31/01/2011
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, CIBELE LUCENA DE ALMEIDA, DENISE BARBOSA DE OLIVEIRA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
1° momento – O professor inicia aula promovendo uma conversa com as crianças para pensarem acerca das seguintes questões:
- O que cada pessoa tem que fazer para nossa escola ser um lugar bem legal?
- Como podemos conviver melhor na escola?
Foto 1 – Crianças discutindo sobre os combinados da turma
Fonte: Relato da prática, NEI/2010
Durante essa conversa as crianças podem apresentar respostas do tipo:
- fazer silêncio na roda da história, no relaxamento, na biblioteca e no corredor;
- correr só no parque, solário e quadra;
- cuidar dos objetos e atividades da escola;
- conversar para resolver os problemas;
- sentar na roda com as pernas cruzadas;
- ser amigo.
2° momento - Após a conversa, o professor organiza as crianças em duplas e solicita que cada uma fique responsável por registrar, por meio de desenho e escrita, um desses combinados. Nesta atividade uma criança assume o papel de escriba e a outra de ilustradora. Para esse registro o professor distribui com as duplas uma folha de papel delimitando o espaço da escrita e do desenho, como no exemplo abaixo:
COMBINADO
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DESENHO |
O professor orienta que antes da ilustração as duplas pensem como podem escrever o seu combinado. Durante a atividade o professor vai passando pelas duplas observando como as crianças procedem na escrita do texto, ajudando-as a lembrarem do combinado, questionando que letras podem usar para escrever. Ao chegar junto a uma dupla que já concluiu a escrita, o professor solicita às crianças que leiam o que escreveram.
3° momento – Após a conclusão do trabalho o professor promove um momento de socialização das produções das duplas, motivado-as a expressarem seus entendimentos a respeito de cada combinado. Estes combinados podem ser afixados em uma das paredes da sala e, constantemente, serem consultados e retomados e/ou acrescidos. dependendo da necessidade do grupo.
Foto 2- Combinados da turma
Fonte: Relato da prática, NEI/2010
Sugestão de materias para fundamentar o trabalho do professor envolvendo a temática desta aula;
Vídeo - Regras e limites - EducareTV
Fonte: http://www.youtube.com/
Livros -
“Pais brilhantes professores fascinantes”, Augusto Cury; Editora Sextante; Rio de Janeiro/RJ; 2003
Fonte: www.google.com.br
“Disciplina: o limite na medida certa”, Içami Tiba, Ed. Gente- São Paulo/SP, 1996
Fonte: www.google.com.br
“Limites sem trauma”; Tânia Zagury; Ed. Record; Rio de Janeiro/RJ; 2001
Fonte: www.google.com.br
http://www.youtube.com/ - Para cessar o vídeo, ao entrar no site o professor digita na caixa de pesquisa Regras e limites - EducareTV e clica em pesquisar.
Fonte: www.google.com.br - para acessar as imagens dos livros, o professor clica o título ou autor na caixa de pesquisa e depois clica em pesquisar.
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Cinco estrelas 1 classificações
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31/01/2011
Cinco estrelasVou aproveitar sua sugestão e adaptar para o meu plano de aula!