12/01/2011
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
Esta aula fará mais sentido para as crianças se estas estiverem estudando sobre a formação dos frutos. Neste portal é possível o professor encontrar sugestões de aulas sobre esta temática - De fruto e de flor – De onde vêm as frutas?
Para essa aula o professor deve gravar um CD com algumas músicas que abordem sobre flor e fruto. Sugerimos as seguintes músicas: Tropicana (Alceu Valença / Vicente Barreto); Refazenda (Gilberto Gil); Rosa de sol (Carlos Moura, Ronaldo de Andrade); As abelhas (Vinicius de Moraes / Bacalov) |
ATIVIDADE 1
1° momento – O professor inicia a aula informando à turma que trouxe CD com uma música sobre frutas e estabelece o seguinte diálogo:
2° momento – Depois dessa conversa o professor apresenta imagem de Alceu Valença e alguns dados sobre a sua biografia.
Fonte: http://www.alceuvalenca.com.br
3° momento – O professor distribui cópias da música para fazer uma leitura e solicita que as crianças acompanhem com o dedo.
Tropicana (Morena Tropicana) Composição: Alceu Valença / Vicente Barreto
Da manga rosa Quero gosto e o sumo Melão maduro, sapoti juá Jaboticaba teu olhar noturno Beijo travoso de umbú cajá... Pele macia Ai! carne de cajú Saliva doce Doce mel Mel de uruçú... Linda morena Fruta de vez temporana Caldo de cana caiana Vem me desfrutar Linda morena Fruta de vez temporana Caldo de cana caiana Vou te desfrutar... Morena Tropicana Eu quero teu sabor Ai, ai, ioiô, ioiô...(2x)
|
Fonte: http://letras.terra.com.br
Durante a leitura o professor pode adotar o seguinte procedimento:
3° momento – Após o momento da leitura o professor coloca a música para as crianças ouvirem e faz o seguinte comentário:
ATIVIDADE 2
1° momento – Após ouvirem a música, o professor apresenta a turma imagens das frutas que fazem parte da música explorando suas forma, nomes e cores.
Fonte: http;//www.google.com.br
2° momento - Depois da apreciação das imagens o professor propõe a turma fazer desenho sobre as frutas mencionadas na música usando a técnica do desenho queimado. Nessa técnica as crianças queimam a ponta do giz de cera na chama de uma vela e faz o desenho em papel ofício tipo peso 40.
Fonte: Relato da prática, NEI/1998
3° momento – Concluído o desenho o professor afixa uma cópia da música em um papel grande na parede e coloca as ilustrações das crianças. A partir dessas sugestões o professor poderá apresentar as demais músicas sugeridas para essas aulas.
http://www.alceuvalenca.com.br - Neste site além da imagem do compositor o professor encontrará dados sobre a sua biografia.
http://letras.terra.com.br - Neste site o professor poderá acessar a música tropicana e as demais sugeridas para essa aula. Para isso o professor digita o título da música na caixa de pesquisa e clica em buscar.
http;//www.google.com.br - Neste site o professor poderá acessar as imagens das frutas digitando os seus nomes na caixa de pesquisa, depois clica em imagens e, em seguida clica em pesquisar.
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/02/2015
Cinco estrelasamei essa atividade. Vou trabalhar com minha turma.
29/10/2011
Quatro estrelasEu gostei muito da aula, vou usá-la para dar uma aula. Parabéns!