13/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
1. A importância e a organização dos elementos químicos, assim como suas propriedades.
2. Compreender que a Química está relacionada ao cotidiano.
Para essa aula os alunos deverão ter aprendido sobre: os elementos químicos e suas simbologias, número atômico e número de massa.
Professor quer saber mais sobre a Tabela Periódica?
Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_peri%C3%B3dica
http://www.cdcc.usp.br/quimica/tabela_apres.html
Atividade 1: Sensibilização dos alunos
Professor para iniciar a aula organize os alunos em círculo e lance alguns questionamentos:
1. Vocês conhecem algum elemento químico? Qual(is)?
2. Vocês já viram uma tabela periódica?
3. Qual a função da tabela periódica?
Solicite aos alunos que discutam e que também anotem suas respostas no caderno a caneta. Em seguida, exiba o vídeo sugerido abaixo e peça aos alunos que respondam novamente as perguntas iniciais. Depois que os alunos terminarem de responder, peçam para que leiam as respostas anteriores ao vídeo e as posteriores identificando se houve mudança, quais foram e por que. Dessa forma, os alunos estarão socializando os seus conhecimentos.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=4SQfQlIrueQ
Fonte: http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/files/2010/01/tabela.jpg
Atividade 2: Investigando sobre a história da Tabela Periódica
Professor a proposta dessa atividade é conhecer a história da tabela periódica. Como base para a atividade sugerimos o texto "A história dos elementos" que aborda com clareza o tema. O texto é subdividido em 5 tópicos, sugerimos ao professor que organize os alunos em 5 equipes sendo cada uma destinada a leitura de um tópico.
Para realização da atividade cada equipe deverá receber uma cartolina, pinceis coloridos e outros materiais que julgar necessário para elaboração de um cartaz. Após a leitura do tópico, cada equipe deverá organizar as ideias principais em um cartaz e apresentar para os demais colegas de sala. Cada equipe terá 5 minutos para apresentar seu cartaz.
Ao término das apresentações das equipes, como forma de socializar os conhecimentos construídos o professor poderá sugerir que façam uma discussão de tudo que foi apresentado.
Sugestão de texto:
A história dos elementos
Disponível em: http://www.lite.fae.unicamp.br/papet/2005/el767a_1s2005/sackstxt.htm
Fonte: http://www.eletronuclear.gov.br/imagens/uploads/Image/NuclearFission3.jpg
Atividade 3: Jogando com a Tabela Periódica
Objetivos:
Identificar a importância e organização da tabela periódica.
Encontrar o elemento químico sorteado
Materiais:
- tampinhas coloridas
- tabela periódica ampliada
- envelopes
- dados
- caixinha
Procedimentos:
1. Professor construa uma tabela periódica grande ou reproduza alguma em tamanho maior para que sirva de tabuleiro durante o jogo. Sugestão de tabela periódica abaixo:
Fonte : http://4.bp.blogspot.com/_yrQuGtZTVN8/SxP05v6g6KI/AAAAAAAAABQ/-dfRumTJXn0/s1600/TABLA%25~1.PNG
2. Em seguida, organize as equipes que deverão ser formadas com 6 alunos cada uma. Cada equipe deverá receber uma tampinha para representá-la no tabuleiro, por isso é extremamente importante que as tampinhas tenham cores diferentes. *Importante: as equipes deverão receber uma tabela periódica igual a utilizada no jogo como tabuleiro. Esse material irá permitir que façam consultas durante o jogo e pensem em estratégias para encontrarem o elemento sorteado.
3. Professor providencie envelopes que contenham fichas com um elemento químico e algumas de suas características e propriedades. Cada envelope deverá conter uma ficha (modelo abaixo), referente a um elemento químico da tabela periódica. Enfatize para as equipes que deverão descobrir o elemento químico de sua ficha e não poderão contar as outras equipes, pois ganhará o jogo quem chegar ao elemento químico descrito na ficha primeiro.
Modelo de ficha para o envelope:
4. Depois que as equipes preencherem o campo elemento da ficha, o professor deverá recolher e guardá-las. O professor deverá eleger um elemento químico da tabela periódica para ser o ponto de partida do jogo, todas as tampinhas deverão estar nesse ponto. Sugerimos que seja um elemento químico distante dos das fichas. As equipes deverão utilizar o dado para ver quem começa o jogo, irá iniciar a equipe que tirar o número maior no dado.
5. Professor providencie perguntas (sugestão abaixo), castigos (sugestão abaixo) ou benefícios (sugestão abaixo), escreva-os em papeis e coloque em uma caixinha. As equipes deverão jogar o dado, pegar um papel na caixinha e cumprir com o que é solicitado. Se a equipe não souber responder a alguma pergunta fica parada durante a próxima rodada.
