perto de sua casa, observe como ela é por dentro e, depois, faça o que se pede:

 Desenhe a flor que você observou e escreva o nome dela.

  

__________________________________________

Agora descreva como é essa flor por dentro:

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

 ATIVIDADE 2 – Conhecendo o fruto – sua formação e função

1° momento – O professor inicia a aula comentando a tarefa de casa, enfatizando a descrição que  as crianças fizeram sobre como é a flor por dentro. Em seguida apresenta a ilustração abaixo para as crianças apreciarem:

Fonte: http://www.google.com.br  

  • O que vocês estão vendo nessa imagem?
  • Tem alguma coisa semelhante na flor e no fruto?
  • Por que o ovário da flor se parece com a semente da maçã?

2° momento – Após essa discussão  o professor apresenta um novo conjunto de imagens à turma e solicita que as observem procurando pensar como o fruto se forma.          

FORMAÇÃO DO FRUTO

Fonte: http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm 

  • O que vocês estão vendo nessa imagem?
  • Essa flor tem alguma coisa parecida com a flor que vocês observaram na atividade de casa?
  • O que essa abelha está fazendo na flor?

Fonte: http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm 

  • Além das folhas o que mais podemos ver nessa imagem?
  • É um fruto ou uma fruta?
  • Como será que se formou? Será que a imagem anterior ajuda a gente pensar sobre isso?

Fonte: http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm 

  • E agora o que estamos vendo?
  • É um fruto ou uma fruta? Por quê?
  • Essa imagem tem alguma semelhança com as outras duas? Por quê?

3° momento – O professor prossegue a aula apresentando imagem que mostre as partes de uma flor e, à medida que descreve a sua estrutura, explica como o fruto se forma. Nesse momento é interessante pontuar a diferença entre fruto e fruta. Os sites indicados nos recursos complementares ajudam nesse sentido.

Fonte: http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm 

 4° momento – O professor conclui a aula solicitando que às crianças registrem, por meio do desenho e escrita, o processo de formação do fruto.

Fonte: relato da prática, NEI/1998

Recursos Complementares

Nos sites abaixo o professor encontrará materiais para ampliar seus conhecimentos acerca da formação do fruto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fruto  

http://www.brasilescola.com/biologia/fruto.htm  

http://www.infoescola.com/plantas/fruto/ 

   www.google.com.br  - Neste site o professor poderá acessar as imagens do 2° momento da atividade 1, do 1° momento e 3°momentos da atividade 2. Para isso é só digitar na caixa de pesquisa carambola ou partes da flor e, em seguida, clicar em pesquisar.

 http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm - Neste site o professor poderá acessar as imagens do 2° momento da atividade 2. Para isso é necessário clicar nos links formação do fruto I, formação do fruto II, formação do fruto III.

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:   

  • Da participação dos alunos durante estudo debatendo, observando as imagens, flores e frutos;
  • Dos registros escritos e desenhos das crianças acerca dos conteúdos trabalhados.
  • Da organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de discussão.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vanderlita, Escola Estadual Povoado Nova Vista , Goiás - disse:
    vanderlitaribeiro@hotmail.com

    26/06/2011

    Quatro estrelas

    É uma atividade interessante, com observação de imagem gostei! Parabéns. Abraços.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.