08/02/2011
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
O aluno na faixa etária dos cinco anos poderá aprender a:
Está aula não necessita de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E OBRA DE CORA CORALINA.
1º Momento: Professor, apresente o vídeo para os alunos sobre a vida de Cora Coralina http://www.youtube.com/watch?v=kDfTiHl89Fk&NR=1 . Depois, faça algumas perguntas:
Professor, informe aos pais a respeito do trabalho que irão realizar sobre a poetisa Cora Coralina, solicitando materiais para a pesquisa.
Obs: O professor também deverá contribuir com materiais para a pesquisa.
2º Momento: De posse do material, organize a turma em círculo e pergunte para as crianças: O que vocês descobriram sobre a poetisa Cora Coralina? Quantos anos ela tinha quando começou a escrever? Quem conhece alguma poesia dela?
http://rosangelaneri.blogspot.com/2010/10/cora-coralina.html
Depois, faça uma discussão com as crianças sobre a vida e a obra de Cora Coralina, utilizando todo o material trazido pelas crianças. Construam um texto coletivo, ilustrado com desenhos das crianças.
OBS: Professor, evidencie a importância da pesquisa, faça com que os alunos tenham interesse em conhecer, buscar, pesquisar o que desconhecem.
ATIVIDADE 02 - “CAMINHANDO” NA TERRA DE CORA CORALINA.
1º Momento: Professor, combine com as crianças uma pesquisa sobre a cidade de Cora Coralina, utilizando mapas, globo terrestre e/ou google earth. Utilize uma dessas tecnologias para localizar o Brasil, depois o estado onde eles se encontram, em seguida, localizem o estado de Goiás. Aproveite para apresentar aos alunos um vídeo sobre a cidade de Cora Coralina, Goiás:
http://www.youtube.com/watch?v=vjfxNHM0KdQ&feature=related
Obs: É importante que o professor assista ao vídeo antes de exibí-lo às crianças.
2º Momento: Faça perguntas sobre o vídeo: Quais são os pratos típicos da região Centro-Oeste? Qual o material utilizado pela artista plástica "Goiandira de Couto" para colorir seus quadros? Depois, proponha uma representação da cidade, na qual eles poderão retratar os casarões, as igrejas coloniais, as ruas de pedras, como também, os doces de Cora Coralina.
Proponha uma atividade na qual eles poderão utilizar a técnica de pintura com a areia colorida, assim como, a artista Goiandira de Couto, mas para tanto deverão colorir a areia.
http://www.flickr.com/photos/antoniolino/page19/ pesquisado em 03/12/2010
ATIVIDADE 03: COLORINDO E PINTANDO COM AREIA
1º Momento: Professor organize o material para colorir a areia: garrafas pet cortadas ao meio ou copos descartáveis, areia, tinta guache de várias cores, papel A4, lápis e cola. Depois siga os passos abaixo:
Primeiro passo: coloque a areia no pote, em seguida despeje a tinta guache, misture bem, até que a areia fique toda colorida, e deixe secar.
http://arteemterblog.blogspot.com/2010/05/fotografias.html
Segundo passo: Desenho - cada criança deverá fazer a sua representação da cidade de Goiás.
Terceiro passo: Colorir o desenho - com um pincel fino passe a cola sobre o traçado, em seguida, salpique a areia colorida sobre a cola e deixe secar.
Avaliação: É importante que as próprias crianças apresentem seus desenhos, estabelecendo relações com o vídeo, apontando as semelhanças e diferenças entre a cidade de Goiás e seus desenhos.
ATIVIDADE 04 - SARAU DE CORA CORALINA
1º Momento: Professor, proponha um sarau poético. Sendo que, todos os dias, vocês deverão eleger uma poesia para ser lida no momento da roda. Depois, as poesias poderão ser ilustradas e fixadas no painel.
2º Momento: As crianças poderão eleger algumas dessas poesias, que farão parte do sarau. Professor, organize com as crianças o espaço para a apresentação, arrume uma mesa com doces da região (abóbora, mamão, batata doce, arroz doce) e coloque objetos típicos da região Centro-Oeste para a decoração. Os pais ou responsáveis também poderão participar do sarau.
Obs: Professor, é importante que os alunos tenham contato com esse gênero textual.
Sugestão: Os doces poderão ser feitos pela turma.
Sugestões dos livros das poesias de Cora Coralina:
SABER VIVER
Cora Coralina
Não sei… Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura…
Enquanto durar
ATIVIDADE 05 - SABOREANDO OS DOCES DE CORA CORALINA
1º Momento: Como não poderia deixar de ser, o estudo finalizará com uma deliciosa culinária. Professor, antes da culinária indague seus alunos:
Discutam sobre os instrumentos utilizados para medir: metro, balança e litro. Professor, utilize a balança para pesar o açúcar, abóbora e o coco. Deixe que as crianças explorem esse instrumento, solicite que leiam o peso dos ingredientes (balança).
2º Momento: Professor, solicite que as crianças escrevam ou desenhem a receita.
Doce de Abóbora
Ingredientes:
1kg de abóbora
800 g de açúcar
1 colher de canela
1 colher de cravo
Coco a gosto
Modo de Fazer:
Prepare na véspera. Coloque todos os ingredientes na panela de pressão.
Leve ao fogo e desligue após 20 minutos de iniciar a pressão.
Só abra a panela de pressão no dia seguinte.
3º Momento: Professor, o doce poderá ser colocado em pequenos potes e cada criança poderá fazer a etiqueta identificando seu doce.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s_(munic%C3%ADpio)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Goiandira_do_Couto - site sobre a artista plástica Goiandira do Couto
O aluno será avaliado:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/08/2015
Cinco estrelasGostei muito do desenvolvimento, das habilidades trabalhadas, das pesquisas, do trabalho de artes, muito bem explorado.
13/04/2012
Cinco estrelasUma observaçao: É atribuída a Cora Coralina a citaçao: "Não sei… Se a vida é curta Ou longa demais pra nós, / Mas sei que nada do que vivemos / Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas." Porém cf. consta no blog a seguir, não é dela, o que é muito comum na internet e, em consequencia, consagra textos com autoria errônea, pela rapidez da divulgaçao. Vale conferir... http://poeticaecotidiana.blogspot.com.br/2012/04/nao-sei-eou-saber-viver-nao-e-de-cora.html Parabéns pelo site!
01/03/2011
Cinco estrelasACHEI UMA EXCELENTE AULA POIS INTERDISCIPLINOU COM VÁRIAS AREAS DO CONHECIMENTO