Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Símbolos Olímpicos

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a origem das Olimpíadas.

- Identificar o significado de alguns Símbolos Olímpicos.

- Conhecer Barão Pierre de Coubertin e sua influência nas Olimpíadas da Era Moderna.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios na elaboração de Portfólio.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula poder ser dividida em três partes, começando pela a origem dos Jogos Olímpicos na Grécia, pois pode-se dizer que a base dos símbolos atuais esta atrelada diretamente a mesma. Na segunda parte ocorrerá a contextualização do termo "símbolo" e quais são os mais conhecidos nos Jogos Olímpicos atuais. Já na terceira parte os alunos terão a oportunidade de resgatar valores históricos agregados a um dos Símbolos Olímpicos "o revezamento da chama".

Antes de aprofundarmos sobre os Símbolos Olímpicos vamos retomar a História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, disputados na Grécia, para isso sugiro a apresentação da reportagem exibida no programa Painel Brasil TV, de Olímpia a Pequim, a qual apresenta a história das Olimpíadas da antiguidade até Pequim 2008.

Vídeo: Olímpia a Pequim 

Disponível em: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=10681 (acessado em 02/12/2010).

Atividade 1

Após a apresentação do vídeo dividir a turma em quatro equipes, cada grupo fica responsável pela elaboração de um portfólio realizando as seguintes pesquisas:

- Pesquisar a História da Origem das Olimpíadas da Antiguidade.

- Pesquisar sobre Barão Pierre de Coubertin e sua influência nas Olimpíadas da Era Moderna.

- Pesquisar sobre a Olimpíada de Munique em 1972 e o ataque do grupo terrorista palestino denominado de Setembro Negro.  

- Pesquisar sobre quais esportes compõem os Jogos Olímpicos de Verão e quais esportes fazem parte dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Sugestão de sites para pesquisa:

Notícias Bol - Barão Pierre Coubertin

http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2008/07/28/ult33u73642.jhtm (acessado em 15/12/2010). 

UOL Educação - Pierre de Coubertin - Biografia

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u440.jhtm (acessado em 15/12/2010).  

Copacabana Runners - Jogos Olímpicos da Antiguidade 

www.copacabanarunners.net/histolimpia.html (acessado em 15/12/2010).  

Brasil Escola - Origem dos Jogos Olímpicos

www.brasilescola.com/educacaofisica/origem-dos-jogos-olimpicos.htm   (acessado em 15/12/2010).  

UOL Esporte - Olimpíadas de Munique 1972 

http://olimpiadas.uol.com.br/2008/historia/1972/historia.jhtm (acessado em 15/12/2010).   

Terra - História - Munique 1972 

http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI353077-EI4066,00.html (acessado em 15/12/2010).    

Discovery Channel - Munique 1972 - Setembro Negro

www.discoverybrasil.com/munique/setembro/index.shtml (acessado em 15/12/2010).  

Wikipédia - Jogos Olímpicos de Verão e Jogos Olímpicos de Inverno

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos (acessado em 15/12/2010).   

Construção de um Portfólio:

O Portfólio, em sua construção, requer um título e uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que encontrará, com relação ao processo. As linguagens e os materiais utilizados no Portfólio são livres, desde que coerentes com o seu conteúdo. O Portfólio pode ser elaborado e apresentado por meio de vários suportes como: em pastas variadas, em livros encadernados, Cd-rom, disquetes, fita de vídeo, em forma de revistas, jornais, sites, criações artísticas, dentre outros.

Disponível em: 

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=6008 (acessado em 14/11/2010).   

Exemplo de um Portfólio: 

Disponível em: espacoeducar-liza.blogspot.com/search/label/Portfolio (acessado em 14/11/2010).    

Percurso de aprendizagem que os portfólios permitem:

Disponível em: espacoeducar-liza.blogspot.com/search/label/Portfolio (acessado em 14/11/2010).   

Sýmbolon: termo de origem grega cuja definição compreende como um "elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou ideia, determinada quantidade ou qualidade".

Assim como a origem da palavra "Símbolo" vem da Grécia também desse país vem uma grande tradição, os Jogos Olímpicos. Hoje agregado com novos símbolos e significados, mas sempre evidentes e almejados por atletas como a medalha de ouro, o símbolo máximo na consagração de um atleta, única passagem que dá o direito ao lugar mais alto no pódio.

Uma tradição que vem desde  os Jogos Olímpicos da Antiguidade, podendo ser comparada hoje em dia com a uma medalha de ouro olímpica, é a coroa de louros feita, com folhas de oliveira (árvore considerada sagrada na Grécia). Era com a coroa de louros que o atleta era homenageado por seu feito.

Sugestão: apresentar o vídeo Símbolos ( Visões do Esporte) após realizar essa contextualização, pois o vídeo traz muitas informações importantes complementando o  texto.

Vídeo: Símbolos [Visões do esporte]

Descrição: mostra qual o significado dos símbolos utilizados nos jogos olímpicos, como, por exemplo, os anéis olímpicos entrelaçados, que significam os cinco continentes.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18634 (acessado em 02/12/2010).   

Mas quanto ao significado dados aos símbolos o que podemos dizer?

Atividade 2

Professor, após contextualizar e apresentar o vídeo, chega o momento de propor aos alunos uma pesquisa em grupo, no laboratório de informática ou na biblioteca escolar. Essa pesquisa pode ser dividida entre os grupos, e seu resultado deverá ser anexado ao portfólio, e no momento final da aula cada grupo deverá apresentar e socializar as informações obtidas.

