- Comece essa aula fora da sala. Em um pátio ou área, sente-se com seus alunos e alunas e inicie a conversa sobre simetria.
- Pergunte ao grupo se consegue identificar nos elementos ali dispostos, quais podem ser considerados simétricos. Se as crianças apresentarem dúvidas sobre o significado do termo, explique que um objeto, uma forma é simétrica se, ao dividi-la mentalmente ao meio, percebe-se que as partes são iguais ou muito semelhantes. Uma forma é simétrica quando uma metade parece espelhar-se na outra metade.
- A partir dessa explicação, retorne a pergunta inicial e aguarde os exemplos que as próprias crianças serão capazes de dar (uma porta, uma árvore, um banco, o tênis, o rosto, etc.)
- Em roda, apresente as imagens dos trabalhos artísticos abaixo e pergunte quais têm simetria e quais não têm (pode-se utilizar outros exemplos além dos abaixo indicados). Essa é uma etapa de apreciação e análise de imagens que é para ser realizada em voz alta pelo grupo:
http://3.bp.blogspot.com/_QMjm9v8L2gM/R7lw0nmVHNI/AAAAAAAABbc/F0bMG3RFqUI/s400/volpi6.jpg
Observe que a fachada pintada pelo artista Alfredo Volpi é simétrica por semelhança, pois o artista não estava interessado em fazer o desenho em medidas idênticas nas duas metades, o que não descaracteriza a simetria. A pintura abaixo, o artista já prefere fazer a simetria exata:
http://bainspiration.com/images/2008/06/alfredo-volpi-fachada_festiva.jpg
http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensfundamental/culturabrasileira/lclark1.jpg
Nessa pintura, a artista brasileira Lygia Clark também realiza uma simetria. E na pintura abaixo?
http://gildeluna.com/blog/wp-content/uploads/2009/10/Artemisiaautoretrato.jpg
A pintora barroca Artemisia Gentileschi faz a si mesma pintando. A composição escolhida não caracteriza uma simetria.
- Após esse primeiro exercício, ali mesmo no pátio, explique ao grupo de estudantes que o trabalho prático será realizado a partir da técnica do recorte e colagem e partirá de formas planas como o retângulo. Execute um exemplo de decomposição do retângulo para que o grupo entenda melhor a proposta. Corte um retângulo de 10X18cm e nas bordas recorte formas variadas, mas não jogue fora as formas recortadas. Encaixe-as, colando-as ao lado do espaço deixado por elas ao serem cortadas. O papel do fundo precisa ter uma cor diferente das formas, assim é possível um efeito de contraste interessante.Veja o exemplo abaixo:
- Em seguida, se não puder realizar a atividade no pátio, siga para sala de aula e distribua os papéis em formato de retângulo. Cuide para que os papéis tenham cor dos dois lados e não apenas em um. Se tiver cores variadas, deixe que cada criança escolha a cor que quer trabalhar. A simetria será colada em outro papel que servirá de fundo. Utilize cola branca.
- Após o retângulo, distribua um triângulo equilátero de 12 cm e peça que repitam a operação. Dessa vez, as formas sairão dos três lados.
- Ao terminarem as colagens, fixá-las no painel dentro da sala ou em outro espaço disponível na escola. Peça que os/as alunos/as participem da montagem, organizando as colagens, decidindo como será a melhor maneira de expor os trabalhos realizados.