Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um estudo sobre performances e violência contra as mulheres

 

11/02/2011

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Saber o significado de “performance” para as artes visuais contemporâneas
  • Conhecer a artista brasileira Beth Moysés e suas proposições performáticas em torno da violência contra as mulheres.
  • Discutir e analisar a proposta performática da artista e relacioná-la com o cotidiano
  • Produzir um trabalho artístico a partir das discussões realizadas.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter noções sobre as mudanças operadas a partir dos anos 60/70 do século XX, marcados por intervenções e proposições ainda não vistas nas artes visuais.
  • Saber que a arte contemporânea tem ousado discutir várias esferas da vida cotidiana de maneira direta e aberta. Que artistas têm se utilizado da arte para denunciar abusos, preconceitos e o não dito.
  • Ver aula do Portal do Professor “Questões étnicas na arte contemporânea” de autoria de Andréa Senra Coutinho  
Estratégias e recursos da aula
  • Inicie a aula apresentando os vídeos indicados abaixo. Os dois são uma parcela das performances realizadas pela artista brasileira Beth Moysés, a primeira ocorreu na Espanha e a segunda, aqui no Brasil. Diga aos estudantes que primeiro irão assistir aos vídeos, sem receber qualquer informação anterior sobre o que virão. Essa primeira atividade é para aguçar a percepção individual, sensibilidade e a curiosidade sobre uma manifestação artística contemporânea.
  • Peça que assistam aos vídeos com atenção, observando as imagens e os detalhes das ações. Se preferirem, podem fazer anotações pessoais no caderno sobre suas impressões:
  1. Performance “Reconstruindo sonhos” em Cáceres (ES) http://www.youtube.com/watch?v=D73AlBgL6gM
  2. Performance “Memórias de afeto” em Brasília (BR) http://www.youtube.com/watch?v=xOSeh98UK5I&feature=related
  • Após as exibições, faça uma roda de conversa e peça ao grupo para comentar livremente:

(1.) o que viram,

(2.) o que sentiram com o que viram,

(3.) quais ideias passaram na cabeça enquanto viam as imagens das noivas,

(4.) o que acham que é aquilo que viram.

  • Anote algumas dessa ideias no quadro de giz.
  • Após essa etapa de interpretações e opiniões pessoais dos/as alunos/as a respeito dos vídeos apresentados, é momento de começar a esclarecer alguns pontos: (1.) O que é uma performance (2.) Quem é Beth Moysés (3.) Quais são as intenções dessa artista ao realizar esse tipo de proposição.

(1.) SobrePerformances: Explique ao grupo que performance é uma modalidade artística que envolve várias linguagens como o teatro, o vídeo, a poesia e/ou a música. Diferente dos happenings, é cuidadosamente programada e não necessariamente exige a participação do público. Em geral, segue um roteiro de ação, previamente estabelecido, e é isso que a artista Beth Moysés faz ao idealizar as suas performances. A artista é convidada a realizar seu trabalho em um determinado local, o qual ela estuda e analisa cuidadosamente para que seu roteiro aconteça da melhor maneira possível. Ao realizar seu trabalho pelas ruas das cidades (aqui no Brasil e no exterior), a artista precisa antes, acertar os detalhes com as prefeituras das localidades, de maneira que as “noivas” possam transitar pelas ruas e realizar o percurso programado sem alterações ou impedimentos. As performances, de maneira geral, são registradas por fotografias e/ou vídeos, e exibidas depois em galerias e museus para o público que não as presenciou.

(2.) Sobre Beth Moysés: Acrescente um pouco da biografia da artista, pois alunos/as ficam curiosos/as para saber alguns detalhes da vida da artista. Diga que a artista é brasileira, paulista, nasceu em 1960. É formada em artes pela FAAP-SP, atualmente está realizando seu doutorado na PUC-SP. É também professora na faculdade onde se formou. Expõe seus trabalhos desde 1996. A artista investiga a violência contra as mulheres através da arte. Nos últimos anos, a artista tem trabalhado o "vestido de noiva" como matéria-prima para sua produção artística. Ao escolher o vestido de noiva, Moysés alia arte e questões sociais, arte e denúncia social.

