Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A construção das regras de convivência no grupo: possibilidades de escrita

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, CIBELE LUCENA DE ALMEIDA, DENISE BARBOSA DE OLIVEIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:

  •  Participar da construção das regras necessárias à convivência no grupo.
  • Registrar através da escrita e do desenho as  regras necessárias à convivência no grupo.
  • Utilizar o conhecimento que dispõe sobre o nosso sistema de escrita para registrar as regras necessárias à convivência no grupo.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante uma aula com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

1° momento – O professor inicia aula promovendo uma conversa com as crianças para pensarem acerca das seguintes questões:  

 - O que cada pessoa tem que fazer para nossa escola ser um lugar bem legal?  

- Como podemos conviver melhor na escola?  

 Foto 1 – Crianças discutindo sobre os combinados da turma

Fonte: Relato da prática, NEI/2010   

Durante essa conversa as crianças podem apresentar respostas do tipo:

- fazer silêncio na roda da história, no relaxamento, na biblioteca e no corredor;

- correr só no parque, solário e quadra;

- cuidar dos objetos e atividades da escola;

- conversar para resolver os problemas;

- sentar na roda com as pernas cruzadas;

- ser amigo.

2° momento - Após a conversa, o professor organiza as crianças em duplas e solicita que cada uma fique responsável por registrar, por meio de desenho e escrita, um desses combinados. Nesta atividade uma criança assume o papel de escriba e a outra de ilustradora. Para esse registro o professor distribui com as duplas uma folha de papel delimitando o espaço da escrita e do desenho, como no exemplo abaixo:

 

COMBINADO

 

___________________________________________

 

__________________________________________

 

__________________________________________

 

 

DESENHO

 

O professor orienta que antes da ilustração as duplas pensem como podem escrever o seu combinado. Durante a atividade o professor vai passando pelas duplas observando como as crianças procedem na escrita do texto, ajudando-as a lembrarem do combinado, questionando que letras podem usar para escrever. Ao chegar junto a uma dupla que já concluiu a escrita, o professor solicita às crianças que leiam o que escreveram.   

3° momento – Após a conclusão do trabalho o professor promove um momento de socialização das produções das duplas, motivado-as a expressarem seus entendimentos a respeito de cada combinado.   Estes combinados podem ser afixados em uma das paredes da sala e, constantemente, serem consultados e retomados e/ou acrescidos. dependendo da necessidade do grupo.   

    Foto 2- Combinados da turma

Fonte: Relato da prática, NEI/2010

Sugestão de materias para fundamentar o trabalho do professor envolvendo a temática desta aula;

Vídeo - Regras e limites - EducareTV

 Fonte:  http://www.youtube.com/

 

Livros -

 “Pais brilhantes professores fascinantes”, Augusto Cury; Editora Sextante; Rio de Janeiro/RJ; 2003  

Fonte: www.google.com.br  

“Disciplina: o limite na medida certa”, Içami Tiba, Ed. Gente- São Paulo/SP, 1996   

   

Fonte: www.google.com.br      

 

 

“Limites sem trauma”; Tânia Zagury; Ed. Record; Rio de Janeiro/RJ; 2001

Fonte: www.google.com.br      

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

 http://www.youtube.com/  - Para cessar o vídeo, ao entrar no site o professor digita na caixa de pesquisa Regras e limites - EducareTV e clica em pesquisar.

 Fonte: www.google.com.br      - para acessar as imagens  dos livros, o professor clica o título ou autor na caixa de pesquisa e depois clica em pesquisar.


Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:   

  • Da participação das crianças durante o momento de discussão dos combinados.
  • Dos desenhos e escrita das crianças acerca dos combinados.
  • Da organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de discussão e socialização de suas produções.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.