Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeiras tradicionais: anjo bem e anjo mal

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  • Ampliar o repertório de brincadeiras.
  • Conhecer as regras da brincadeira anjo bem e anjo mal.
  • Registrar os momentos da brincadeira por meio da escrita e do desenho.
  • Organizar uma lista com os nomes da frutas utilizadas na brincadeira.
  • Participar da leitura de tabela para identificar dados da brincadeira.
  • Conhecer os nomes de algumas frutas.  
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas em três aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 –   

1° momento – O professor inicia a aula propondo ao grupo brincar de “Anjo bem e Anjo mal”. Antes de apresentar as regras pergunta se alguém já realizou a essa brincadeira e em seguida explica como se brinca:   

REGRAS DA BRINCADEIRA

DUAS CRIANÇAS SÃO ESCOLHIDAS PARA SER O ANJO BEM E O ANJO MAL. AS OUTRAS CRIANÇAS FICAM SENTADAS EM SEMI-CIRCULO ENQUANTO O ADULTO FALA EM SEU OUVIDO O NOME DE UMA FRUTA, QUE SÓ PODERÁ SER REVELADA AOS ANJOS NO MOMENTO CERTO. CADA ANJO TERÁ O MOMENTO DE ESCOLHER SUA FRUTA E PARA ISSO ESTABELECE O SEGUINTE DIÁLOGO COM O GRUPO:  

 ANJO – PAM PAM.

 FRUTAS – QUEM BATE?

ANJO – ANJO BEM OU ANJO MAL.

FRUTAS – QUE DESEJA?

ANJO – UMA FRUTA.

FRUTAS - QUALIDADE?

ANJO – FALA O NOME DE UMA FRUTA.  

QUANDO O ANJO ACERTA O NOME DA FRUTA LEVA A CRIANÇA PARA PERTO DELE. QUANDO ELE FALA O NOME DE UMA FRUTA QUE NÃO FOI DADO AS CRIANÇAS ELAS RESPONDEM:

FRUTAS -  “VÁ COMER PÃO DURO ATRÁS DO MURO!  

A BRINCADEIRA PROSSEGUE E AS CRIANÇAS QUE NÃO TIVERAM AS FRUTAS ADIVINHADAS PELOS ANJOS FORMAM UMA FILA NA FRENTE  DELES. NESTE MOMENTO, OS ANJOS DÃO AS MÃOS , DE  FRENTE UM PARA OUTRO E AS CRIANÇAS INCLINAM O CORPO COM A CABEÇA PARA FRENTE, SOBRE OS BRAÇOS DOS ANJOS E ALGUÉM FAZ COSQUINHAS EM SEU PESCOÇO. A CRIANÇA QUE SORRIR VAI FORMAR UMA FILA ATRAS DO ANJO MAL E A QUE FICAR SÉRIA VAI PARA TRAS DO ANJO BEM.  

A BRINCADEIRA TERMINAR COM A CONTAGEM DAS CRIANÇAS DE CADA ANJO PARA SABER QUAL DELES CONSEGUIU ACERTAR MAIS NOMES DE FRUTAS.

 2º momento: Após a realização da brincadeira o professor conversa com a turma questionando o que as crianças acharam da brincadeira. O que foi legal? O que elas não gostaram?  

3° momento – Para concluir a aula, o professor propõe que as crianças registrem por meio do desenho e da escrita os momentos da brincadeira. Nesta atividade o professor poderá explorar também a organização espacial nos desenhos e durante a socializaçao trazer alguns conceitos acerca de referência, lateralidade, perto e longe entre outros.

ATIVIDADE 2

1° momento – O professor organiza as crianças em uma roda e coloca em seu centro fichas com os nomes de algumas frutas utilizadas na brincadeira anjo bem e anjo mal.

ABACAXI

MELÃO

ACEROLA

MAÇÃ

MAMÃO

2° momento – Em seguida, o professor informa  às crianças o que está escrito nas fichas e explica que vai usá-las para organizar, em uma folha de papel, a lista “FRUTAS DA BRINCADEIRA ANJO BEM E ANJO MAL. Após essa informação o professor solicita  à turma que fale os nomes de algumas frutas. À medida que as crianças forem falando o professor questiona:   

  • Será que o nome dessa fruta está escrito em alguma dessas fichas?
  • Com que letra começa o nome dessa fruta?
  • Tem alguma ficha que começa com essa letra?
  • Quem sabe onde está essa ficha?
  • Tem outra ficha que também começa com essa letra?
  • Então, em qual delas está escrito o nome da fruta que estamos procurando?   

A cada ficha encontrada o professor vai colando na lista com ajuda das crianças e procede dessa forma até concluir a leitura de todas as fichas.       

ATIVIDADE 3   

1° momento – O professor lê com o grupo a lista elaborada na aula anterior e questiona quem lembra quais daquelas frutas foram escolhidas pelo anjo bem  e pelo anjo mal durante a brincadeira.

2° momento – Após essa conversa o professor poderá propor a seguinte atividade de registro.

Fonte: relato da prática, NEI/1998

3° momento – Como o registro das crianças vai depender dos nomes das frutas que cada uma memorizou, é interessante o professor propor um momento de socialização para que cada uma possa apresentar o seu registro. Durante esse momento o professor solicita às crianças que expliquem como fizeram para descobrir quantas frutas um anjo tinha a menos que o outro.

Recursos Complementares

http://www.google.com.br  - Nestes site é possível encontrar alguns artigos que fundamentam á prática docente ao desenvolver aulas com a temática jogos e brincadeiras. Para  acessar os artigos é só digitar o título na caixa de pesquisar e clicar em pesquisar.

Título dos artigos:

  Jogos e brincadeiras tradicionais: um passeio pela história...

O resgate das brincadeiras tradicionais para o ambiente escolar 

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:

  • Da participação das crianças durante o momento de realização da brincadeira.
  • Dos desenhos e escrita das crianças representando os momentos da brincadeira.
  • Da organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de avaliação da brincadeira, leitura das fichas e socialização das estratégias indicando a quantidade de frutas a menos de cada anjo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.