17/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Breve Justificativa
" temos tido uma visão injusta em que a plenitude da vida, entendida como intensidade - distensão em um instante do tempo - é subtraída da criança" ( Monique Deheinzelin)
As crianças, no cotidiano presenciam os fenômenos naturais e fatos sociais, os quais fazem parte dos seus contextos. Portanto, tentam desvendar o mundo.
Levando em consideração este conhecimento pessoal, proporcionamos o diálogo entre as crianças; crianças e professores; crianças e pais; crianças e autores, produtores desse conhecimento.
Estudamos ciências com as crianças porque acreditamos ser a ciência um processo de criação de conceitos que dão unidade e sentido a natureza. A ciência não é uma coleção de verdade que explica o real - porque o real é aquilo que nunca pode ser apreendido em sua totalidade.
Para extrair as virtualidades do Universo e da Terra e tornar possível a realidade interpretável, nos aventuramos na teoria de Copérnico e Galileu para compreender como os cientistas explicavam os movimentos da Terra e do Sistema Solar.
Fonte: http://www.paodeacucarverde.com.br/?m=201004
Conversas na roda:
A primeira aula é destinada ao levantamento dos conhecimentos prévios da criança sobre o que sabem sobre a Terra a partir das perguntas formuladas pelo professor(a). Vejamos o que dizem as crianças de 5 e 6 anos quando estudaram sobre a Terra: Anote a fala de cada criança. Digite e afixe na parede da sala.A partir da fala das crianças organize um roteiro de estudo. O roteiro de estudo é um recurso que permite a organização do tema de estudo. Nele são registrados os conhecimentos que as crianças já sabem, o que desejam descobrir e como vão estudar. No final do estudo tem o momento da síntese - o que aprendemos sobre a Terra.
Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos.NEI/CAp/UFRN.2000.
Depois do levantamento feito com o grupo a partir do roteiro de estudo. Leia o livro sobre Galileu. Problematize:
Nesse momento, convide duas crianças para o centro da roda e demonstre a teoria defendida por Galileu e Copérnico. Uma criança é escolhida para ser o Sol, outra para ser a Terra. Peça que a criança que representa a Terra vá rodando em volta da outra que simboliza o Sol.
Autora: RITA FOELKER.
Nome do livro: ERA UMA VEZ GALILEU GALILEI
Editora: CALLIS.
Numero de páginas: 24
Sinopse do livro:
Quem foi Galileu Galilei? Como viveu? Como pensavam os homens de seu tempo? 'Era uma vez Galileu Galilei' apresenta este famoso cientista, um dos 'pais' da ciência moderna, responsável pela elaboração de muitos conceitos científicos.
Depois da leitura do livro proponha um registro sobre Galileu. Entregue uma folha de papel ofício para o registro (desenho e escrita)
As crianças escrevem sobre Galileu:
Leia sobre Copérnico e comente com as crianças sobre ele:
Sobre Nicolau Copérnico:
Nicolau Copérnico foi um polaco, nascido na cidade de Toruń, no dia 19 de Fevereiro de 1473. Afirmou-se como astrônomo e matemático e ficou conhecido por desenvolver a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.
A sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (considerava, a Terra como o centro), é considerada uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.
A teoria copernicana permitiu também a emancipação da cosmologia da teologia. Na teoria de Copérnico, a Terra move-se em torno do Sol. O movimento da Terra era negado pelos partidários de Aristóteles e Ptolomeu. Eles sustentavam que, caso a Terra se movesse, as nuvens, os pássaros no ar ou os objetos em queda livre seriam deixados para trás.
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1448.html
fonte: http://www.explicatorium.com/Nicolau-Copernico.php
Retome o roteiro de estudo. Vá a biblioteca e separe livros que abordem o tema para que as crianças possam ler - mesmo que ainda não saibam. Deixe que folheie os livros, Escolha alguns livros para ler na sala. Leve cartaz e mostre o movimento da Terra. Exiba vídeos sobre o movimento da terra em torno do sol. Solicite que tragam materiais para a sala. Após as leituras realizadas proponha um texto coletivo sobre o que aprenderam sobre a terra.
Fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/movi/corpo.html
Texto Coletivo
Vejamos uma síntese produzida por crianças de 5 e 6 anos:
Fonte: O Mundo Mágico da Leitura. NEI/CAp/UFRN.2001.
Para saber +
Vida de Galileu Galilei acesse no link história: os Astrônomos
Sugestão de Leitura:
SIS, PETER.O Mensageiro Das Estrelas. Coleção: CLARA LUZ. Editora: ATICA
Sinopse
Em todas as épocas existem pessoas corajosas que rompem com a tradição para explorar novas idéias e desafiar verdades consagradas. Galileu Galilei era exatamente esse tipo de pessoa. Em 1610, ao conseguir provas de que a Terra não era o centro fixo do Universo, Galileu virou o mundo de cabeça para baixo..
Sobre Copérnico acesse:
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/copernico.htm
Sobre Galileu acesse:
http://www.suapesquisa.com/biografias/galileu/
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=JY6PobWeaAo&NR=1 Movimentos da Terra
http://www.youtube.com/watch?v=-AyATcMQNtc&feature=related. Movimentos da Terra com relação ao Sol
Durante o estudo do tema verifique através dos registros produzidos e das falas, se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!