- Inicie apresentando alguns exemplos na arte de artistas que exploram as letras do alfabeto na construção de suas esculturas:
Essa escultura é de Patricia Golombek, consiste num cubo com várias letras fixadas aleatoriamente, sem preocupação com o significado ou leitura das mesmas, mas com o desenho que cada letra tem, ou seja, seu aspecto gráfico e expressivo.
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http://4.bp.blogspot.com/_eU__BEa8VfY/TCfuQo0kXmI/AAAAAAAACSE/wAnn6PgzAO4/s1600/462-1883~Love-Sculpture-by-Robert-Indiana-6th-Avenue-Manhattan-New-York-City-New-York-USA-Posters.jpg
Essa escultura chamada "LOVE" foi realizada pelo artista Robert Indiana numa praça de Nova York (não sendo a única, pois existem outras esculturas como essa em outros lugares). Nesse caso, além de selecionar a tipografia e as cores, o artista elaborou uma outra maneira para elas aparecerem, fugindo da escrita tradicional ocidental, colocando as letras umas sobre as outras e ainda tombando a letra "O" para que o conjunto ficasse equilibrado.
- Apresente também o desenho que utiliza não apenas as letras, mas as palavras e seus significados na elaboração do trabalho:
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- Como a língua utilizada no desenho foi o inglês, traduza para as crianças algumas delas: porta (door), parede (wall), cama (bed), etc., logo elas entenderão o restante pelos próprios objetos ali representados.
- Reforce que a letra é também um elemento gráfico e que podemos explorar as letras, bem como os números, em trabalhos artísticos. As letras nem sempre tomam algum significado, por vezes, ela é explorada por si só, como no trabalho de Patricia Golombek. É como se a letra fosse mais um gesto expressivo e menos um símbolo que tem um significado fonético ou semântico.
- A primeira proposta de atividade após a explanação do tema, é que as crianças “brinquem” um pouco de escrever com o lápis grafite seus nomes ou as letras de seus nomes isoladas num papel A3. Por ser maior, esse papel irá exigir letras maiores. Pode-se escrever em posições variadas (de cabeça pra cima, pra baixo, de lado, diagonal) ou explorando uma direção única, por exemplo, em espiral (do centro do papel para as bordas). Mencione essas possibilidades antes do começo do trabalho.
- O segundo exercício será realizado em cima de uma folha de jornal. Ou seja, o suporte já estará repleto de tipografias em tamanhos e tipos diferentes. Oriente o grupo para escolher uma folha que tenha mais letras do que fotografias. A proposta permanece em utilizar letras como elemento gráfico, mas agora cada criança pode escolher uma palavra (como na escultura “LOVE”) e explorar sua escrita sobre a folha de jornal. Dessa vez, peça que as crianças escrevam com pincel atômico (por conta da ponta mais grossa da caneta), podendo variar as cores de acordo com as das canetas disponíveis (azul, verde, vermelha e preta), bem como a direção da escrita (horizontal, vertical, diagonal, espiral, etc.).
- Peça as crianças para escolher qual dos dois trabalhos obteve um melhor resultado visual. Peça também que cada uma justifique a sua escolha. É importante que os/as alunos/as, mesmo menores, iniciem-se na tarefa de analisar sua produção. É um excelente exercício de avaliação pessoal.
- Como terceira proposta, numa cartolina colorida (é bom que haja várias cores de cartolinas diferentes, assim, cada criança escolhe a sua), cada aluno/a irá decidir-se por uma letra e a desenhar ocupando o máximo a área da cartolina. É preciso que a tipografia seja mais grossa. Em seguida, cada um/a irá recortar com tesourinha a letra que desenhou.
- No momento do recorte, o/a professor/a pode auxiliar as crianças, sem, no entanto, realizar a tarefa por elas.
- Após, todos terem cortado sua letra, proponha a montagem de um painel, onde as letras poderão aparecer de cabeça pra baixo ou deitadas, enfim, cada criança pode decidir como quer que sua letra seja fixada. Ao final, haverá uma composição com letras e tipografias variadas e surgirá um trabalho coletivo a partir da expressividade da grafia. Se o grupo quiser formar palavras (lembrando novamente da escultura “Love”), também pode ser uma alternativa para a exposição.