14/01/2011
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
ATIVIDADE 1 –
1° momento – O professor inicia a aula propondo ao grupo brincar de “Anjo bem e Anjo mal”. Antes de apresentar as regras pergunta se alguém já realizou a essa brincadeira e em seguida explica como se brinca:
REGRAS DA BRINCADEIRA
DUAS CRIANÇAS SÃO ESCOLHIDAS PARA SER O ANJO BEM E O ANJO MAL. AS OUTRAS CRIANÇAS FICAM SENTADAS EM SEMI-CIRCULO ENQUANTO O ADULTO FALA EM SEU OUVIDO O NOME DE UMA FRUTA, QUE SÓ PODERÁ SER REVELADA AOS ANJOS NO MOMENTO CERTO. CADA ANJO TERÁ O MOMENTO DE ESCOLHER SUA FRUTA E PARA ISSO ESTABELECE O SEGUINTE DIÁLOGO COM O GRUPO:
ANJO – PAM PAM. FRUTAS – QUEM BATE? ANJO – ANJO BEM OU ANJO MAL. FRUTAS – QUE DESEJA? ANJO – UMA FRUTA. FRUTAS - QUALIDADE? ANJO – FALA O NOME DE UMA FRUTA.
QUANDO O ANJO ACERTA O NOME DA FRUTA LEVA A CRIANÇA PARA PERTO DELE. QUANDO ELE FALA O NOME DE UMA FRUTA QUE NÃO FOI DADO AS CRIANÇAS ELAS RESPONDEM: FRUTAS - “VÁ COMER PÃO DURO ATRÁS DO MURO!
A BRINCADEIRA PROSSEGUE E AS CRIANÇAS QUE NÃO TIVERAM AS FRUTAS ADIVINHADAS PELOS ANJOS FORMAM UMA FILA NA FRENTE DELES. NESTE MOMENTO, OS ANJOS DÃO AS MÃOS , DE FRENTE UM PARA OUTRO E AS CRIANÇAS INCLINAM O CORPO COM A CABEÇA PARA FRENTE, SOBRE OS BRAÇOS DOS ANJOS E ALGUÉM FAZ COSQUINHAS EM SEU PESCOÇO. A CRIANÇA QUE SORRIR VAI FORMAR UMA FILA ATRAS DO ANJO MAL E A QUE FICAR SÉRIA VAI PARA TRAS DO ANJO BEM.
A BRINCADEIRA TERMINAR COM A CONTAGEM DAS CRIANÇAS DE CADA ANJO PARA SABER QUAL DELES CONSEGUIU ACERTAR MAIS NOMES DE FRUTAS. |
2º momento: Após a realização da brincadeira o professor conversa com a turma questionando o que as crianças acharam da brincadeira. O que foi legal? O que elas não gostaram?
3° momento – Para concluir a aula, o professor propõe que as crianças registrem por meio do desenho e da escrita os momentos da brincadeira. Nesta atividade o professor poderá explorar também a organização espacial nos desenhos e durante a socializaçao trazer alguns conceitos acerca de referência, lateralidade, perto e longe entre outros.
ATIVIDADE 2
1° momento – O professor organiza as crianças em uma roda e coloca em seu centro fichas com os nomes de algumas frutas utilizadas na brincadeira anjo bem e anjo mal.
ABACAXI |
MELÃO |
ACEROLA |
MAÇÃ |
MAMÃO |
2° momento – Em seguida, o professor informa às crianças o que está escrito nas fichas e explica que vai usá-las para organizar, em uma folha de papel, a lista “FRUTAS DA BRINCADEIRA ANJO BEM E ANJO MAL. Após essa informação o professor solicita à turma que fale os nomes de algumas frutas. À medida que as crianças forem falando o professor questiona:
A cada ficha encontrada o professor vai colando na lista com ajuda das crianças e procede dessa forma até concluir a leitura de todas as fichas.
ATIVIDADE 3
1° momento – O professor lê com o grupo a lista elaborada na aula anterior e questiona quem lembra quais daquelas frutas foram escolhidas pelo anjo bem e pelo anjo mal durante a brincadeira.
2° momento – Após essa conversa o professor poderá propor a seguinte atividade de registro.
Fonte: relato da prática, NEI/1998
3° momento – Como o registro das crianças vai depender dos nomes das frutas que cada uma memorizou, é interessante o professor propor um momento de socialização para que cada uma possa apresentar o seu registro. Durante esse momento o professor solicita às crianças que expliquem como fizeram para descobrir quantas frutas um anjo tinha a menos que o outro.
http://www.google.com.br - Nestes site é possível encontrar alguns artigos que fundamentam á prática docente ao desenvolver aulas com a temática jogos e brincadeiras. Para acessar os artigos é só digitar o título na caixa de pesquisar e clicar em pesquisar.
Título dos artigos:
Jogos e brincadeiras tradicionais: um passeio pela história...
O resgate das brincadeiras tradicionais para o ambiente escolar
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!