Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CORA CORALINA, A GRANDE POETISA

 

08/02/2011

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno na faixa etária dos cinco anos poderá aprender a:

  • Conhecer a vida e a obra de Cora Coralina;
  • Localizar nos mapas a cidade natal de Cora Coralina;
  • Conhecer alguns aspectos culturais da região;
  • Produzir trabalhos artísticos.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 40 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Está aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E OBRA DE CORA CORALINA.

1º Momento: Professor, apresente o vídeo para os alunos sobre a vida de Cora Coralina  http://www.youtube.com/watch?v=kDfTiHl89Fk&NR=1 . Depois, faça algumas perguntas:    

  • Quem foi Cora Coralina? 
  • Onde ela morava?
  • Qual era a sua profissão?
  • Quais doces ela fazia?
  • Vocês conhecem alguma poesia de Cora Coralina?

Professor, informe aos pais a respeito do trabalho que irão realizar sobre a poetisa Cora Coralina, solicitando materiais para a pesquisa.

Obs: O professor também deverá contribuir com materiais para a pesquisa.

2º Momento: De posse do material, organize a turma em círculo e pergunte para as crianças: O que vocês descobriram sobre a poetisa Cora Coralina? Quantos anos ela tinha quando começou a escrever? Quem conhece alguma poesia dela?  

http://rosangelaneri.blogspot.com/2010/10/cora-coralina.html

 

Depois, faça uma discussão com as crianças sobre a vida e a obra de Cora Coralina, utilizando todo o material trazido pelas crianças. Construam um texto coletivo, ilustrado com desenhos das crianças.

OBS: Professor, evidencie a importância da pesquisa, faça com que os alunos tenham interesse em conhecer, buscar, pesquisar o que desconhecem.

 

ATIVIDADE 02 - “CAMINHANDO” NA TERRA DE CORA CORALINA.

1º Momento: Professor, combine com as crianças uma pesquisa sobre a cidade de Cora Coralina, utilizando mapas, globo terrestre e/ou google earth. Utilize uma dessas tecnologias para localizar o Brasil, depois o estado onde eles se encontram, em seguida, localizem o estado de Goiás. Aproveite para apresentar aos alunos um vídeo sobre a cidade de Cora Coralina, Goiás:

 http://www.youtube.com/watch?v=vjfxNHM0KdQ&feature=related  

Obs: É importante que o professor assista ao vídeo antes de exibí-lo às crianças.

2º Momento: Faça perguntas sobre o vídeo: Quais são os pratos típicos da região Centro-Oeste? Qual o material utilizado pela artista plástica "Goiandira de Couto" para colorir seus quadros? Depois, proponha uma representação da cidade, na qual eles poderão retratar os casarões, as igrejas coloniais, as ruas de pedras, como também,  os doces de Cora Coralina.

Proponha uma atividade na qual eles poderão utilizar a técnica de pintura com a areia colorida,  assim como, a artista Goiandira de Couto, mas para tanto deverão colorir a areia.

 

http://www.flickr.com/photos/antoniolino/page19/  pesquisado em 03/12/2010

 

ATIVIDADE 03: COLORINDO E PINTANDO COM AREIA

1º Momento: Professor organize o material para colorir a areia: garrafas pet cortadas ao meio ou copos descartáveis, areia, tinta guache de várias cores, papel A4, lápis e cola. Depois siga os passos abaixo: 

 Primeiro passo:  coloque a areia no pote, em seguida despeje a tinta guache, misture bem, até que a areia fique toda colorida, e deixe secar.

http://arteemterblog.blogspot.com/2010/05/fotografias.html

 

Segundo passo: Desenho - cada criança deverá fazer a sua representação da cidade de Goiás.

 

Terceiro passo: Colorir o desenho - com um pincel fino passe a cola sobre o traçado, em seguida, salpique a areia colorida sobre a cola e deixe secar.

Avaliação: É importante que as próprias crianças apresentem seus desenhos, estabelecendo relações com o vídeo, apontando as semelhanças e diferenças entre a cidade de Goiás e seus desenhos.

 

ATIVIDADE 04 - SARAU DE CORA CORALINA

1º Momento: Professor, proponha um sarau poético. Sendo que, todos os dias, vocês deverão eleger uma poesia para ser lida no momento da roda. Depois, as poesias poderão ser ilustradas e fixadas no painel.

