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A Lua e o movimento das Marés

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar e conhecer a influência da lua no movimento das marés.
  • Perceber as fases da Lua.
Duração das atividades
4 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. A influência da lua no movimento das marés.
  2. As fases da lua.
Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade

Depois de conversar e observar as fases da lua lance o seguinte desafio:

 

http://blogalize.net/fases-da-lua.html 

  • Você sabia que a força da lua influencia as águas do mar? 

Escute o que as crianças têm a dizer sobre isso. Registre na forma de um painel. Desafie as crianças a descobrir como acontece esse fenômeno. Exiba o vídeo sobre a lua e as marés disponível no youtube:

 http://www.youtube.com/watch?v=jm235LzAez0&feature=related 

Durante a conversa após a exibição do vídeo compare o fenômeno das marés com se fosse um caso de amor. As águas não resistem à atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra. O fenômeno de subida e descida da água é chamado de maré.

Complemente as informações com a leitura do texto.

Atraída por tantos pretendentes, a água vai se movimentar de acordo com a movimentação dessas forças. Quem mora perto da praia pode acompanhar as variações no mar: maré cheia; seis horas depois, maré baixa; seis horas depois, maré cheia; seis horas depois...

Adaptado de: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/lua.htm 

 Maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual elas se elevam ou abaixam em relação a uma referência fixa no solo (Dicionário Aurélio). É o fenômeno causado pelas atrações simultâneas do Sol e Lua sobre as águas do Globo, e, pelo fato do nosso astro mais próximo ser a Lua, é claro que ele causa maior influência. A atração gravitacional da Lua, faz com que a água dos oceanos avance sobre a parte da Terra que se encontra mais próxima à Lua e também sobre a parte diametralmente oposta. O movimento de translação da Lua, também conhecido como dia lunar, tem a duração de 24h e 50 min., dividindo-se este tempo em 4 períodos, teremos quatro turnos de aproximadamente 6h e 12min. Que é a duração de cada maré e suas variações, de preamar a baixa-mar.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1125355&page=10 

Segunda Atividade

Proponha um passeio a praia mais próxima à escola no período do dia em que ela está cheia ou seca. Sugira um registro no diário de campo. Cada criança escreve e desenha sobre as variações no mar.

http://craudphotos.blogspot.com/2009/01/praia-do-atalaia-14-de-janeiro-2009.html

Terceira Atividade 

Organize um calendário na sala marcando os dias em que a maré está cheia e seca. Consulte o calendário do mês com as fases da lua. Construa símbolos com a turma para marcar esses momentos da maré.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1125355&page=10 

Quarta Atividade

Leia na mitologia grega a história de Poseidon-  Deus dos Mares. Reescreva coletivamente a mitologia. Depois de digitado o texto, solicite que as crianças façam desenhos de Poseidon.

http://www.brasilescola.com/mitologia/poseidon.htm 

Ao final do estudo, organize um texto coletivo sobre o que as crianças aprenderam sobre o fenômeno das marés.

Recursos Complementares

Para saber +

Consulte o site:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Fases_da_Lua 

Sugestão de música para cantar com a turma:

Conto de Areia: Clara Nunes. Composição: Romildo S. Bastos / Toninho

http://letras.terra.com.br/clara-nunes/67769/ 

Leia + 

Poseidon - Deus dos mares

http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/poseidon.htm 

http://www.lunaeamigos.com.br/mitologia/17_poseidon.htm 

Avaliação

Após o estudo verificar:

  • Se a criança percebeu a influência da lua no movimento das marés- maré cheia e seca.
  • Conseguiu relacionar as fases da lua com o movimento das marés.
  • Reconhece Poseidon como o deus dos mares através da mitologia grega.

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