Aproveite e informe para seus alunos e alunas que a artista tem um site oficial (indicado em recursos complementares).

Se puder se conectar durante a aula, faça junto de seus alunos um passeio pelo site e assim, poderá enriquecer mais a aula. Deixe que o grupo navegue no site, pois há nele artigos, textos, imagens das obras de arte de Beth Moysés e outras informações.

(3.) Em seguida, apresente a entrevista dada pela artista sobre sua trajetória e motivações para a criação artística, ou seja, os motivos que levaram a artista a se interessar pelo tema e de que maneira ela tem trabalhado sua produção: http://www.youtube.com/watch?v=O19J5iqSzWc&feature=related

  • Encerrada a etapa de fornecer informações e dados que ajudarão o grupo a compreender o que é uma performance na arte e quem é artista Moysés, é momento de aprofundar um pouco mais sobre o tema das obras, ou seja, a violência contra as mulheres.
  • Segunda atividade:Pedir que os/as estudantes escrevam em seus cadernos o que eles/as sabem sobre “violência contra as mulheres”, “se podem relatar algum fato sobre o tema”, “o que cada um/a pensa sobre essa questão”.
  •  Nesse momento apresente alguns tipos de violência (para saber mais acesse: http://www.violenciamulher.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1213&Itemid): 
  1. “Violência contra a mulher - é qualquer conduta - ação ou omissão - de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial. Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados."
  2. "Violência de gênero - violência sofrida pelo fato de se ser mulher, sem distinção de raça, classe social, religião, idade ou qualquer outra condição, produto de um sistema social que subordina o sexo feminino."
  3. "Violência doméstica - quando ocorre em casa, no ambiente doméstico, ou em uma relação de familiaridade, afetividade ou coabitação.”
  • Apresentada e discutida a situação brasileira/mundial sobre a violência contra as mulheres, forneça um tempo para que os/as estudantes possam ler o que escreveram em seus cadernos e debatam sobre o tema.
  • Terceira atividade:Baseada em todas as discussões estabelecidas desde a primeira aula, peça aos alunos e alunas para se dividir em grupos de trabalho e cada grupo irá organizar entre si uma performance com o tema “violência contra as mulheres”. Pode ser em forma de denúncia ou apresentando uma saída para o problema. Lembre ao grupo de como a artista Beth Moysés elabora seus trabalhos. Ou seja, o trabalho em performance poderá ser realizado ao vivo para a turma assistir (na sala de aula ou outro espaço disponível na escola) ou ser apresentado através de fotografias ou vídeos (apresentação de slides ou vídeos). Mas pontue que a ação performática deverá ser realizada pelo grupo da sala e não por outros colegas ou colaboradores. Estabeleça um prazo para a elaboração do roteiro (constará as ações, figurino, local, música, etc.), realização (execução do roteiro) e apresentação dos trabalhos durante as aulas. Reserve duas aulas para as apresentações.  
  • Para cada performance apresentada, peça a participação daqueles/as que assistiram, para que juntos façam a análise geral, dando seus pareceres sobre o trabalho. Não deixe de fazer sua avaliação nesse momento, assim poderá apontar os aspectos positivos e/ou negativos da apresentação.
Recursos Complementares
Avaliação
  • As avaliações ocorrerão em três etapas:

1- Participação no debate.

2- Relatos e opiniões pessoais escritos sobre o tema.

3- Apresentação das performances. Nessa etapa, avalie o roteiro escrito e apresentação da proposta ao vivo, em fotografia ou vídeo.

  • Motive todo o grupo a analisar as apresentações: idéia central; como o tema foi tratado; recursos visuais e/ou audiovisuais empregados; adequação das imagens/ações performáticas ao tema; atuação dos alunos e alunas no trabalho; empenho e resultado final.
  • Proponha ao grupo dar um conceito final a cada apresentação: ótima, boa, razoável, inadequada ao tema.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.