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Conhecendo os tipos de relevo

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os tipos de relevos existentes;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Fazer uma atividade de palavras-cruzada com os tipos de relevo;
  • Confeccionar um cartaz que mostre os diferentes tipos de relevo.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática.       

Motivação

Para dar início à aula, estando os alunos organizados em duplas, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles sabem quais são os tipos de relevo existentes na natureza. Para isso, sugerimos que os alunos tenha em mãos uma cópia de cada uma das imagens mostradas abaixo, para que possam fazer a discussão com o parceiro de dupla e escrever abaixo de cada figura o tipo de relevo que julgam ser o correto.

Em seguida, cada dupla poderá mostrar sua resposta ao professor, que por sua vez, dirá que  durante a aula saberão se suas respostas estavam corretas ou não.

Figura 1 – Imagem de um tipo de relevo - montanha

Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/tipo%20de%20relevo.jpg  

Acesso em: 30. Nov. 2010.

Figura 2 – Imagem de um tipo de relevo – depressão

Disponível em: http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-nacionais/chapada-dos-guimaraes/chapada-dos-guimaraes-03.jpg  

Acesso em: 30. Nov. 2010.  

Figura 3 – Imagem de um tipo de relevo – planície

Disponível em: http://fragmentosdetempo.files.wordpress.com/2008/07/es-planicie-390.jpg  

Acesso em: 30. Nov. 2010.

Atividade 1

Nesse momento, os alunos (organizados em duplas) deverão se dirigir ao Laboratório de Informática e fazer a leitura e discussão de textos que abordam a temática central da aula – tipos de relevo. Sugerimos abaixo alguns links de textos,  porém, o professor poderá providenciar outras fontes de pesquisa,  as quais podem ser: livros didáticos e paradidáticos, jornais e revistas que abordem a temática dos tipos de relevo.   

Importante: Observamos que cada texto poderá ser trabalhado por mais de uma dupla. Contudo, todos os textos deverão ser trabalhados por, pelo menos, uma dupla, de modo que as informações que cada um traz são importantes para o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.      

Texto 1 – Formas de relevo (Fig.4)   

Link do texto: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/formas_de_relevo.htm 

Figura 4 – Imagem do texto “formas de relevo”

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/formas_de_relevo.htm  

Acesso em: 30. Nov. 2010.       

Texto 2 – Formas de relevo    

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/formas-relevo.htm     

Texto 3 – Tipos de relevo – Brasil escola (Fig.5)   

Link do texto:   http://www.brasilescola.com/geografia/tipos-relevo.htm    

Figura 5 – Imagem do texto “Tipos de relevo – Brasil escola”

Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/tipos-relevo.htm  

Acesso em: 30. Nov. 2010.       

Texto 4 – Brasil e regiões   

http://www.brasilrepublica.com/mapa.htm       

Texto 5 – Relevo, Clima e vegetação no mundo  

http://br.oocities.com/neygeo/relevoclimaevegetacaoalmanaquerecreio.htm 

Texto 6– Tipos de relevo (Fig.6)  

http://www.brasil.gov.br/sobre/geografia/terra/tipos-de-relevo 

Figura 6 – Imagem do texto “Tipos de relevo”

Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/geografia/terra/tipos-de-relevo  

Acesso em: 30. Nov. 2010.     

Importante: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links acima e faça a impressão dos textos e imagens e distribua aos alunos!   

Para nortear a leitura e discussão dos textos, sugerimos o roteiro abaixo.      

 Roteiro de leitura:

- Qual é a temática principal abordada no texto que vocês leram?

- Qual parte te chamou mais a atenção? Por quê?    

- De acordo com o texto, quais são os tipos de relevo existentes?

- Como cada tipo de relevo é formado?

- Vocês tiveram alguma dúvida? Qual?   

Após a leitura do texto, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.  

Atividade 2

Após a leitura e discussão dos textos, o professor deverá solicitar que uma dupla se junte a uma outra que tenha lido texto diferentes ao seu. Após discutirem sobre suas pesquisas, os alunos deverão anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos dos itens pesquisados – apresentando estes, posteriormente, a todos da sala de aula.  

É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam. Além disso,  esse momento o professor poderá avaliar se os alunos se atentaram para a importância de aprender os tipos de relevo que existem. Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão depois que os grupos (junção das duplas) tiverem feito as discussões de suas pesquisas:   

Roteiro de discussão:

- Gostaram dos textos?

- Quais são as formas de relevo existentes?

- Qual delas chamou mais a atenção de vocês?

- Qual delas vocês estão mais acostumados a ver?

- Na região em que moramos qual dos tipos de relevo é mais comum?

