Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De fruto e de flor – apreciando e cantando a música popular brasileira.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  • Organizar e ampliar algumas ideias acerca da flor e do fruto.
  • Conhecer e apreciar músicas que abordam flores e frutos.
  • Ampliar seu repertório musical.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.
  • Desenvolver a capacidade de ler textos poéticos.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante duas aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula fará mais sentido para as crianças se estas estiverem estudando sobre a formação dos frutos. Neste portal é possível o professor encontrar sugestões de aulas sobre esta temática - De fruto e de flor – De onde vêm as frutas?

Estratégias e recursos da aula

Para essa aula o professor deve gravar um CD com algumas músicas que abordem sobre flor e fruto. Sugerimos as seguintes músicas: Tropicana (Alceu Valença / Vicente Barreto); Refazenda (Gilberto Gil); Rosa de sol (Carlos Moura, Ronaldo de Andrade); As abelhas (Vinicius de Moraes / Bacalov)

ATIVIDADE 1  

 1° momento – O professor inicia a aula informando à turma que trouxe CD com uma música sobre frutas e estabelece o seguinte diálogo:

  • Quem já ouviu alguma música sobre frutas?
  • A música que vamos ouvir se chama Tropicana, alguém já ouviu essa música?
  • Quem compôs essa música foi Alceu Valença e Vicente Barreto. Vocês já ouviram alguma música deles?

2° momento – Depois dessa conversa o professor apresenta imagem de Alceu Valença e alguns dados sobre a sua biografia.

Fonte: http://www.alceuvalenca.com.br 

3° momento – O professor distribui cópias da música para fazer uma leitura e solicita que as crianças acompanhem com o dedo.

Tropicana (Morena Tropicana)

 Composição: Alceu Valença / Vicente Barreto

  

Da manga rosa Quero gosto e o sumo

Melão maduro, sapoti juá

 Jaboticaba teu olhar noturno

Beijo travoso de umbú cajá...

Pele macia Ai! carne de cajú

Saliva doce Doce mel Mel de uruçú...

Linda morena

Fruta de vez temporana

Caldo de cana caiana

Vem me desfrutar

Linda morena

Fruta de vez temporana

Caldo de cana caiana

Vou te desfrutar...

Morena Tropicana

Eu quero teu sabor

Ai, ai, ioiô, ioiô...(2x)

Fonte: http://letras.terra.com.br  

Durante a leitura o professor pode adotar o seguinte procedimento:

  • Nessa parte aqui em cima está escrito o título da música. Quem lê para mim?
  • Embaixo do título, com as letras bem pequeninas está escrito o nome dos compositores. Quem me ajuda a ler?
  • Agora eu vou ler as estrofes da música e vocês vão me acompanhar usando o dedo.     

3° momento – Após o momento da leitura o professor coloca a música para as crianças ouvirem e faz o seguinte comentário:   

  • Quem gostou da música? Por quê?
  • Os compositores usam as frutas para falar de quê?
  •  O que música diz sobre cada fruta?

ATIVIDADE 2   

1° momento – Após ouvirem a música, o professor apresenta a turma imagens das frutas que fazem parte da música explorando suas forma, nomes e cores.

Fonte: http;//www.google.com.br 

 2° momento - Depois da apreciação das imagens o professor propõe a turma fazer desenho sobre as frutas mencionadas na música usando a técnica do desenho queimado. Nessa técnica as crianças queimam a ponta do giz de cera na chama de uma vela e faz o desenho em papel ofício tipo peso 40.   

Fonte: Relato da prática, NEI/1998

3° momento – Concluído o desenho o professor afixa uma cópia da música em um papel grande na parede e coloca as ilustrações das crianças.   A partir dessas sugestões o professor poderá apresentar as demais músicas sugeridas para essas aulas.

Recursos Complementares

 http://www.alceuvalenca.com.br - Neste site além da imagem do compositor o professor encontrará dados sobre a sua biografia.

 http://letras.terra.com.br  - Neste site o professor poderá acessar a música tropicana e as demais sugeridas para essa aula. Para isso o professor digita o título da música na caixa de pesquisa e clica em buscar.

http;//www.google.com.br   - Neste site o professor poderá acessar as imagens das frutas digitando os seus nomes na caixa de pesquisa, depois clica em imagens e, em seguida clica em pesquisar.

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:   

  • Da participação das crianças durante o momento de apreciação das músicas.
  • Dos desenhos das crianças acerca dos conteúdos das músicas.
  • Da organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de apreciação das músicas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.