 

2º Momento:  As crianças poderão eleger algumas dessas poesias, que farão parte do sarau.  Professor, organize com as crianças o espaço para a apresentação, arrume uma mesa com doces da região (abóbora, mamão, batata doce, arroz doce) e coloque objetos típicos da região Centro-Oeste para a decoração. Os pais ou responsáveis também poderão participar do sarau.

Obs: Professor, é importante que os alunos tenham contato com esse gênero textual.

Sugestão: Os doces poderão ser feitos pela turma.

Sugestões dos livros das poesias de Cora Coralina:

 

http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa?ID=51542D2C7DA0C061034020831&FILTRON1=x&ESTRUTN1=0301&ORDEMN2=E&PALAVRASN1=cora+coralina&image2.x=21&image2.y=14

 

SABER VIVER

Cora Coralina

Não sei… Se a vida é curta

Ou longa demais pra nós,

Mas sei que nada do que vivemos

Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

 

Muitas vezes basta ser:

Colo que acolhe,

Braço que envolve,

Palavra que conforta,

Silêncio que respeita,

Alegria que contagia,

Lágrima que corre,

Olhar que acaricia,

Desejo que sacia,

Amor que promove.

 

E isso não é coisa de outro mundo,

É o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela

Não seja nem curta,

Nem longa demais,

Mas que seja intensa,

Verdadeira, pura…

Enquanto durar

 

ATIVIDADE 05 - SABOREANDO OS DOCES DE CORA CORALINA

1º Momento: Como não poderia deixar de ser, o estudo finalizará com uma deliciosa culinária. Professor, antes da culinária indague seus alunos:

  •  O açúcar é sólido ou líquido?
  •  Como podemos medir o açúcar?
  •  Será que podemos usar o metro?
  •  Quando vamos ao supermercado comprar açúcar, como pedimos?
  •  Qual instrumento utilizamos para saber a quantidade certa de açúcar?  
  • E a abóbora? Como podemos saber a quantidade certa para colocarmos na receita?  

Discutam sobre os instrumentos utilizados para medir: metro, balança e litro. Professor, utilize a balança para pesar o açúcar, abóbora e o coco. Deixe que as crianças explorem esse instrumento, solicite que leiam o peso dos ingredientes (balança).

2º Momento: Professor, solicite que as crianças escrevam ou desenhem a receita.

 

http://comida.ig.com.br/colunistas/gutachaves/cora+coralina+a+poetisa+e+a+doceira/c1237760827659.html

Doce de Abóbora

Ingredientes:

1kg de abóbora

800 g de açúcar

1 colher de canela

1 colher de cravo

Coco a gosto

Modo de Fazer:

Prepare na véspera. Coloque todos os ingredientes na panela de pressão.

Leve ao fogo e desligue após 20 minutos de iniciar a pressão.

Só abra a panela de pressão no dia seguinte.

http://cybercook.terra.com.br/culinaria-receitas-com-fotos---doces-em-compotas-e-de-frutas.html?codmat=1296

 

 

3º Momento: Professor, o doce poderá ser colocado em pequenos potes e cada criança poderá fazer a etiqueta identificando seu doce. 

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento conquistado sobre Cora Coralina;
  • Pela oralidade, na hora de perguntar, responder indagações e discussões nos trabalhos em grupo;
  • Por sua capacidade de trabalhar em grupo.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Izabel Cristina, Escola Classe 05 , Rio de Janeiro - disse:
    lebazi_boy@yahoo.com.br

    12/08/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito do desenvolvimento, das habilidades trabalhadas, das pesquisas, do trabalho de artes, muito bem explorado.


  • Edna Queiroz, Autônoma , Rio de Janeiro - disse:
    ednaqueiroz.imoveis@gmail.com

    13/04/2012

    Cinco estrelas

    Uma observaçao: É atribuída a Cora Coralina a citaçao: "Não sei… Se a vida é curta Ou longa demais pra nós, / Mas sei que nada do que vivemos / Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas." Porém cf. consta no blog a seguir, não é dela, o que é muito comum na internet e, em consequencia, consagra textos com autoria errônea, pela rapidez da divulgaçao. Vale conferir... http://poeticaecotidiana.blogspot.com.br/2012/04/nao-sei-eou-saber-viver-nao-e-de-cora.html Parabéns pelo site!


  • educandarioshalom, EDUCANDARIO SHALOM , Pernambuco - disse:
    educandarioshalom@hotmail.com

    01/03/2011

    Cinco estrelas

    ACHEI UMA EXCELENTE AULA POIS INTERDISCIPLINOU COM VÁRIAS AREAS DO CONHECIMENTO


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.