Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Simetria por decomposição

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V.F.Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Introduzir o conceito de simetria a partir de trabalhos em recorte e colagem
  • Conhecer alguns trabalhos artísticos que prezam pela simetria
  • Utilizar formas planas e simples, e partir da decomposição, criar composições simétricas
  • Aprimorar a percepção visual e a habilidade do recorte e colagem.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Ter experiência com recorte e colagem
Estratégias e recursos da aula
  • Comece essa aula fora da sala. Em um pátio ou área, sente-se com seus alunos e alunas e inicie a conversa sobre simetria.
  • Pergunte ao grupo se consegue identificar nos elementos ali dispostos, quais podem ser considerados simétricos. Se as crianças apresentarem dúvidas sobre o significado do termo, explique que um objeto, uma forma é simétrica se, ao dividi-la mentalmente ao meio, percebe-se que as partes são iguais ou muito semelhantes. Uma forma é simétrica quando uma metade parece espelhar-se na outra metade.
  • A partir dessa explicação, retorne a pergunta inicial e aguarde os exemplos que as próprias crianças serão capazes de dar (uma porta, uma árvore, um banco, o tênis, o rosto, etc.)
  • Em roda, apresente as imagens dos trabalhos artísticos abaixo e pergunte quais têm simetria e quais não têm (pode-se utilizar outros exemplos além dos abaixo indicados). Essa é uma etapa de apreciação e análise de imagens que é para ser realizada em voz alta pelo grupo:

http://3.bp.blogspot.com/_QMjm9v8L2gM/R7lw0nmVHNI/AAAAAAAABbc/F0bMG3RFqUI/s400/volpi6.jpg

Observe que a fachada pintada pelo artista Alfredo Volpi é simétrica por semelhança, pois o artista não estava interessado em fazer o desenho em medidas idênticas nas duas metades, o que não descaracteriza a simetria. A pintura abaixo, o artista já prefere fazer a simetria exata:

http://bainspiration.com/images/2008/06/alfredo-volpi-fachada_festiva.jpg

http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensfundamental/culturabrasileira/lclark1.jpg

Nessa pintura, a artista brasileira Lygia Clark também realiza uma simetria. E na pintura abaixo?

http://gildeluna.com/blog/wp-content/uploads/2009/10/Artemisiaautoretrato.jpg

A pintora barroca Artemisia Gentileschi faz a si mesma pintando. A composição escolhida não caracteriza uma simetria.

  • Após esse primeiro exercício, ali mesmo no pátio, explique ao grupo de estudantes que o trabalho prático será realizado a partir da técnica do recorte e colagem e partirá de formas planas como o retângulo. Execute um exemplo de decomposição do retângulo para que o grupo entenda melhor a proposta. Corte um retângulo de 10X18cm e nas bordas recorte formas variadas, mas não jogue fora as formas recortadas. Encaixe-as, colando-as ao lado do espaço deixado por elas ao serem cortadas. O papel do fundo precisa ter uma cor diferente das formas, assim é possível um efeito de contraste interessante.Veja o exemplo abaixo:    

 

  • Em seguida, se não puder realizar a atividade no pátio, siga para sala de aula e distribua os papéis em formato de retângulo. Cuide para que os papéis tenham cor dos dois lados e não apenas em um. Se tiver cores variadas, deixe que cada criança escolha a cor que quer trabalhar. A simetria será colada em outro papel que servirá de fundo. Utilize cola branca.
  • Após o retângulo, distribua um triângulo equilátero de 12 cm e peça que repitam a operação. Dessa vez, as formas sairão dos três lados.
  • Ao terminarem as colagens, fixá-las no painel dentro da sala ou em outro espaço disponível na escola. Peça que os/as alunos/as participem da montagem, organizando as colagens, decidindo como será a melhor maneira de expor os trabalhos realizados.
Recursos Complementares
Avaliação
  • A participação no momento do esclarecimento do termo “simetria”, os exemplos citados pelas crianças sobre o assunto.
  • Em seguida, avalie a execução dos exercícios propostos (retângulo e triângulo): (1.) recorte, (2.) colagem e (3.) composição.
  • A última etapa é a participação na organização dos trabalhos realizados em simetria pelo grupo de estudantes no painel.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.