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Jogos de agilidade, destreza e força

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferentes tipos de movimentações em diferentes direções e espaços: o desenvolvimento da agilidade;

Brincar e criar jogos de estímulos para o desenvolvimento das respostas motoras e estímulos sensoriais;

Brincar e saber diferenciar o competir e o cooperar.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

JOGOS DE DESTREZA, AGILIDADE E FORÇA

Os jogos tradicionais são aqueles que por suas características de fácil assimilação, desenvolvimento de forma prazerosa, aspectos lúdicos e função em seu contexto, foram aceitos coletivamente e preservados através dos tempos, transmitidos oralmente de uma geração a outra. Observando, ouvindo e participando que crianças de várias gerações aprenderam e ensinaram, usufruíram e nos legaram estas atividades que nós, educadores chamamos de jogos tradicionais.

Os jogos tradicionais geralmente são criados pela criança e para a criança que no mundo lúdico encontrará equilíbrio entre o real e o imaginário, alimentando sua vida interior, descobrindo o mundo, tornando-se operativa, pois quando brinca, a criança está tomando certa distância da vida cotidiana, e entrando no mundo do imaginário.

As brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, jogos tradicionais, didáticos e corporais proporcionam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica. Utilizando de jogos e brincadeiras, os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que as crianças dispõem, pois brincar leva a criança a tornar-se mais flexível e a buscar alternativas de ação.

AULA 1

ATIVIDADE I

Papel, Pedra e Tesoura

Os alunos divididos em duplas e de frente um para o outro dizem "já", estendendo os braços com as mãos em posição de pedra, tesoura ou papel. O vencedor da disputa sairá correndo e o perdedor tentará pegá-lo.

Papel: mão estendida. O papel embrulha a pedra e é cortado pela tesoura, ganhando no primeiro e perdendo no segundo.

Pedra: mão fechada. Amassa a tesoura e é embrulhado pelo papel ganhando e perdendo respectivamente.

Tesoura: dois dedos em posição de tesoura. A tesoura corta o papel e é amassada pela pedra, ganhando e perdendo respectivamente.

Caso haja empate, os alunos repetem a jogada até desempatar.

ATIVIDADE II

Batatinha-frita

Um grupo de alunos fica sobre a linha traçada no chão, e um dos alunos afasta-se mais ou menos 10 metros. O aluno destacado, de costas para o grupo, conta rapidamente até um número menor que 10, enquanto as outras correm ou andam em sua direção com o intuito de alcançá-la. Ao interromper inesperadamente a contagem e virar-se para o grupo, aquela que for vista em movimento deve retornar a linha traçada, de onde recomeçará.

Os demais continuam do ponto em que estavam parados. O jogo terminará quando um dos alunos chegar àquele que fez a contagem, substituindo-a.

ATIVIDADE III

Jogo de pregos ou Futebol de moeda 

Em um tabuleiro de madeira com formato de campo de futebol são presos estrategicamente alguns pregos (jogadores) os alunos utilizando uma moeda (bola) poderão dar um toque de cada vez utilizando um dos dedos da mão ou uma palheta objetivando marcar o gol. As partidas têm a duração estipulada por cada dupla de jogo.

AULA 2

ATIVIDADE I

De mãos dadas, os alunos formam pares, com exceção de um participante, que fica sozinho. Os alunos devem correr aos pares e, a um sinal combinado, largar as mãos e procurar outro par. O aluno sozinho deve aproveitar este momento para arrumar um par.

ATIVIDADE II

Bambolê

Coloca-se o bambolê na altura da cintura e executa-se um movimento circular de forma que o bambolê permaneça girando ao redor do corpo. O impulso inicial é dado com as mãos.

Obs: o mesmo movimento pode ser feito com braços, pernas ou pescoço.

ATIVIDADE III

Cabeça pega o rabo

Formam-se colunas de mais ou menos 8 alunos, cada um segurando na cintura do companheiro de frente. O primeiro jogador tenta pegar o último da coluna, que procura se desviar para não ser pego. Se conseguir, o primeiro jogador da coluna troca de lugar com o último.

AULA 3

ATIVIDADE I

Cabo de Guerra

Os alunos, divididos em duas colunas frente a frente, seguram uma corda. No ponto em que as colunas se tocam será traçada uma linha perpendicular aos jogadores, a linha média. A uma distância de 4 metros do último jogador de cada coluna risca-se a linha da vitória.

Dado o sinal de início, os jogadores puxam a corda esforçando-se em arrastar os adversários até a linha de vitória. será considerado vencedor a equipe que atingir esta linha.

ATIVIDADE II

Queda de Braço

Os alunos divididos em duplas, com os braços entrelaçados, apoiados em uma mesa, medem  as forças tentando abaixar o braço do oponente até a mesa.

ATIVIDADE III

O Puxa-Puxa

Os alunos divididos em duplas sentam-se no chão, um de frente ao outro, com as pernas estendidas e apoiando as plantas dos pés nas do companheiro. Em seguida, pegam o bastão entrecruzando suas mãos de forma que fiquem juntas.

Dado o sinal, cada participante puxa com todas suas forças para seu lado, tentando levantar o companheiro do chão. O primeiro a conseguir que o companheiro dobre os joelhos ou, levante o bumbum do chão, será o vencedor.

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar se os alunos conseguiram executar diferentes tipos de movimentações em diferentes direções e espaços.

Pedir que os alunos identifiquem as principais formas de movimento utilizadas nas brincadeiras.

Apontar junto aos alunos os momentos das brincadeiras que diferenciam o competir e o cooperar.

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