12/01/2011
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
ATIVIDADE 1 – Despertando o interesse pelo tema
1° momento – O professor inicia a aula informando à turma que irá ler a poesia “Carambola” de autoria de Elias José.
fonte: http://www.dobrasdaleitura.com/vitrine/2006/09ej.html
Antes da leitura o professor pergunta se as crianças sabem o que é carambola. Caso as crianças não conheçam pede que durante a leitura da poesia elas procurem descobrir o que é carambola.
CARAMBOLA
Que cara esquisita tem a carambola! Que jeito estranho tem a carambola! Parece que diz: — Não me amola! Parece fruta de plástico ou feita de cera. Toco e cheiro a carambola e ela nem me dá bola. Pra comer, até bem madura eu não gosto, não topo! Mas transformada em suco, bem geladinho e doce, encho todo o copo e refresco o corpo. Caramba, como é bom o suco da carambola! |
fonte: http://www.dobrasdaleitura.com/vitrine/2006/09ej.html
2° momento – Após a leitura da poesia o professor checa o que as crianças conseguiram descobrir sobre a carambola. Em seguida apresenta algumas imagens da fruta para a turma apreciar.
Fonte: www.google.com.br
3° momento – Concluída a apreciação das imagens o professor faz os seguintes questionamentos:
As respostas apresentadas pelas crianças devem ser registradas em um papel grande e afixadas em uma das paredes da sala para serem consultas durante o desenvolvimento do estudo.
4° momento – Após essa discussão inicial o professor propõe a seguinte tarefa de casa:
Procure alguma flor perto de sua casa, observe como ela é por dentro e, depois, faça o que se pede: Desenhe a flor que você observou e escreva o nome dela.
__________________________________________
Agora descreva como é essa flor por dentro:
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
|
ATIVIDADE 2 – Conhecendo o fruto – sua formação e função
1° momento – O professor inicia a aula comentando a tarefa de casa, enfatizando a descrição que as crianças fizeram sobre como é a flor por dentro. Em seguida apresenta a ilustração abaixo para as crianças apreciarem:
Fonte: http://www.google.com.br
2° momento – Após essa discussão o professor apresenta um novo conjunto de imagens à turma e solicita que as observem procurando pensar como o fruto se forma.
FORMAÇÃO DO FRUTO
Fonte: http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm
Fonte: http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm
Fonte: http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm
3° momento – O professor prossegue a aula apresentando imagem que mostre as partes de uma flor e, à medida que descreve a sua estrutura, explica como o fruto se forma. Nesse momento é interessante pontuar a diferença entre fruto e fruta. Os sites indicados nos recursos complementares ajudam nesse sentido.
Fonte: http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm
4° momento – O professor conclui a aula solicitando que às crianças registrem, por meio do desenho e escrita, o processo de formação do fruto.
Fonte: relato da prática, NEI/1998
Nos sites abaixo o professor encontrará materiais para ampliar seus conhecimentos acerca da formação do fruto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fruto
http://www.brasilescola.com/biologia/fruto.htm
http://www.infoescola.com/plantas/fruto/
www.google.com.br - Neste site o professor poderá acessar as imagens do 2° momento da atividade 1, do 1° momento e 3°momentos da atividade 2. Para isso é só digitar na caixa de pesquisa carambola ou partes da flor e, em seguida, clicar em pesquisar.
http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm - Neste site o professor poderá acessar as imagens do 2° momento da atividade 2. Para isso é necessário clicar nos links formação do fruto I, formação do fruto II, formação do fruto III.
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/06/2011
Quatro estrelasÉ uma atividade interessante, com observação de imagem gostei! Parabéns. Abraços.