Sugestão de perguntas:
1- Qual o período a peça do grupo se encontra?
2- Qual família a peça do grupo se encontra?
3- Quantos elétrons existem na camada de valência do elemento onde a peça do grupo se encontra?
4- Qual a classificação quanto à distribuição eletrônica do elemento onde a peça do grupo se encontra?
5- Vá para o 1º elemento dos metais de transição interna. (Lantânio – 57)
6- Defina períodos ou séries.
7- Vá para o elemento usado em fios de lâmpada. É um metal de transição com 6 elétrons na camada de valência e 6 camadas. (Tungstênio – 74)
8- É usado na fabricação de jóias, talheres e espelhos. Está na família do cobre. (Prata-47)
9- É um dos componentes do sal de cozinha. Está na família 1A. (Sódio - 11)
10- É componente do diamante, grafite para lápis e eletrodos. Tem 4 elétrons na camada de valência. (Carbono - 6)
11- Qual é a classificação do elemento de número atômico 26? (Ferro – metal de transição)
12- Qual o nome da família representada por 2A? (Metais Alcalinos Terrosos)
13- Qual é a característica comum dos elementos de um mesmo período? (Apresentam mesmo número de camadas)
14- Qual a características dos elementos de uma mesma família? (Apresentam mesma distribuição eletrônica na camada de valência, ou seja, mesmo número de elétrons)
15- É usado em cabos elétricos. Possue 4 camadas e é um metal de transição. (Cobre-29)
16- Vá para o 1º elemento da série dos actinídeos - metal de transição interna (Actinídio - 89)
17- Qual a propriedade semelhante entre He, Ne e Ar? (São gases nobres com 8 elétrons na camada de valência)
18- Cite 3 características gerais dos metais. (Brilho, conduz corrente elétrica e calor, são dúcteis e maleáveis, etc)
19- Usado em xampus anticaspa. Tem o mesmo número de camadas do Br e 6 elétrons na camada de valência. (Selênio - 34)
20- É um elemento atípico. Possue a propriedade de se combinar com metais, ametais e semimetais. Não é encaixado em nenhuma família. (Hidrogênio - 1)
21- Qual o período e família a peça do grupo está?
22- Tem 3 camadas e 3 elétrons na camada de valência. Usado em fogos de artifício e como fertilizante. (Fósforo - 15)
23- Qual a propriedade comum entre Na, Mg e Al? (Todos possuem 3 camadas – 3º período)
24- É o único metal que se encontra no estado líquido. É um poluidor de águas. (Mercúrio - 80)
25- Quantos elétrons na camada de valência têm os elementos Cl, Br e I? (7 elétrons – família 7A)
26- Usado na fabricação de panelas e latinhas. Pode ser reciclado muitas vezes. (Alumínio - 13)
27- Defina famílias ou grupos.
28- Qual o nome da família representada por 7A? (Família dos Halogênios)
29- Cite três elementos que tenham 4 elétrons na camada de valência. (Pode ser quaisquer elementos da família 4A ou 4B).
Castigos:
1- Volte para o hidrogênio.
2- Fique uma rodada sem jogar.
3- Volte 5 elementos no período ou família.
4- Volte ao primeiro elemento do período em que a peça do grupo se encontra.
5- Vá para os lantanídeos e caminhe uma rodada pelos elementos dessa série.
6- Volte 4 elementos no período ou família.
7- Vá para os actinídeos e caminhe uma rodada pelos elementos dessa série.
Benefícios:
1. Avance duas casas.
2. Escolha uma equipe para voltar ao ponto inicial do jogo.
3. Jogue o dado duas vezes seguidas.
4. Escolha uma equipe para ficar uma rodada sem jogar.
Dicas: *Para cada tarefa explique as propriedades dos elementos (por exemplo, a tarefa sorteada foi “passe pelos metais alcalinos”. Explique, a separação e classificação dos elementos nas diferentes famílias). Lembre-se de sempre explicar quimicamente a tarefa sorteada. Assim, o estudo da tabela periódica vai ficar bem mais interessante!
*Em cada sorteio o grupo pode escolher para onde andar (por exemplo, se saiu o número 6; o grupo pode escolher andar X casas no período e Y na família, ou todas no período/família) desde responda corretamente a pergunta sorteada.
6. Vence o jogo a equipe que chegar primeiro ao elemento químico preenchido na ficha. Mas, a vitória só será concretizada se o professor confirmar se o preenchimento do elemento químico na ficha está correto.
Sugestão de jogos on line:
http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/adivinhas/index.html
http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/elementos1/index.html
Sugestão de vídeos:
O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão se envolvendo nas atividades.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/04/2014
Cinco estrelasMuito bom! Criativo!
04/09/2013
Cinco estrelasAdorei a sugestão de aula.