- Como as montanhas são formadas?

- E as depressões como são formadas?

- Os planaltos são formados de que maneira?

- E as planícies?

- Vimos que relevo são irregularidades, e onde pode haver essas irregularidades? Somente na superfície terrestre?

- Os relevos podem ser alterados? Se sim, como?

- Há algo que vocês não entenderam?

- Há algo que queiram compartilhar?   

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade, portanto, deverá ser dirigido pelo professor. Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.   

Observação: Para o desenvolvimento da próxima atividade, os alunos deverão ir ao Laboratório de Informática, caso ainda não estejam.       

Atividade 3

Nesse momento os alunos poderão “testar” os conhecimentos construídos sobre os tipos de relevo trabalhados durante a aula, por meio de um jogo do tipo “palavra cruzada”, denominado “O relevo terrestre” (Fig. 7).

Os alunos poderão estar ainda organizados em duplas, como nas atividades “Motivação” e “Atividade 1”!

Figura 7 – Imagem da tela inicial do jogo “O relevo terrestre”

Disponível em: http://tarouca_m.web.simplesnet.pt/marciareis/PALAVRASCRUZADAS.htm  

Acesso em: 30. Nov. 2010.  

Para preencher os espaços em branco, o aluno deverá clicar em um dos números da grelha e escrever a palavra à frente da definição e, em seguida, clicar em “Inserir” para que a palavra apareça na grelha (Figs.8 e 9).

Figura 8 – Imagem da tela em que o aluno escreve a palavra

Disponível em: http://tarouca_m.web.simplesnet.pt/marciareis/PALAVRASCRUZADAS.htm  

Figura 9 - Imagem da tela em que a palavra está inserida na grelha

Disponível em: http://tarouca_m.web.simplesnet.pt/marciareis/PALAVRASCRUZADAS.htm 

Se considerar necessário, o aluno poderá corrigir a palavra, clicando novamente no número desejado para então inserir novamente outra palavra. Em caso de dúvidas, o aluno poderá clicar no botão “Ver Pista”, mas é importante que ele saiba que cada vez que clicar nesse botão para pedir uma nova pista, a pontuação final será diminuída.

No final da atividade, é preciso clicar no botão “verificar” para confirmar se acertou ou não as palavras do jogo. O professor deverá ficar atento para que possa perceber como os alunos estão desenvolvendo a atividade, bem como auxiliá-los em caso de dúvidas.     

Em seguida, a próxima atividade poderá ser desenvolvida para que a aula seja finalizada.

Atividade 4

Com o objetivo de finalizar as aulas sobre os tipos de relevo, sugerimos que o professor proponha aos alunos a confecção de cartazes que abordem a temática trabalhada na aula – tipos de relevo do Brasil e do Mundo. Para isso, sugerimos que os alunos estejam organizados em quatro grupos, de modo que cada grupo confeccione um cartaz sobre os principais tipos de relevo elencados abaixo:   

- Planaltos,

- Planícies,

- Depressão,

- Montanhas.   

Os cartazes deverão ter imagens do tipo de relevo apresentado, bem como informações sobre ele. Segue abaixo, um modelo de estrutura de cartaz:   

Roteiro do cartaz:

- Nome do tipo de relevo;

- Como se dá a formação desse tipo de relevo;

- Lugares no Brasil e no mundo que podem ser encontrados.  

Sugestão de sites para a confecção dos cartazes:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/formas_de_relevo.htm    

http://www.brasilescola.com/geografia/tipos-relevo.htm    

http://www.brasil.gov.br/sobre/geografia/terra/tipos-de-relevo    

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/relevo-brasileiro/relevo-brasileiro-1.php    

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1276&bih=566&tbs=isch:1&aq=f&aqi=&oq=&gs_rfai=&q=tipos%20de%20relevo        

Sugerimos que os cartazes, depois de corrigidos, sejam expostos na escola, para que os alunos, professores e funcionários possam apreciá-los!       

Observação: Nesse momento o professor poderá pedir que as duplas formadas na atividade “Motivação”, retomem as respostas que deram sobre o tipo de relevo representado em cada figura para saber se estavam corretas ou não! É importante que o professor supervisione esse momento.

Recursos Complementares

Se o professor considerar que os alunos estão aptos para responder à Palavras cruzadas postada abaixo, poderá apresentá-la aos alunos.

Link da palavra cruzada: http://www.sol.eti.br/palavras_cruzadas/geografia_geral1a.html 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a importância de conhecer os diferentes tipos de relevo.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Conhecimento dos tipos de relevos existentes;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Confecção de um cartaz que mostre os diferentes tipos de relevo.
Opinião de quem acessou

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