- Inicie a aula apresentando os vídeos indicados abaixo. Os dois são uma parcela das performances realizadas pela artista brasileira Beth Moysés, a primeira ocorreu na Espanha e a segunda, aqui no Brasil. Diga aos estudantes que primeiro irão assistir aos vídeos, sem receber qualquer informação anterior sobre o que virão. Essa primeira atividade é para aguçar a percepção individual, sensibilidade e a curiosidade sobre uma manifestação artística contemporânea.
- Peça que assistam aos vídeos com atenção, observando as imagens e os detalhes das ações. Se preferirem, podem fazer anotações pessoais no caderno sobre suas impressões:
- Performance “Reconstruindo sonhos” em Cáceres (ES) http://www.youtube.com/watch?v=D73AlBgL6gM
- Performance “Memórias de afeto” em Brasília (BR) http://www.youtube.com/watch?v=xOSeh98UK5I&feature=related
- Após as exibições, faça uma roda de conversa e peça ao grupo para comentar livremente:
(1.) o que viram,
(2.) o que sentiram com o que viram,
(3.) quais ideias passaram na cabeça enquanto viam as imagens das noivas,
(4.) o que acham que é aquilo que viram.
- Anote algumas dessa ideias no quadro de giz.
- Após essa etapa de interpretações e opiniões pessoais dos/as alunos/as a respeito dos vídeos apresentados, é momento de começar a esclarecer alguns pontos: (1.) O que é uma performance (2.) Quem é Beth Moysés (3.) Quais são as intenções dessa artista ao realizar esse tipo de proposição.
(1.) SobrePerformances: Explique ao grupo que performance é uma modalidade artística que envolve várias linguagens como o teatro, o vídeo, a poesia e/ou a música. Diferente dos happenings, é cuidadosamente programada e não necessariamente exige a participação do público. Em geral, segue um roteiro de ação, previamente estabelecido, e é isso que a artista Beth Moysés faz ao idealizar as suas performances. A artista é convidada a realizar seu trabalho em um determinado local, o qual ela estuda e analisa cuidadosamente para que seu roteiro aconteça da melhor maneira possível. Ao realizar seu trabalho pelas ruas das cidades (aqui no Brasil e no exterior), a artista precisa antes, acertar os detalhes com as prefeituras das localidades, de maneira que as “noivas” possam transitar pelas ruas e realizar o percurso programado sem alterações ou impedimentos. As performances, de maneira geral, são registradas por fotografias e/ou vídeos, e exibidas depois em galerias e museus para o público que não as presenciou.
(2.) Sobre Beth Moysés: Acrescente um pouco da biografia da artista, pois alunos/as ficam curiosos/as para saber alguns detalhes da vida da artista. Diga que a artista é brasileira, paulista, nasceu em 1960. É formada em artes pela FAAP-SP, atualmente está realizando seu doutorado na PUC-SP. É também professora na faculdade onde se formou. Expõe seus trabalhos desde 1996. A artista investiga a violência contra as mulheres através da arte. Nos últimos anos, a artista tem trabalhado o "vestido de noiva" como matéria-prima para sua produção artística. Ao escolher o vestido de noiva, Moysés alia arte e questões sociais, arte e denúncia social.
Aproveite e informe para seus alunos e alunas que a artista tem um site oficial (indicado em recursos complementares).
Se puder se conectar durante a aula, faça junto de seus alunos um passeio pelo site e assim, poderá enriquecer mais a aula. Deixe que o grupo navegue no site, pois há nele artigos, textos, imagens das obras de arte de Beth Moysés e outras informações.
(3.) Em seguida, apresente a entrevista dada pela artista sobre sua trajetória e motivações para a criação artística, ou seja, os motivos que levaram a artista a se interessar pelo tema e de que maneira ela tem trabalhado sua produção: http://www.youtube.com/watch?v=O19J5iqSzWc&feature=related
- Encerrada a etapa de fornecer informações e dados que ajudarão o grupo a compreender o que é uma performance na arte e quem é artista Moysés, é momento de aprofundar um pouco mais sobre o tema das obras, ou seja, a violência contra as mulheres.
- Segunda atividade:Pedir que os/as estudantes escrevam em seus cadernos o que eles/as sabem sobre “violência contra as mulheres”, “se podem relatar algum fato sobre o tema”, “o que cada um/a pensa sobre essa questão”.
- Nesse momento apresente alguns tipos de violência (para saber mais acesse: http://www.violenciamulher.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1213&Itemid):
- “Violência contra a mulher - é qualquer conduta - ação ou omissão - de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial. Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados."
- "Violência de gênero - violência sofrida pelo fato de se ser mulher, sem distinção de raça, classe social, religião, idade ou qualquer outra condição, produto de um sistema social que subordina o sexo feminino."
- "Violência doméstica - quando ocorre em casa, no ambiente doméstico, ou em uma relação de familiaridade, afetividade ou coabitação.”
- Apresentada e discutida a situação brasileira/mundial sobre a violência contra as mulheres, forneça um tempo para que os/as estudantes possam ler o que escreveram em seus cadernos e debatam sobre o tema.
- Terceira atividade:Baseada em todas as discussões estabelecidas desde a primeira aula, peça aos alunos e alunas para se dividir em grupos de trabalho e cada grupo irá organizar entre si uma performance com o tema “violência contra as mulheres”. Pode ser em forma de denúncia ou apresentando uma saída para o problema. Lembre ao grupo de como a artista Beth Moysés elabora seus trabalhos. Ou seja, o trabalho em performance poderá ser realizado ao vivo para a turma assistir (na sala de aula ou outro espaço disponível na escola) ou ser apresentado através de fotografias ou vídeos (apresentação de slides ou vídeos). Mas pontue que a ação performática deverá ser realizada pelo grupo da sala e não por outros colegas ou colaboradores. Estabeleça um prazo para a elaboração do roteiro (constará as ações, figurino, local, música, etc.), realização (execução do roteiro) e apresentação dos trabalhos durante as aulas. Reserve duas aulas para as apresentações.
- Para cada performance apresentada, peça a participação daqueles/as que assistiram, para que juntos façam a análise geral, dando seus pareceres sobre o trabalho. Não deixe de fazer sua avaliação nesse momento, assim poderá apontar os aspectos positivos e/ou negativos da apresentação.
- As avaliações ocorrerão em três etapas:
1- Participação no debate.
2- Relatos e opiniões pessoais escritos sobre o tema.
3- Apresentação das performances. Nessa etapa, avalie o roteiro escrito e apresentação da proposta ao vivo, em fotografia ou vídeo.
- Motive todo o grupo a analisar as apresentações: idéia central; como o tema foi tratado; recursos visuais e/ou audiovisuais empregados; adequação das imagens/ações performáticas ao tema; atuação dos alunos e alunas no trabalho; empenho e resultado final.
- Proponha ao grupo dar um conceito final a cada apresentação: ótima, boa, razoável, inadequada ao tema.