Sugestão de Símbolos Olímpicos para Pesquisa:

- bandeira:

- lema:

- tocha:

- hino:

- mascote:

- juramento:

- cora de louro:

- medalha

- outros:

Sugestão de sites para pesquisa:

How Stuff Works - Símbolos Olímpicos

http://esporte.hsw.uol.com.br/jogos-olimpicos3.htm (acessado em 15/12/2010). 

Museu dos Esportes - Os simbolos Olímpicos 

www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=1586 (acessado em 15/12/2010).  

Webrun - Conheça a história de alguns símbolos olímpicos 

www.webrun.com.br/maratona/conteudo/noticias/index/id/7724/plk/Cobertura_Olimpiada_Pequim_Cur (acessado em 15/12/2010).   

Um grande momento na História das Olimpíadas da Era Moderna foi o retorno da chama olímpica. Tradição que remonta desde Olímpia (Grécia), 

Na mitologia, Prometeu roubou o fogo escondido no Olimpo para entregá-lo aos homens e deu aos humanos. Para celebrar esta passagem, os gregos faziam corridas de revezamento na antiguidade. 

Essa tradição voltou a ser retomada em 1928 nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, na Holanda. Nessa Olimpíada não houve o revezamento, mas sim acendimento da Pira Olímpica, simbolizando a lenda de Prometeu.

Seu revezamento ocorreu na Olimpíada de Berlim em 1936, com o propósito de unir outra vez as Olimpíadas da Era Moderna com suas raízes ancestrais na Grécia Antiga. Outro dado importante dessa Olimpíada é a realização da primeira transmissão ao vivo, 25 telões foram distribuídos por Berlim proporcionando que as pessoas o direito de assistissem às provas gratuitamente.

Descrição da imagem: atleta alemão carregando a tocha para acender a Pira no Estádio Olímpico de Berlim.

Disponível em: beijingolimpica.blogspot.com/2008/03/histria-do-acendimento-da-chama-olmpica.html (acessado em 02/12/2010).   

Mas e hoje em dia essa tradição continua?

Atividade 3 

Continuando o trabalho em grupo, os alunos deverão realizar pesquisas com o objetivo de resgatar valores históricos, principalmente por essa Olimpíada ocorrer em um país que no momento passava por grandes transformações que deixaram marcas na história tanto no contexto social como no esportivo.

Sugestão de temas para a pesquisa:

- Onde inicia o acendimento da tocha olímpica?

- Apenas atletas carregam a chama?

- Quando a pira olímpica é apagada?

- A Olimpíada de Berlim foi marcada por grandes conquistas, cite algumas.

Conclusão da Atividade: propor aos alunos um momento de debate e reflexão, finalizando com a produção de um texto, partindo das questões acima. Esse texto deve ser anexado ao portfólio.

Sugestão de sites para pesquisa:

Copacabana Runners - Olimpíada de Berlim 1936 

www.copacabanarunners.net/berlim1936.html (acessado em 02/12/2010).  

How Stuff Works - O revezamento da tocha

http://esporte.hsw.uol.com.br/tocha-olimpica7.htm (acessado em 02/12/2010).     

Wikipédia - Chama Olímpica 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chama_Ol%C3%ADmpica (acessado em 02/12/2010).    

  

Como material de apoio tanto para a contextualização do professor quanto para o trabalho de pesquisa e análise dos alunos a sugestão é a leitura da cartilha “Olimpismo – sua origem e ideais”, que contém informações sobre os Jogos Olímpicos e outras competições.

 “Olimpismo – sua origem e ideais” 

Disponível em: www.cob.org.br/movimento_olimpico/olimpismo.asp (acessado em 02/12/2010).  

    

Chega o momento da apresentação do trabalho final (portfólio). A intenção é abrir um debate mediado pelo professor, onde cada grupo irá expor suas considerações socializando com os demais colegas da turma.

Através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema caso o julgue necessário.

Recursos Complementares

Referências: 

Comitê Olímpico Brasileiro:

www.cob.org.br/jogos_olimpicos/home.asp   (acessado em 02/12/2010). 

How Stuff Works - Como funcionam os Jogos Olímpicos

http://esporte.hsw.uol.com.br/jogos-olimpicos3.htm (acessado em 02/12/2010). 

Portal São Francisco- Prometeu:

www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia/prometeu.php (acessado em 02/12/2010).  

Copacabana Runners - Significado da Tocha Olímpica

www.copacabanarunners.net/tocha-olimpica.html   (acessado em 02/12/2010).

Quadro de Medalhas - Mascotes dos Jogos Olímpicos

www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/mascotes-dos-jogos-olimpicos.htm (acessado em 02/12/2010).

Como funcionam os Jogos Olímpicos:

http://esporte.hsw.uol.com.br/jogos-olimpicos3.htm (acessado em 02/12/2010).

Artigo: OLIMPÍADAS MODERNAS: A HISTÓRIA DE UMA TRADIÇÃO INVENTADA

www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/viewArticle/5874/4758 (acessado em 02/12/2010).  

Youtube - Anéis Olímpicos das Olimpíadas de Inverno de 2010

www.youtube.com/watch?v=kPAU9hE2dfE (acessado em 02/12/2010).  

Youtube - Restrição ao uso dos símbolos olímpicos:

www.youtube.com/watch?v=GLHUB-k7TkM (acessado em 02/12/2010).   

Avaliação

Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula, culminando na apresentação do trabalho final (portfólio).

- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.

- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.