Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A lua é dos namorados?

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar e identificar as fases da lua;
  • Conhecer a lenda que explica a origem da lua;
  • Desenvolver a capacidade de apresentar oralmente o conhecimento sobre as fases da lua.

 

Duração das atividades
8 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Observação do céu;
  • Leituras de lendas sobre a lua;
  • A lua como satélite da Terra.
Estratégias e recursos da aula

Primeira atividade

 

Inicie a aula contando a lenda para a turma. Depois de contar, desafie o grupo a pensar como acham que surgiu a lua. Registre a fala das crianças em um painel. Para confrontar as ideias das crianças com a teoria, proponha a exibição de um vídeo. Após esse momento, promova uma roda de conversa para falar sobre a origem da Lua. Chame atenção para o modo como os povos de antigamente explicavam a origem da lua. Organize um registro coletivo sobre as duas maneiras de explicar a origem da lua.

No começo havia a escuridão. Então nasceu o sol, Guaraci. Um dia ele ficou cansado e precisou dormir. Quando fechou os olhos tudo ficou escuro. Para iluminar a escuridão enquanto dormia, ele criou a lua, Jaci. Ele criou uma lua tão bonita que imediatamente apaixonou-se por ela. Mas quando o sol abria os olhos para admirar a lua, tudo se iluminava e ela desaparecia. Guaraci criou, então, o amor, Rudá, seu mensageiro. O amor não conhecia luz ou escuridão. Dia ou noite, Rudá podia dizer à lua o quanto o sol era apaixonado por ela. Guaraci criou também muitas estrelas, seus irmãos, para que fizessem companhia a Jaci enquanto ele dormia. Assim nasceu o céu e todas as coisas que vivem lá.

acesse: Choque de Origem e Resfriamento da Lua e Terra

http://www.youtube.com/watch?v=o1gR9Rkrlfc

 

Segunda Atividade 

Mostre no calendário os dias do mês que a lua aparece. Proponha observação do calendário sobre as características de cada fase da lua. Solicite que identifique como a lua está naquele dia. Em seguida, peça que respondam a partir da observação do calendário:

 Como a lua está hoje?

Faltam quantos dias para ela mudar?

http://anzolsemfarpa.com.br/?p=518

 

Terceira Atividade

 

 

http://www.gurupionline.com.br/v02/index.php/component/content/article/71-astromonia/172-estamos-na-lua-nova

 

Para instigar a participação efetiva da turma, uma ótima alternativa de aula é a representação das fases da Lua através de objetos simples e de fácil manuseio. Para isso, serão necessários os seguintes materiais:

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/representacao-das-fases-lua.htm 

1 bola de isopor pequena (representará a Lua).

1 bola de isopor grande (representará a Terra).

1 Lanterna.

Como fazer:

Primeiro mostre as fotos das quatro fases da Lua (cheia, nova, quarto minguante e quarto crescente) e explique que esse fenômeno é cíclico.

Em seguida, com os materiais em mãos, solicite que uma criança segure a bola que representa a Terra e que outro segure a “Lua”.

Posteriormente, posicione cada uma de forma que a Lua fique totalmente iluminada pela lanterna (Sol), e esclareça que isso ocorre quando ela está em fase de Lua Cheia.

Demonstre a fase minguante: o aluno que está com a Terra deverá se movimentar em torno da Lua, até que esta esteja recebendo luz apenas em uma parte da sua superfície. Continue a representação através da simulação de uma Lua Nova. Para isso, a Terra deverá se movimentar até que fique entre a Lua e o Sol (lanterna).

Para encerrar a sistematização das fases da Lua, oriente a turma que está com a bola que representa a Terra a se movimentar de modo que a Lua fique apenas com uma parte (metade) iluminada, caracterizando a Lua em fase crescente.

 

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/representacao-das-fases-lua.htm

 

Quarta atividade

Combine uma feira de Ciencias para a turma apresentar para a escola a experiência com as fases da Lua. Construa com a turma um caderno/livro/portfólio relatando o processo vivenciado em sala de aula. Para construir organize os textos produzidos pela turma sobre as fases da lua, a experiência registrada com fotos, desenhos e textos coletivos. Clik no link do portal para visualizar o portfólio.

De acordo com Sheila C. Sena o Portfólio é uma forma de registro muito interessante que além de acompanhar o desenvolvimento das crianças (durante o decorrer do mês, bimestre ou ano). É também um atrativo para que os pais conheçam e interajam melhor na vida escolar de seus filhos.

 

ports

Fonte:

http://gruporpp.wordpress.com/

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar durante o processo de estudo do tema se as crianças:

  • Conseguem identificar as fases da lua;
  • Percebem a lenda da lua como explicação mágica sobre a origem da lua;
  • Conseguem explicar para outras crianças as fases da lua. 
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.